Catalisador para criação de moléculas orgânicas leva Nobel de QuímicaReações que usam paládio como catalisador permitem a criação de moléculas complexas comop as da natureza
06 de outubro de 2010 | 7h 19
Os criadores de reações químicas que permitem a síntese de moléculas orgânicas complexas, com ampla aplicação na pesquisa científica, farmacologia, e indústria de plásticos e eletrônica dividirão o Prêmio Nobel de Química de 2010.
O americano Richard Heck e o japonês Ei-chi Neguishi, que atuam ambos nos EUA, e o japonês Akira Suzuki, que trabalha no Japão, foram contemplados pela criação, de forma independente, de três reações que usam o metal paládio como catalisador para estabelecer ligações químicas entre átomos de carbono.
Heck tem 79 anos e atualmente trabalha na Universidade de Delaware (EUA); Neguishi tem 75 e atuan na Universidade Purdue (EUA); e SAuzuki tem 80 anos e atua na Universidade de Hokkaido (Japão). De acordo com a citação do comitê Nobel, as reações de Heck, Neguishi e Suzuki permitiram que cientistas criassem em laboratório moléculas orgânicas tão complexas quanto as que existem na natureza.
Leia mais