Outra incoerência parecida com essa no espiritismo, é quando eles falam que os espíritos inclusive encarnados mesmo são telepatas e que saem do corpo quando dormem quando recuperam a capacidade telepata, mas também contam histórias de pessoas que ficaram enganando outras tanto a íntimos quanto a só conhecidos, quando mesmo a clientes ou então votantes (como realmente acontece) e no entanto eles não descobriram quando estavam fora do corpo ao dormir e nem desconfiaram, não mudou nada, nem um pouquinho, seu comportamento para com os enganados inclusive no caso em que são íntimos, ou pelo menos conhecidos.....e sempre acaba havendo ocasiões em que um está dormindo e o outro está acordado, pelo menos por uma ou duas horas....e também segundo o espiritismo, os próprios espíritos fora do corpo são telepatas entre si....
Eu comecei a reparar nisso, umas vezes que eu estava fazendo uns trambiques contra a minha mãe e escondendo coisas dela, e ela nem desconfiou nem mudou em nada o seu comportamento comigo, nem mostrou uma contrariedade e desconfiança sequer, até a hora em que ela descobriu dentro do corpo, estando acordado....depois eu reparei melhor as histórias espíritas mesmo......