The Sims 2 é o novo alvo de polêmica sexualPor Marcelo Hessel
Depois da polêmica sobre o conteúdo pornográfico escondido em Grand Theft Auto: San Andreas, mais um jogo vira alvo de denúncias. Segundo o advogado de Miami Jack Thompson, códigos e truques podem transformar The Sims 2 em um "paraíso pedofílico".
Conhecido pelo vigor com que policia a indústria eletrônica e advoga ao lado de vítimas de criminosos-motivados-por-games, Thompson divulgou na última sexta um manifesto em que critica o Entertainment Software Ratings Board (ESRB), órgão que regula o setor nos Estados Unidos, e expõe "o último segredinho sujo" da indústria: "Sims 2, a última versão da franquia Sims [...] contém, de acordo com sites de notícias de games, nudez frontal total, incluindo mamilos, pênis, vaginas e pêlos pubianos".
Quem joga o simulador de vida real - em que ações vão de fritar um hambúrguer a casar e procriar - sabe que qualquer sugestão íntima, por exemplo uma pessoa no banho ou uma relação sexual, é coberta por um borrado. Thompson defende que há dispositivos ao alcance de todos na internet que, afetando o jogo, limpam o borrado e mostram genitais.
"Isso não faz sentido", retruca Jeff Brown, vice-presidente de comunicação corporativa da desenvolvedora do jogo, a Eletronic Arts. "Revisamos 100% do conteúdo. Não há conteúdo não apropriado para adolescentes. Jogadores nunca verão um Sim nu. Se alguém com uma extrema quantidade de experiência e tempo for remover os pixels, verão que os sims não têm genitais. Ele parecem como Ken e Barbie."
Parece mesmo uma contradição que a empresa que se preocupa tanto com o público jovem - a ponto de comprometer a verossimilhança da reprodução da realidade, já que em The Sims 2 festas universitárias são regadas a suco e bolas de sabão - tenha a perversão de esconder algo. Mas Thompson não se cansa. "O sexo e o nudismo estão no jogo. Esse é o ponto. O borrão é a admissão de que mesmo 'Ken e Barbie' não deveriam ser mostrados. O borrão pode ser desfeito. Não há diferença em relação ao que há em San Andreas", exagera, dizendo ainda que até mesmo crianças no jogo podem ser desnudas, oferecendo prazer aos "pedófilos ao redor do globo".
Desde seu lançamento, The Sims 2 é classificado como T (apto para teens, ou seja, maiores de treze anos) pelo ESRB.
Fonte:
Último Segundo