04/10/2010 06h48 - Atualizado em 04/10/2010 15h09
Nobel de Medicina vai para criador de método de fertilização in vitroRobert Edwards concebeu técnica em 1978, depois de 20 anos de pesquisa.
Até hoje, 4 milhões de pessoas já nasceram após a pesquisa do britânico.O professor emérito da Universidade de Cambrigde, Robert Edwards, criador do método para fertilização in vitro, concebido em 1978, recebeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2010. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pela Fundação Nobel, no Karolinska Institutet, em Estocolmo.
O trabalho do fisiologista britânico permitiu, até hoje, o nascimento de 4 milhões de pessoas e uma solução para a impossibilidade de ter filhos, problema que afeta entre 1% e 2% dos casais em países desenvolvidos na Europa e no continente americano.
Leia mais
Oficial do Vaticano critica escolha para o Nobel de MedicinaPrêmio para criador da fertilização in vitro teria sido 'completamente equivocado'
04 de outubro de 2010 | 18h 09
Um oficial do Vaticano criticou a escolha anunciada nesta segunda-feira de que o prêmio Nobel de Medicina será entregue ao biólogo britânico Robert Edwards, criador da fertilização in vitro.
Ignacio Carrasco de Paula, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, disse que o prêmio ignora as questões éticas levantadas pelo tratamento de fertilidade e que este causou a destruição de muitos embriões humanos.
Carrasco é porta-voz do Vaticano para assuntos relacionados a bioética, mas ressaltou que as declarações seriam opiniões pessoais suas.
Leia mais