Autor Tópico: Tributos pagos pelos brasileiros chegam a R$ 800 bilhões nesta segunda-feira  (Lida 374 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *

Tributos pagos pelos brasileiros chegam a R$ 800 bilhões nesta segunda-feira

A previsão para este ano é de novo recorde de arrecadação em comparação com o ano passado, que foi de R$ 1,09 trilhão

Os tributos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros neste ano devem atingir a marca de 800 bilhões de reais nesta segunda-feira, conforme o cálculo do Impostômetro - calculadora de impostos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2009, este mesmo valor só foi atingido no dia 7 de outubro, ou seja 39 dias mais tarde do que em 2010.

O valor arrecadado até agora equivale a praticamente o total de impostos pagos pelos brasileiros em 2006: 816 bilhões de reais. A previsão para este ano é que ocorra um novo recorde de arrecadação em comparação com o ano passado, que foi de 1,09 trilhão de reais. Cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) apontam para uma arrecadação de 1,27 trilhão de reais em 2010, segundo a ACSP.

"Essa arrecadação tem duas fases: o lado positivo mostra que a economia está acelerada, mas ao invés de tantas despesas, o governo deveria ter mais investimentos. Esse é o anseio do povo brasileiro e a resposta é dos governantes", diz Alencar Burti, presidente da ACSP.

O Impostômetro foi inaugurado em 2005. Pelo site www.impostometro.com.br, é possível acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros desde janeiro de 2000 e estimar quanto será pago até dezembro de 2010.

FONTE
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Tributos pagos pelos brasileiros chegam a R$ 800 bilhões nesta segunda-feira
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2010, 15:27:48 »
Nunca é demais lembrar que para o ano de 2.010 a estimativa é que cada brasileiro tenha que trabalhar 138 dias para pagar toda a carga de impostos, sem considerar a péssima qualidade dos serviços prestados pelos poderes executivo, legislativo e judiciário nos 3 planos de poder.

Isto significa que somente a partir do dia 19 de maio é que começamos a trabalhar para nós.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Tributos pagos pelos brasileiros chegam a R$ 800 bilhões nesta segunda-feira
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2010, 11:50:55 »
Vou colar a minha resposta-pronta pra notícias deste tipo:

"O problema não é o tanto que a gente paga de imposto: é pagar tudo isso e ter que pagar escola particular, plano de saúde privado, pedágios mil, enfrentar trânsito ruim, morrer numa grana de juros bancários..."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2010, 13:01:30 »
O problema não é pagar, aqui se paga o mesmo ou até mais e a saude é toda privada e todas as estradas interestaduais são pedagiadas. O problema no Brasil é que nada publico funciona bem, proporcionalmente ao custo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2010, 17:21:19 »
Eu acho a estrutura tributária muitas vezes injusta, outras vezes confusa.
Tem uma cambada que se utiliza desse argumento, ou aquele da má utilização, pra sonegar, quando na verdade o cara só quer ficar rico mesmo.
Pessoalmente, eu não me importo em pagar. Se eu ainda me preocupasse em acompanhar o que é feito com o dinheiro, vá lá, mas nem isso. A princípio eu queria mais segurança, em segundo, um pouco mais de decência... Não gosto de olhar para Brasília com tanto desprezo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!