Bem, eu sou majoritariamente espírita, mas não acho que o espírita, como ser humano, é melhor que os outros, isso não. Na verdade até penso que nem tudo o que há no espiritismo como um todo é necessariamente verdade. Também sou contra esta infantilidade de se acreditar que é alguém escolhido por uma divindade, isso para mim gera fanatismo e infantilidade social e emocional, senão agressividade. E é por causa deste lance de se achar o escolhido que termina em guerra.
Sim, tenho certeza de que existem espíritas que se acham superiores, por exemplo, a um católico ou muçulmano só por dizerem que tem maior conhecimento sobre a espiritualidade, mas, como eu não vejo as religiões pelo rótulo, e sim pela essência, então a diferença para mim é menor. E além disso, a espiritualidade é como você tentar descrever um ambiente de 4 dimensões espaciais ou mais, ou seja, uma coisa impossível do ponto de vista humano. No máximo só se faria uma aproximação, mas não teria como nenhum humano saber exatamente, com os próprios olhos, como seria realmente um ambiente espiritual, em tese.
Para mim, os maçons são, em geral, arrogantes, pois vivem em seu mundinho maçom fechado e de se acharem superiores aos que estão fora desta seita. A Maçonaria tem seus ideais, mas acho que quando se fala em ideais humanos, não é só para um grupo fechado, mas sim para todo ser humano, sem excessão. Caso contrário, é hipocrisia. Sinceramente, grupos assim prejudicam o desenvolvimento moral humano, o desenvolvimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais, como idealizo (porém sem ser comunismo).
Não gosto de sociedades fechadas que se julgam superiores ao resto do mundo.