Autor Tópico: Leitura dinâmica  (Lida 2017 vezes)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Leitura dinâmica
« Online: 26 de Setembro de 2010, 09:09:37 »
Sinto como se pessoas encarassem outras que "sabem mais" sobre ciência como mais inteligentes, assim, pessoas que memorizam/leem bastante sobre ciência de acordo com essa lógica seriam as mais inteligentes. Com base nisso pensei, pessoas que conseguem fazer uma leitura dinâmica seriam incomparavelmente mais inteligentes que pessoas que não conseguem, imagina dar uma lida de alguns minutos num livro de anatomia e aprender tudo (eu não consigo)? Isso baseando-me em algumas notícias que já ouvi sobre livros como: senhor dos anéis, onde algumas pessoas dizem conseguir le-lôs em alguns minutos e lembrar-se de detalhes (ou horas não sei), vou ficar devendo referências, mas não acho que faça tanta diferença assim neste caso.

Se uma pessoa com inteligência suficiente para ser um cientista aprendesse leitura dinâmica então ela seria um ultra-mega gênio doctor house na minha limitada visão! :susto: Conversando com um amigo meu, fiz essa pergunta para ele, por que não vemos mega-gênios com leitura dinâmica (ao menos eu desconheço)? E ele me respondeu: A... é porque a leitura de um livro "científico" é diferente de uma leitura qualquer, assim a leitura dinâmica só é aplicada no último caso.

Eis o que penso sobre isso: HAM? quer dizer que quando alguém lê um jornal ele tem um botãozinho "leitura séria": off==> leitura dinâmica. E ao ler um artigo "leitura séria": on==> leitura lenta. Isso não entra na minha cabeça!! Alguém com um maior conhecimento sobre o assunto poderia me esclarecer? Eu só conheço um modo de leitura (sou burro?). :olheira:  :stunned:

Ademais um outro texto que escrevi que complementa a minha visão sobre ciência: http://ateusdobrasil.com.br/forum/topic/ensino-superior-e-ciencia

EDIT: esqueci de comentar....devido a isso desisto de ler diversos posts deste fórum tais quais a última página deste: ../forum/topic=759.0.html . Ademais...me questiono se esse modo de leitura "não sério" das pessoas está relacionado com a crendice: bíblia: livro prolixo de mais de 1000 páginas com letras miúdas e vocabulário e estrutura de frases arcaicas o qual não conseguiria ler nem em um milhão de anos já que a cada frase gastaria o dobro do tempo apresentando inúmeras falhas no que está escrito :O.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2010, 09:19:19 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Leitura dinâmica
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2010, 10:34:35 »
Eu também tenho interesse em aprender sobre leitura dinâmica, mas não sou um grande conhecedor do assunto. Imagino que talvez você retenha menos informações durante a leitura dinâmica do que durante uma leitura normal feita com concentração. Outra coisa é que na leitura dinâmica você lê mais rápido do que é capaz de pensar (algumas pessoas falam de ler de 500 a 2000 palavras por minuto), então esse tipo de leitura é muito passiva, pois você só assimila informações sem pensar sobre elas durante o processo de leitura, apesar de que os defensores desse tipo de leitura dizem que é melhor criticar o que você leu depois de terminar o texto do que durante a leitura, para evitar se distrair.
Eu tenho vários professores na faculdade que conhecem leitura dinâmica e usam para ler artigos científicos e corrigir relatórios, mas não sei se eles optam por "desligar" a leitura dinâmica de vez em quando.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2010, 11:42:23 »
Eu acredito que depende da competência cognitiva do indivíduo. Vale lembrar que Einstein aos 25 anos já tinha desenvolvido a teoria da relatividade, portanto já tinha feito a assimilação da ciência de seu tempo e inclusive a superado. Pesquisas atuais mostram modificações neuronais de seu cérebro em relação ao cérebro padrão.

Por isso estou gostando de algumas leituras sobre superdotação, que mostram desde o aspecto psicológico na formação da personalidade, destes indivíduos, até a estrutura neurofisiológica de seus cérebros.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2010, 17:39:18 »
Esqueci de comentar que uma alternativa que eu ouvi de um amigo meu que fez curso disso é que se lê por palavras, ou seja...acho que quando tem muita palavra desconhecida no texto o cara "trava", mas só alguém que conhece mesmo para falar sobre isso.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2010, 17:44:21 »
Outra coisa que também é só especulação minha: física não é das matérias mais extensas que conhecemos, tipo, no ensino médio ao mesnos (que foi quando eu obtive o contato com física, se se pulasse a maioria dos exercícios (tipo aqueles que são variantes da mesma porcaria) ficava uma matéria bem "rápida" de se estudar, mas sei lá se isso é válido no ensino superior também.
EDIT: ademais quanto mais eu estudo percebo que não é bem nescessário conhecer tanto assim como você supôs para se fazer uma descoberta (ao menos em biomédicas).
« Última modificação: 26 de Setembro de 2010, 18:00:31 por parcus »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2010, 18:37:14 »
Fiz um curso de LD há muito tempo...dinheiro jogado fora...Na época acreditava nesse tipo de mágica.

Aprendi que não existe aprendizado sem esforço intelectual. Não basta ler, você tem que pensar e refletir sobre o que você está lendo e isso é praticamente impossível apenas com a técnica da LD a menos que você tenha alguma característica savant. Por exemplo, tive uma professora que era capaz de "fotografar" até 4 páginas de texto para ler mais tarde, mas isso é muito raro e desconheço qualquer técnica que desenvolva essa habilidade. Ela nasceu com esse "dom" savant. Dizem que durante a guerra fria, agentes secretos eram treinados para ler e fotografar documentos dispostos sobre uma mesa com o mesmo objetivo, mas me parece mais uma lenda.

A idéia da LD é assimilar o significado da palavra sem mentalização do som. Quando pronunciamos mentalmente estamos perdendo tempo. A idéia é ver a palavra ou frases e compreender diretamente o seu significado. A técnica funciona como uma espécie de recondicionamento da mente, isto é, eliminar o hábito de pronunciar as palavras adquirido durante o processo de alfabetização. Outro objetivo é ampliar o campo visual da leitura utilizando a visão periférica. Quando vemos uma palavra também vemos perifericamente outras palavras ao redor. Teoricamente, tudo que é visto começa a fazer sentido diretamente no cérebro. A estória deveria ficar como um deja-vu à medida que você avança na leitura.

O problema é que não funciona na prática. Acho que é apenas mais uma forma de ganhar dinheiro como esses cursos de viagem astral...

Enfim...essa é minha opinião. A internet está cheia de métodos e exercícios para quem quiser se aventurar e arriscar perder tempo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2010, 18:40:40 »
Meu sonho é fotografar as páginas e ler dormindo depois hehehe

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2010, 20:34:43 »
Eu até comecei um curso de LD mas parei por falta de paciência. O que ocorre é justamente o que foi comentado, ninguém aprende apenas lendo livros, é necessário refletir sobre o assunto para assimilá-lo. Em matérias como a física, por exemplo, é importante também a pratica de alguns exercícios práticos para memorizar bem.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2010, 20:20:33 »
Talvez até funcione para textos mais "inocentes", como romances, leitura de revistas e jornais. Mas se for um texto técnico complexo com informação nova que precisa ser "digerida", que é justamente onde seria mais interessante, acho que o ganho é nulo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!