Autor Tópico: Pessoas não acreditam na teoria da evolução por medo  (Lida 3262 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Pessoas não acreditam na teoria da evolução por medo
« Online: 30 de Setembro de 2010, 17:58:04 »

Para a maioria dos cientistas, biólogos, mestres e doutores, a evolução foi a força motora que criou a vida na Terra e o homem em sua forma atual. As evidências da evolução são, no campo da ciência, muito fortes.

Porém, uma pesquisa americana de 2007 descobriu que a população não pensa assim. 44% dos que responderam a enquete afirmaram acreditar que Deus criou o homem na sua forma atual (criacionismo puro) e 44% disseram que acreditavam que foi Deus quem guiou a evolução humana (design inteligente).

Agora, um estudo da Universidade de Amsterdã oferece pistas fascinantes que podem explicar por que algumas pessoas rejeitam a evolução.

O estudo incluiu 140 estudantes divididos em duas categorias. Com os estudantes da primeira categoria, foi feito apenas um questionário. A segunda categoria teve que participar de um jogo onde tiveram que recordar uma situação passada que ameaçou suas vidas sobre a qual eles não tinham controle. Depois, tiveram que dar três razões porque o futuro é incontrolável.

O resultado da pesquisa apontou que, enquanto algumas pessoas não acreditam na evolução por motivos religiosos, o fator determinante para muitas outras pessoas negarem a teoria da evolução parece ser o medo da aleatoriedade e das circunstâncias descontroladas.

Todos os alunos também foram convidados a escolher qual teoria da evolução eles sentiam que era mais válida entre as três mais populares: a evolução tradicional, que é a teoria padrão da evolução, e que destaca que a seleção natural é geralmente um processo aleatório em que as características imprevisíveis do ambiente natural determinam os resultados; o plano inteligente, uma teoria baseada na religião, que diz que a evolução foi guiada por uma divindade, e não por processos aleatórios; e uma nova teoria da evolução não-aleatória, uma visão da evolução pela seleção natural, que descreve como a evolução da vida não é aleatória, mas ordenada e previsível, descrita em 2006 pelo paleontólogo Simon Conway Morris.

Os voluntários não-condicionados (aqueles da primeira categoria), em sua maioria, preferiram a tradicional teoria da evolução. Já os voluntários da segunda categoria, que tinham o tema da incerteza em suas vidas fresco em suas mentes, foram 15% mais propensos a escolher o design inteligente, e 25% mais propensos a apoiar uma teoria não-religiosa da evolução ordenada.

A Teoria da Evolução de Darwin como a representação de um processo ordenado e previsível (teoria 3) reduziu a necessidade de reforçar a crença em um agente sobrenatural. Em outras palavras, o aumento da crença religiosa é anulado quando há outras opções para “restaurar a ordem”.

Assim, dizem os pesquisadores, talvez a resistência à teoria da evolução baseie-se menos nas crenças religiosas das pessoas e muito mais em um medo da condição humana da incerteza.

O debate sobre evolução determina uma série de medidas, incluindo o currículo de escolas públicas, concessões de pesquisa para faculdades, e outras.

Esse estudo, ao determinar que parte do bloqueio mental para a evolução está na incerteza, pode ajudar universitários e professores de escolas públicas a apresentarem a teoria da evolução de uma forma menos ameaçadora e, finalmente, convencer o público cético desta ideia que a maioria dos cientistas profissionais acredita, suportados por evidências conclusivas.

http://www.dailytech.com/Study+Indicates+Evolution+Disbelief+is+Fueled+by+Fear+of+the+Uncertain/article19743.htm

http://hypescience.com/pessoas-nao-acreditam-na-teoria-da-evolucao-por-ela-parecer-muito-aleatoria-e-incerta/
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas não acreditam na teoria da evolução por medo
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:33:52 »
E, para variar, a sempre indefectível (e equivocada) figura da "evolução do homem"!
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:44:43 »
Curiosidade:  Porquê nessas imagens da "evolução" do homen sempre o homo sapiens é representado como um "branco"?  Nessa aí de cima atéo o cabelo dele foi clareando (além da pele).
Só coincidência?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:45:47 »
Curiosidade:  Porquê nessas imagens da "evolução" do homen sempre o homo sapiens é representado como um "branco"?  Nessa aí de cima atéo o cabelo dele foi clareando (além da pele).
Só coincidência?

