Autor Tópico: O’Neill compara Lula e FHC em artigo no ‘Financial Times’  (Lida 1284 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
O’Neill compara Lula e FHC em artigo no ‘Financial Times’
« Online: 25 de Setembro de 2010, 10:07:20 »
O’Neill compara Lula e FHC em artigo no ‘Financial Times’

O economista Jim O’Neill quer um almoço grátis em Ipanema ao lado de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Ele publicou um artigo no “Financial Times” pedindo para participar, com os dois presidentes, da seção semanal “Lunch with FT” (“Almoço com o FT”), permitindo-lhe “sorver uma caipirinha” e observar a paisagem entre uma pergunta e outra. No texto, aproveita para comparar a atuação de ambos no Planalto.

O artigo reforça a ideia, já bastante difundida no Brasil, de que Lula deu continuidade a um projeto econômico inaugurado por FHC, acrescentando sua habilidade de “tocar as massas brasileiras” e levar esse tema a outros círculos políticos, dando credibilidade ao projeto de estabilidade econômica entre diversos gestores de políticas públicas.

A maior novidade do texto, no entanto, aparece escondida, no último parágrafo. O’Neill diz que o Brasil tem mais condições de crescimento econômico em longo prazo do que a China, apesar de ter uma população bem menor. O economista acredita que o País possa se expandir entre 5% e 6% anuais “por muitos anos”.

O Goldman Sachs, banco em que O’Neill trabalha, calcula o que ele chama de Pontuação do Ambiente de Crescimento, no qual analisa vários indicadores econômicos. Nesse índice, o Brasil tem a pontuação mais alta entre os Brics, o acrônimo criado por O’Neill para se referir aos quatro países emergentes mais promissores, o Brasil, a Rússia, a Índia e a China.

O que coloca o País nessa posição, diz o economista, são indicadores de macroeconomia, alguns de microeconomia e também de educação – que são melhores do que os dos demais Brics.

“Mesmo assim, a pontuação não é alta como deveria ser para alcançar os melhores padrões do mundo desenvolvido”, afirma O’Neill. “Baixo comércio internacional governo grande demais e um nível de corrupção muito alto são as três principais áreas a serem melhoradas”, afirma o economista.

FONTE

ARTIGO NO SITE DO FT
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: O’Neill compara Lula e FHC em artigo no ‘Financial Times’
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2010, 10:07:48 »
Droga, até o FT já foi dominado pela mídia golpista! :hihi:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2010, 10:43:01 »
Educação melhor que a dos demais brics?  :o
Coitados deles!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:04:55 »
Até agora eu não entendi qual a celeuma em torno de um governante dar continuidade ao processo histórico que herda.

O contrário é que seria de nota, por representar uma quebra de continuidade, coisa bem menos comum, e no mais das vezes traumática, o que não é o caso do Brasil desde 1989.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:41:15 »
Até agora eu não entendi qual a celeuma em torno de um governante dar continuidade ao processo histórico que herda.

O contrário é que seria de nota, por representar uma quebra de continuidade, coisa bem menos comum, e no mais das vezes traumática, o que não é o caso do Brasil desde 1989.

É só acompanhar a história do PT pré-governo (1980 a 2002) e verificar que eles nada aplicaram do programa original do PT.

Ainda bem!
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:42:38 »
O Brasil tem um sistema educacional melhor que os demais membros do BRIC?

Não da Rússia. Não mesmo!
Foto USGS

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:42:58 »

É só acompanhar a história do PT pré-governo (1980 a 2002) e verificar que eles nada aplicaram do programa original do PT.

Ainda bem!

Voce está brincando, não é?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:50:15 »

Não há celeuma nenhum nisso. O estranho é esse mesmo governante dar continuidade ao que herdou, mas chamá-lo de "herança maldita"...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:52:14 »

Ainda bem!

Não!

Voce conhece o programa econômico-ideológico original do PT?

Leia sobre Florestan Fernandes e Maria Conceição Tavares e saberá o porquê de eu não estar brincando!
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:56:13 »

Não há celeuma nenhum nisso. O estranho é esse mesmo governante dar continuidade ao que herdou, mas chamá-lo de "herança maldita"...

Eu digo celeuma porque já tem quase uma década que governo e oposição ficam alimentando algo que não faz sentido.

E mais espantoso é que ainda haja platéia para isso. Aliás, é por haver platéia que o show continua em cartaz.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:58:12 »

Ainda bem!

Não!

Leia sobre Florestan Fernandes e Maria Conceição Tavares e saberá o porquê de eu não estar brincando!

Em termos econômicos, o que o PT sempre pregou foi a priorização do mercado interno, de massa, como alavanca para o crescimento econômico.

Não vou fazer julgamento de valor, mas bem ou mal, esta aí.
"Por quê?"

Chaves

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2010, 11:59:23 »

Ainda bem!

Não!

No momento não estou muito disposto a fazer pesquisas e te mostrar o contrário do que voce afirma. (Tô tomando aquela cervejinha bem gelada e aproveitando o sábado).

Prometo-te outrora.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2010, 12:02:57 »
No momento não estou muito disposto a fazer pesquisas e te mostrar o contrário do que voce afirma. (Tô tomando aquela cervejinha bem gelada e aproveitando o sábado).

Prometo-te outrora.

Boas cervejas Hugo.

Fico no aguardo.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2010, 12:42:38 »
Eu digo celeuma porque já tem quase uma década que governo e oposição ficam alimentando algo que não faz sentido.

E mais espantoso é que ainda haja platéia para isso. Aliás, é por haver platéia que o show continua em cartaz.

Isso é verdade...

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2010, 21:36:23 »
O artigo reforça a ideia, já bastante difundida no Brasil, de que Lula deu continuidade a um projeto econômico inaugurado por FHC.

Mas vai tentar colocar isso na cabeça dos petistas...
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:07:30 »
O Brasil tem um sistema educacional melhor que os demais membros do BRIC?

Não da Rússia. Não mesmo!

Mas da Índia sim. Lá 1/3 da população é analfabeta. Aqui é apenas semi-analfabeta. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!