Autor Tópico: 'Simpatia excessiva começa no cérebro'  (Lida 951 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
'Simpatia excessiva começa no cérebro'
« Online: 26 de Julho de 2005, 20:07:54 »
'Simpatia excessiva começa no cérebro', dizem cientistas[/b]

Cientistas do Instituto Americano de Saúde Mental descobriram pistas do que acontece no cérebro das pessoas que são extremamente amigáveis e não têm medo de estranhos.


Pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética dos voluntários


Segundo a pesquisa publicada pela revista especializada Nature Neuroscience, os especialistas observaram as diferenças nos cérebros das pessoas com uma anomalia que as torna extremamente sociáveis - a Síndrome de Williams.

Os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética para identificar as áreas que não "responderam propriamente" quando os pacientes viram fotos de rostos assustadores.

Os pacientes da Síndrome de Williams têm cerca de 21 genes a menos no cromossomo de número sete e, como conseqüência, não têm medo de estranhos em situações sociais.

Ansiedade

Mas os portadores da Síndrome de Williams também têm, com freqüência, forte ansiedade em relação a outros medos, como o de altura ou de aranhas.

A condição afeta cerca de uma a cada 25 mil pessoas.

A equipe de cientistas americanos concentrou os estudos na amígdala, uma estrutura em formato de amêndoa no cérebro que, acredita-se, ajuda a regular o comportamento social.

Os exames de ressonância magnética funcional foram usados para estudar o cérebro de 12 voluntários saudáveis e 12 portadores da síndrome.

A todos foram mostradas fotos de rostos assustadores e nos cérebros dos voluntários saudáveis, a visão dessas imagens provocou forte reação da amígdala.

Mas os exames mostraram que, nos portadores da Síndrome de Williams, a amígdala demonstrou muito menos atividade.

Em seguida, foram mostradas aos voluntários fotografias de situações assustadoras, sem o envolvimento de pessoas.

Os exames comprovaram o aumento anormal de atividade nas amígdalas dos portadores da síndrome.

Os pesquisadores também identificaram três áreas-chave do córtex pré-frontal, localizado na parte fronteira do cérebro, que não se comportaram de maneira normal nos portadores da Síndrome de Williams.

Elas são a área do dorso lateral - ligado às motivações sociais que regem uma interação - a área mediana - associada à empatia e à regulação de emoções negativas - e a região órbito-frontal - que está envolvida na determinação de valores emocionais a uma situação.

Fonte: BBC Brasil

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: 'Simpatia excessiva começa no cérebro'
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2010, 20:00:48 »
Estudo associa estrutura do cérebro a sociabilidade

Cientistas americanos dizem ter encontrado uma associação entre a sociabilidade de um indivíduo e o tamanho de sua amígdala - pequena estrutura de forma amendoada encontrada no cérebro, e não o órgão na garganta.

O estudo, feito por pesquisadores do Hospital Geral Massachusetts e da Universidade Northeastern, em Boston, Massachusetts, foi publicado na revista científica Nature Neuroscience.

O trabalho confirma resultados de estudos anteriores, envolvendo outras espécies de primatas, mostrando que animais que vivem em grupos sociais maiores têm amígdalas maiores.

"Sabemos que primatas que vivem em grupos sociais maiores têm uma amígdala maior, mesmo quando se leva em conta o tamanho total do cérebro e do corpo", disse Lisa Feldman Barrett, que chefiou o estudo.

"Consideramos uma única espécie de primata - a humana - e descobrimos que o volume da amígdala se correlacionou positivamente com o tamanho e complexidade de redes sociais em humanos adultos."

Os pesquisadores também analisaram outras estruturas subcorticais dentro do cérebro e não encontraram evidências de um relacionamento similar entre essas estruturas e a vida social de humanos.

Também não foram encontradas associações entre o volume da amígdala e outras variáves sociais na vida de humanos - como índices de satisfação social, por exemplo.

"A associação entre o tamanho da amígdala e o tamanho e complexidade da rede social foi observada tanto em indivíduos mais velhos como mais novos, homens e mulheres", disse Bradford Dickerson, da Escola Médica Harvard, em Cambridge, Massachusetts, outro cientista que participou do estudo.

"E a associação é específica à amígdala, porque o tamanho e complexidade da rede social não foram associados ao tamanho de outras estruturas do cérebro", acrescentou.

Questionários

Os pesquisadores pediram aos 58 participantes do estudo que respondessem perguntas sobre o tamanho e a complexidade de suas redes sociais.

As perguntas se referiam ao número total de contatos sociais regulares que cada participante mantinha, assim como o número de grupos diferentes a que esses contatos pertenciam.

Os participantes, com idades entre 19 e 83 anos, também foram submetidos a exames de ressonância magnética para que os cientistas pudessem obter informações sobre uma série de estruturas presentes no cérebro, incluindo o volume da amígdala.

Barrett disse que os resultados do estudo são consistentes com a "hipótese do cérebro social", uma teoria segundo a qual a amígdala humana teria evoluído em parte para permitir que o homem lidasse com uma vida social cada vez mais complexa.

"Mais pesquisas estão sendo feitas para tentar estabelecer de que forma a amígdala e outras regiões do cérebro estão envolvidas no comportamento social de humanos", ela disse.

"Nós e outros pesquisadores estamos tentando entender também como anormalidades nessas regiões do cérebro podem prejudicar o comportamento social em distúrbios neurológicos e psiquiátricos."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/12/101227_amigdala_cerebro_sociabilidade_mv.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!