E também fala inglês! :biglol:
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2010, 21:15:55 »
Todos os alunos também foram convidados a escolher qual teoria da evolução eles sentiam que era mais válida entre as três mais populares: a evolução tradicional, que é a teoria padrão da evolução, e que destaca que a seleção natural é geralmente um processo aleatório em que as características imprevisíveis do ambiente natural determinam os resultados; o plano inteligente, uma teoria baseada na religião, que diz que a evolução foi guiada por uma divindade, e não por processos aleatórios; e uma nova teoria da evolução não-aleatória, uma visão da evolução pela seleção natural, que descreve como a evolução da vida não é aleatória, mas ordenada e previsível, descrita em 2006 pelo paleontólogo Simon Conway Morris.

WTF?!

E quem caralhos é Simon Conway Morris? Uma busca no Google resultou numa página que o acusa de ter se tornado criacionista e várias em que ele critica os ateus materialistas, reducionistas e comedores de criancinhas...

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2010, 21:59:23 »
A seleção natural não é um processo aleatório, as mutações que são.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2010, 23:30:31 »
Só coincidência?

É uma ilustração ruim da coisa, mas se colocassem uma seqüência em que um negro aparecesse ao final, pioraria, pareceria bem mais racista do que um "branco" surgindo "dos macacos".

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2010, 23:32:21 »
Se seleção fosse ao acaso, seria SORTEIO!!!!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2010, 23:45:19 »
"Sobre a origem das espécies por meio do sorteio natural"
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2010, 23:49:46 »

WTF?!

E quem caralhos é Simon Conway Morris? Uma busca no Google resultou numa página que o acusa de ter se tornado criacionista e várias em que ele critica os ateus materialistas, reducionistas e comedores de criancinhas...

Se não me engano, ele não chega a ser criacionista, nem defensor de DI. Quem chamou ele de criacionista foi o Jerry Coyne, que é um dos mais vocais "anti-acomodacionistas", que meio que colocam desde criacionistas da Terra chata até deístas do tipo Paul Davies no mesmo saco.

O argumento do Conway Morris é de que haveria ao mesmo tempo uma extrema raridade da vida (meio como em "Terra rara", do Peter Ward), e uma certa previsibilidade da vida, resultante da seleção natural mesmo (e/ou outras restrições biológicas, já que ninguém acha que é "seleção natural pura" que faz isso, como se isso existisse), e nisso, estaria incluso a emergência "da nossa espécie", ou de algo parecido conosco (imagino/espero), se a história do planeta tivesse sido outra.

E, não lembro bem agora, mas ele deve encaixar esse cenário no uso de um argumento de "ajuste fino" para o teísmo ou deísmo. Além de também, como o Wallace, questionar coisas sobre o problema da consciência/qualia, e aí puxar a sardinha para o sobrenatural.

Mas eu não conheço bem realmente. Vi há alguns anos atrás algo sobre o livro, pensei que fosse algo bem nessa linha do "Terra rara" e eventualmente tascando alguma argumentação mais pesada sobre a convergência e "nossa" "inevitabilidade", mas não li o livro, só críticas.

Se for só isso, acho que não tem nada demais, enquanto conseguir de fato sustentar bem a parte das coisas sobre fenômenos naturais. As implicações sobre as interpretações/especulações sobrenaturais, não me interessam, bem como a exploração do problema dos qualia para isso, e contanto que a parte do "sobrenatural" não esteja determinando um viés nas interpretaçãos sobre as explicações naturais, acho até bom se for um antídoto contra o fundamentalismo. 

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2010, 23:56:31 »
44% disseram que acreditavam que foi Deus quem guiou a evolução humana (design inteligente).
Mas essa não é a definição de design inteligente.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2010, 00:01:36 »
Acho que a visão do Conway Morris é, ironicamente, próxima a do Dawkins, que ao menos até algum tempo achava razoável que se os dinossauros não tivessem sido extintos, fosse evoluir algo como:

A partir de algo como um dinossauro como esse que aparece ao lado.

O que é especialmente problemático se ele de fato achar que a tendência seria esse corpo antropóide, em vez de algo mais próximo do corpo do dinossauro, se houvesse uma tendência análoga à evolução da inteligência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2010, 00:04:33 »
Valeu pela aula, Bucky!

