aiaiai, coitada da testosterona...
O nível sérico da tetosterona (testosterona livre) NÃO tem relação direta com a libido (em adultos).
Homens com níveis normais de testosterona não "ganham" libido quando recebem mais testosterona.
Homens depois de determinada idade podem ter diminuição da testosterona por hipofunção da glândula (testículo), conhecida como a Andropausa. Homens na Andropausa com diminuição da massa muscular, diminuição do libido, depressão, e outros sintomas gerais PODEM se beneficiar da suplementção de testosterona via transdérmica ou intramuscular. Há uma discussão grande na literatura pois qualquer alteração do libido tem na maioria das vezes causa psicológica e não metabólica.
A reposição hormonal masculina somente deve ser prescrita então em alguns casos, após extensa investigação que inclua outras causas da diminuiçao da testosterona e um inventário prostático extensivo, pois alguns tumores e a Hipertrofia Prostática Benigna (HPB) podem piorar com a elevação do hormônio.
Mulheres após a menopausa, dependendo do caso, se beneficiam da reposição de baixas doses de testosterona.
Pelo raciocínio sol = mais testosterona provavelmente teríamos um aumento estatisticamente comprovado de HPB e uma diminuição dos casos de andropausa?
Aguém tem o link para esses artigo?
PS- não coloquei aqui a importância da testosterona antes da idade adulta, qando a testosterona tem papelo importantíssimo na libido, comprotamento, desenvolvimento, etc...