Sinto como se pessoas encarassem outras que "sabem mais" sobre ciência como mais inteligentes, assim, pessoas que memorizam/leem bastante sobre ciência de acordo com essa lógica seriam as mais inteligentes. Com base nisso pensei, pessoas que conseguem fazer uma leitura dinâmica seriam incomparavelmente mais inteligentes que pessoas que não conseguem, imagina dar uma lida de alguns minutos num livro de anatomia e aprender tudo (eu não consigo)? Isso baseando-me em algumas notícias que já ouvi sobre livros como: senhor dos anéis, onde algumas pessoas dizem conseguir le-lôs em alguns minutos e lembrar-se de detalhes (ou horas não sei), vou ficar devendo referências, mas não acho que faça tanta diferença assim neste caso.
Se uma pessoa com inteligência suficiente para ser um cientista aprendesse leitura dinâmica então ela seria um ultra-mega gênio doctor house na minha limitada visão!
Conversando com um amigo meu, fiz essa pergunta para ele, por que não vemos mega-gênios com leitura dinâmica (ao menos eu desconheço)? E ele me respondeu: A... é porque a leitura de um livro "científico" é diferente de uma leitura qualquer, assim a leitura dinâmica só é aplicada no último caso.
Eis o que penso sobre isso: HAM? quer dizer que quando alguém lê um jornal ele tem um botãozinho "leitura séria": off==> leitura dinâmica. E ao ler um artigo "leitura séria": on==> leitura lenta. Isso não entra na minha cabeça!! Alguém com um maior conhecimento sobre o assunto poderia me esclarecer? Eu só conheço um modo de leitura (sou burro?).
Ademais um outro texto que escrevi que complementa a minha visão sobre ciência:
http://ateusdobrasil.com.br/forum/topic/ensino-superior-e-cienciaEDIT: esqueci de comentar....devido a isso desisto de ler diversos posts deste fórum tais quais a última página deste:
../forum/topic=759.0.html . Ademais...me questiono se esse modo de leitura "não sério" das pessoas está relacionado com a crendice: bíblia: livro prolixo de mais de 1000 páginas com letras miúdas e vocabulário e estrutura de frases arcaicas o qual não conseguiria ler nem em um milhão de anos já que a cada frase gastaria o dobro do tempo apresentando inúmeras falhas no que está escrito :O.