Mas eu desconfio muito desses argumentos de fine-tuning. O universo parece designado para sustentar a vida inteligente? Sim. Mas ele parece mais designado ainda para sustentar a euzinho aqui. Além de todas as variáveis ajustadas perfeitamente para que a vida inteligente surgisse na Terra, veja só como a história do universo foi inteiramente ajustada para que eu nascesse? Se Cartago tivesse vencido Roma, toda a minha linhagem teria desaparecido. Se Napoleão não tivesse chegado ao poder na França, o Brasil teria se fragmentado em várias repúblicas diferentes e meu pai e minha mãe teriam nacionalidades diferentes, ele provavelmente não conheceria ela na faculdade e eu não teria nascido. Se Hitler tivesse vencido a II Guerra Mundial minha avó teria conhecido um oficial alemão e se casaria com ele em vez de com meu avô. Enfim, a história conspirou para que eu tivesse nascido, a única conclusão razoável é que existe um Deus que guiou os acontecimentos históricos de modo a chegar até mim. O universo inteiro existe por minha causa. Para agradecer, façam um depósito na minha conta corrente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2010, 00:04:34 »
44% disseram que acreditavam que foi Deus quem guiou a evolução humana (design inteligente).
Mas essa não é a definição de design inteligente.

Também não é a primeira vez que já vi chamarem "Deus guiou a evolução" de "desenho inteligente"... acaba fazendo ganharem um pouco da parcela de popularidade de teístas que aceitem a evolução como algo "guiado" meio entre aspas, por oniciência e onipotência, em vez de adaptações inventadas sendo introduzidas subitamente nas linhagens. :/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2010, 00:08:54 »
Valeu pela aula, Bucky!

Mas eu desconfio muito desses argumentos de fine-tuning. O universo parece designado para sustentar a vida inteligente? Sim. Mas ele parece mais designado ainda para sustentar a euzinho aqui. Além de todas as variáveis ajustadas perfeitamente para que a vida inteligente surgisse na Terra, veja só como a história do universo foi inteiramente ajustada para que eu nascesse? Se Cartago tivesse vencido Roma, toda a minha linhagem teria desaparecido. Se Napoleão não tivesse chegado ao poder na França, o Brasil teria se fragmentado em várias repúblicas diferentes e meu pai e minha mãe teriam nacionalidades diferentes, ele provavelmente não conheceria ela na faculdade e eu não teria nascido. Se Hitler tivesse vencido a II Guerra Mundial minha avó teria conhecido um oficial alemão e se casaria com ele em vez de com meu avô. Enfim, a história conspirou para que eu tivesse nascido, a única conclusão razoável é que existe um Deus que guiou os acontecimentos históricos de modo a chegar até mim. O universo inteiro existe por minha causa. Para agradecer, façam um depósito na minha conta corrente.

Plagiando o "princípio Leonardotrópico".  ::)

Eu não defendi o argumento de afinação do universo, até porque o universo não é como se fosse perfeitamente ajustado para nossa vida, que só existe num ínfimo espaço, e até agora, por pouquíssimo tempo. A argumentação que ele inventou justamente serve para dar um jeito de conciliar as duas coisas, eu acho. Nada que me sirva para me convencer, mas se é um jeito de teístas ou deístas enxergarem as coisas para que aceitem o mundo tal como ele é, naquilo que se pode verificar que é, ótimo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2010, 00:14:50 »
Argumento Leonardotrópico? :lol: Eu não conheço. E o Google também não conhece, então não existe. É argumento uilitrópico mesmo então!

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Outubro de 2010, 08:05:39 »
Curiosidade:  Porquê nessas imagens da "evolução" do homen sempre o homo sapiens é representado como um "branco"?  Nessa aí de cima até o o cabelo dele foi clareando (além da pele).
Só coincidência?
Acho que isso é pq essas ilustrações foram feitas por europeus. Afinal, a rota evolucionária até os europeus brancos deve ter tido algo análogo a isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2010, 08:37:15 »
Sob o ponto de vista epistemológico o "criacionismo fixista", o "design inteligente" e o "teísmo evolucionista", são todos essencialmente cristãos e semelhantes, pois dependem que um deus tenha, no mínimo, criado o Universo para que nós pudéssemos existir para glorificá-lo.

Mesmo entre os teístas evolucionistas há um desacordo de como se desenrolou a evolução. Alguns alegam que ela foi conduzida por deus ao longo de todo o processo, outros alegam que foi apenas na espécie humana e outros ainda afirmam que deus não interferiu em momento algum, mas teria "escolhido" previamente um modelo de Universo que levaria aos seres humanos.

