Autor Tópico: Grafeno dá prêmio Nobel de Física  (Lida 608 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Grafeno dá prêmio Nobel de Física
« Online: 05 de Outubro de 2010, 17:39:41 »
Citação de: Folha de SP
Cientistas da Universidade de Manchester levam Nobel de Física por pesquisas com condutor de grafeno

Os pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov venceram o Prêmio Nobel de Física por suas descobertas sobre o material bidimensional grafeno, aplicáveis à física quântica, indicou nesta terça-feira a Real Academia das Ciências da Suécia.
Geim, 51, e Novoselov, 36, receberão o prêmio por suas experiências com este novo material, que permite avanços decisivos na física quântica.
Suas pesquisas alcançaram importantes aplicações práticas para o grafeno, ligadas à criação de novos materiais e a manufatura eletrônica, como explicou a Academia.
Os analistas consideram que os transistores de grafeno serão substancialmente mais rápidos do que os de silício empregados na atualidade na maior parte dos aparelhos eletrônicos, com o qual será possível fabricar computadores mais eficientes.
O grafeno é uma estrutura laminar plana, de um átomo de grossura, composta por átomos de carbono densamente agrupados em uma rede cristalina no formato de favos feitos pelas abelhas.
Este novo material se caracteriza por uma alta condutividade térmica e elétrica e por combinar uma alta elasticidade e rapidez com uma extrema dureza, o que o situa como o material mais resistente do mundo.
Além disso, pode reagir quimicamente com outros elementos e compostos químicos, o que transforma o grafeno em um material com um grande potencial de desenvolvimento.

HISTÓRICO

Geim, nascido em Sochi, Rússia, em 1958 e naturalizado holandês, fez doutorado em Ciências Físicas em 1987 na Academia de Ciências de Chernogolovka e atualmente atua na Universidade de Manchester, no Reino Unido.
Novoselov nasceu em 1974 em Nizhny Tagil, na Rússia, tem dupla nacionalidade britânico-russa, foi professor na Universidade de Nijmegen (Holanda) e é catedrático na Universidade de Manchester, como Geim.
O Nobel de Física inclui prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e será entregue em 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte do fundador dos prêmios, Alfred Nobel.
O anúncio do Nobel de Física segue o correspondente ao da Medicina, que será entregue ao pesquisador britânico Robert G. Edwards por seus estudos sobre a fecundação in vitro.
A rodada dos anúncios destes prestigiosos prêmios continuará nesta quarta (6) com o de Química. Na quinta (7), será divulgado o de Literatura, na sexta (8) o da Paz e finalmente, na segunda-feira (11), o de Economia.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/809861-cientistas-da-universidade-de-manchester-levam-nobel-de-fisica-por-pesquisas-com-condutor-de-grafeno.shtml

Parabéns ao dois! Porém, acho que houve uma injustiça nessa premiação.  Eu já esperava que os dois fossem ganhar esse prêmio, mas em
conjunto com Philip Kim [1], da Universidade de Columbia. O artigo do grupo de Manchester que valeu a premiação foi publicado na Nature. Na página
seguinte a esse artigo estava o do grupo de Columbia! É uma pena. Espero que futuramente venham também prêmios para teóricos. Nesse caso, haveria
um brasileiro no páreo! É o Antônio Castro-Neto [2], que trabalha em Boston.


[1] http://www.columbia.edu/~pk2015/
[2] http://physics.bu.edu/~neto/
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Grafeno dá prêmio Nobel de Física
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2010, 18:19:30 »
E os Estados Unidos não levaram o Nobel de Física.

Coisa muito rara.
Foto USGS

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Grafeno dá prêmio Nobel de Física
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2010, 21:27:45 »
Vencedor do Nobel de Física já ganhou o Ig Nobel e esteve três vezes no Brasil
Andre Geim também já publicou estudos sobre o grafeno em conjunto com brasileiro

 O russo naturalizado holandês Andre Geim, um dos vencedores do Prêmio Nobel de Física deste ano, já viveu momentos menos glamorosos na ciência. Em 2000, ganhou o infame Ig Nobel  em companhia de Michael Berry, da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, por levitar um sapo usando semicondutores. Mas, com o prêmio deste ano dado pela Academia Sueca de Ciências, ele cumpre com brilhantismo o conselho dado todo ano por Marc Abrahams, criador do Ig Nobel, ao final das cerimônias de premiação: “mais sorte no próximo ano para os que não ganharam o prêmio – e principalmente para os que ganharam.”

Apesar do que o fato de ter um Ig Nobel na estante possa indicar, Geim, que ganhou o Nobel junto com o pesquisador russo Konstantin Novoselov, já era respeitado internacionalmente pelas suas pesquisas com semicondutores e, principalmente desde 2004, pela invenção e descoberta das propriedades do grafeno.

Foi graças a essa fama que Geim já visitou o Brasil três vezes, sempre convidado a palestrar em congressos internacionais realizados no país. Nesta década, ele veio a um encontro sobre magnetismo, no Rio de Janeiro, e a dois encontros sobre semicondutores, em Belo Horizonte e em São Paulo.

Leia mais

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Grafeno dá prêmio Nobel de Física
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2010, 00:42:06 »
Vi um seminário dele no Canada, em Julho. Tava ansioso pra ver, mas não atendeu às espectativas. :(
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Grafeno dá prêmio Nobel de Física
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2010, 12:29:56 »
Vi um seminário dele no Canada, em Julho. Tava ansioso pra ver, mas não atendeu às espectativas. :(

Não tinha smiley's? :twisted:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!