Médicos realizam cirurgia de separação de duas gêmeas siamesas da província de AcehMEDAN, Indonesia (AP) – Cirurgiões indonésios separaram com sucesso, nesta terça-feira, duas gêmeas siamesas de 11 meses que eram ligadas pelo peito e pelo estômago, disseram funcionários do hospital onde foi realizada a operação.As meninas, Mariana e Mariani, estavam em "boas condições," disse Dessy, uma enfermeira que ajudou na operação de seis horas realizada na capital de Sumatra, Medan.
Dessy, que atende por um único nome, se negou a dar maiores detalhes.
As gêmeas – da província indonésia de Aceh, atingida pelo tsunami – eram ligadas pelo peito e pelo estômago, mas também dividiam um fígado e o pericárdio, uma estrutura em forma de saco que envolve o coração, disse um médico na terça-feira cedo.
Os pais das meninas rezaram junto com os cirurgiões antes da operação começar.
Elas escaparam da devastação provocada no ano passado por um terremoto e pelo tsunami em toda a província de Aceh, que se localiza no extremo norte da ilha de Sumatra.
Gêmeos siameses são casos que ocorrem em uma proporção de cerca de um em cada 150.000 ou 200.000 nascimentos. Até 60% dos gêmeos siameses já nascem mortos, e 35% não sobrevivem mais do que um dia. Aqueles que vivem mais normalmente são atormentados por uma saúde debilitada devido ao compartilhamento de órgãos e sistemas vitais.
Fonte: [Ultimo Segundo