Enfim, tem especulações, fantasias e delírios para todos os gostos.
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2010, 12:07:47 »
Simon Conway Morris...
Na Amazon dá para ler (parte?) de um livro dele http://www.amazon.com/Lifes-Solution-Inevitable-Humans-Universe/dp/0521603250#reader_0521603250
Vou ver se tenho tempo de dar uma lida

"a evolução tradicional, que é a teoria padrão da evolução, e que destaca que a seleção natural é geralmente um processo aleatório em que as características imprevisíveis do ambiente natural determinam os resultados"

Acho que quem escreveu isso foi o AngeloItacaré... :)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2010, 13:07:52 »
Não tem nada de errado, se o que ele quis dizer é apenas que, bem, o que está dito aí. O resultado da seleção natural é aleatório no seu quadro geral, no sentido de que "características imprevisíveis do ambiente natural determinam os resultados", e ao mesmo tempo, não é aleatório quando se tem um grau de especificidade maior da situação, uma vez que "características imprevisíveis do ambiente natural determinam os resultados".

Só a partir de haver seleção natural, o que se costuma pensar (talvez com algumas exceções, como ele próprio, e talvez Richard Dawkins), é que você não pode realmente saber qual vai ser o "resultado" da evolução, exceto que, características que confiram vantagem reprodutiva suficiente se tornarão mais comuns, e as que confiram desvantagem deverão se tornar mais raras e talvez até desaparecer completamente. Mas isso é um processo que resultou em amebas, humanos e amendoins, resultados aleatórios, no sentido de que são fruto de inúmeras contingências, não algo que normalmente se pense serem resultados mais ou menos inevitáveis desse processo.

Em uma situação mais delineada, como um dado "problema" enfrentado por uma determinada espécie, é possível se ter até uma razoável idéia dos possíveis resultados que serão determinados pela seleção natural, como prever a divergência (ou "trivergência") adaptativa de tentilhões do gênero/espécie Geospiza quando seu habitat tem três dados tipos de sementes diferentes, das quais se alimentam. Aí se enxerga a determinação do processo, sua não-aleatoriedade. Se por outro lado, você partir do início do período tríassico, a menos que você seja o demônio de Laplace, não tem como prever que o resultado das infinitas possíveis relações ecológicas, da variação biológica (aleatória) e eventos climáticos, geológicos e astronômicos eventualmente resultaria na biota atual, ou mesmo do cretáceo, antes da extinção dos dinossauros.

O que Conway Morris argumenta, se não estou enganado, é contra essa última forma de aleatoridade que de fato impera absoluta, tentando sustentar que algo muito parecido conosco seria sim, resultado mais ou menos inevitável da seleção natural, que uma hora ou outra, esse "algoritmo" que é a seleção natural, chegaria a um resultado similar. E ele nem está tão sozinho nisso, que eu saiba. Além de Dawkins, já ouvi um ou outro cientista defender uma perspectiva parecida, ainda que talvez, diferentemente de ambos, não necessariamente com uma visão "selecionista" (excluindo também eventuais defensores de desenho inteligente que possam ter defendido alto parecido nesse aspecto).

Não que eu esteja defendendo isso como a coisa mais plausível, eu tenho uma visão mais "contingencialista". Apenas não é algo propriamente criacionista e/ou completa idiotice, e até se aproxima talvez do que o Dawkins defende.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2010, 13:21:47 »
Eu não sei se ele está certo na suposição de que seres inteligentes obrigatoriamente teriam formas humanoides, mas em alguns sentidos ele está definitivamente correto. Por exemplo, predadores marinhos tendem a ter o mesmo formato de corpo, comparem tubarões, golfinhos e ictiossauros, que apesar de não ter parentesco próximo são muito semelhantes. Isso acontece porque o formato deles é otimizado para vencer a resistência hidrodinâmica e se mover na água a alta velocidade; presumivelmente se existir vida animal em oceanos de um planeta diferente e se as características hidrodinâmicas desses oceanos forem semelhantes às do nosso, podemos esperar que os xenopeixes tenham formato parecido com o dos nossos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2010, 13:58:18 »
Eu não sei se ele está certo na suposição de que seres inteligentes obrigatoriamente teriam formas humanoides, mas em alguns sentidos ele está definitivamente correto. Por exemplo, predadores marinhos tendem a ter o mesmo formato de corpo, comparem tubarões, golfinhos e ictiossauros, que apesar de não ter parentesco próximo são muito semelhantes. Isso acontece porque o formato deles é otimizado para vencer a resistência hidrodinâmica e se mover na água a alta velocidade; presumivelmente se existir vida animal em oceanos de um planeta diferente e se as características hidrodinâmicas desses oceanos forem semelhantes às do nosso, podemos esperar que os xenopeixes tenham formato parecido com o dos nossos.

Convergência evolutiva.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2010, 15:55:41 »

Agora que já defendi ele bastante, vou atacar um pouquinho só, no que se refere a imaginar esse poder todo da convergência. Mesmo casos menos espetaculares, como esses que o uiliníli citou, ainda partem muitas vezes de uma estrutura comum bastante significativa. Todos no caso são vertebrados, que são basicamente um monte de músculos e órgãos organizados meio cilindricamente em torno ou paralelamente a um sistema nervoso "em tira". A coisa ainda vale até para alguns insetos aquáticos mais hidrodinâmicos, principalmente em estado larval, ainda que os órgãos estejam organizados do outro lado dessa tira do sistema nervoso. Quanto mais você retrocede dessa base comum, menos comum se torna a forma de torpedo para seres aquáticos, ainda que mais velocidade seja um atributo que se poderia imaginar ser quase que universalmente uma vantagem. E mesmo sem retroceder muito, essa adaptação diminui várias vezes, algumas vezes quase desaparecendo, como no caso daqueles peixes-dragão, que parecem algas.

Não que deixe completamente de ocorrer, como por exemplo, as lulas (que ainda têm em comum um ancestral de simetria bilateral), têm a cabeça em forma de torpedo. Mas mesmo parentes mais próximos, como os polvos, não são tão hidrodinâmicos, com suas cabeças mais arredondadas, e se viram como podem. Não quero dizer que convergência não vale nada, até porque esse caso acaba sendo também um exemplo de convergência de elevada inteligência individual baseada em um cérebro grande, coincidentemente algo nas linhas do que o Conway Morris prevê. Mas aí ainda há o sistema nervoso centralizado em comum, uma outra coisa que, ao que parece, evoluiu uma vez só.

Não que não pudesse evoluir de novo, de qualquer forma. Águas vivas, apesar de não terem sistema nervoso central, têm uma fantástica convergência com olhos em forma de câmera, o que seria um tiro no próprio pé se eu quisesse dizer que "convergência não vale nada". E que talvez possa funcionar como um "embrião" ou "gatilho" evolutivo para uma centralização do sistema nervoso.

Mas de novo, quanto mais se retrocede, mais a falta de base comum dificulta as chances de convergência ou paralelismo. Eu não sei se um gatilho análogo existiria para a evolução dos animais, por exemplo, mesmo depois da divisão com as plantas, e nem essa divisão é algo exatamente necessário. Há uma porção de animais que mais parecem plantas (como esponjas e pepinos do mar), e até uns raros casos de "fusão" posterior por endossimbiose (com um tipo de lesma, e com uma salamandra).

E, por falar em pepino do mar, para se ter uma idéia da importância da herança comum na convergência, todos os animais que têm olhos (não tenho certeza quanto aos "olhos" das cnidárias, no entanto), mesmo evoluídos independentemente, têm em seu desenvolvimento um gene em comum, o Pax6, presente também em pepinos do mar (que não têm olhos), corais (idem), e até na genitália de borboletas (novamente), se não me engano.

Ou seja, por mais fantásticos que possam parecer os casos de paralelismo e convergência, a herança ancestral, provavelmente na virtual totalidade dos casos, têm alguma contribuição significativa no feito. Nem que seja na herança do mesmo código genético, o que não é pouca coisa.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2010, 19:27:09 »
Vi hoje no "Idéias Cretinas"

A respeito da bactéria sintetizada (plagiada?), anunciada nesta semana:

Existe um designer inteligente. Seu nome é Craig Venter.

Acho que vou fazer umas camisetas...

Posted by cretinas at maio 22, 2010
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2010, 20:49:46 »
Vi hoje no "Idéias Cretinas"

A respeito da bactéria sintetizada (plagiada?), anunciada nesta semana:

Existe um designer inteligente. Seu nome é Craig Venter.

Acho que vou fazer umas camisetas...

Posted by cretinas at maio 22, 2010

Sintetizar foi usado de forma bastante forçada por quem seja que anunciou isso. Para mim aquilo foi mais uma "terapia gênica" drástica.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!