Autor Tópico: Perseguição Policial em SP - GTA Style  (Lida 2980 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Perseguição Policial em SP - GTA Style
« Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2010, 14:15:57 »
Eu apenas quero insistir na hipótese do rastreio mais discreto e uma interceptação em lugar menos movimentado.

Só isso.

Então, o que estou te explicando é que o cara roubou o carro lá na Matarazzo, e a polícia estava seguindo já o cara. Aconteceu que era sexta-feira véspera de feriado, aquela muvuca na cidade, tudo parado, ia ser prejuízo na certa. Os policiais tem que perseguir e fazer o cerco onde tenham mais chance de rodeá-lo, não tinha jeito...

Ok.

Caso encerrado então!
Okie dokie.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2010, 14:34:58 »

Eu fico me perguntando como é possível fazer um rastreamento mais silencioso numa cidade grande, em horário de pico. A polícia tem duas opções, considerando o equipamento que o país dispõe hoje: deixa o sujeito ir embora e torce para encontrá-lo numa outra ocasião ou corre atrás, correndo o risco de causar danos a terceiros.

E, infelizmente, é da natureza da atividade policial reagir de imediato, de forma a impedir o prejuízo ou mesmo ameaça social. No caso do indivíduo em questão, ele agia como louco, praticando direção quase homicida (nem sei se isso existe), restando à polícia persegui-lo, prendê-lo e ressarcir os danos eventualmente ocorridos.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2010, 14:45:54 »
Aliás, pensando melhor. Acho que teria sido melhor deixar o cara fugir.

Não seja sarcástico, pois não foi isto o que eu disse.

Não? Pois veremos...

Não. Não foi.

Afinal, bandido é bandido. Se não cair na mão da polícia hoje, cai amanhã. Talvez seja até mais interessante esperar. Vai que ele mata alguém e pode ser preso por um crime de verdade e não por um roubozinho de nada.

Ilação inadequada Diegojaf.

Eu, em momento algum, afirmei que ele não deveria ser preso, ou que se deveria aguardar que ele cometesse um assassinato para então agir.

E aqui voce está sendo precipitado na avaliação sobre o meliante, pois a não ser que voce tenha o histórico de crimes dele não se pode afirmar que ele cometeria assassinatos. Ele pode ser um punguista ou assaltante de veículos, sem nunca ter usado de violência física anteriormente.

E você, simplificando ao extremo o tipo de caso que ocorreu.

Como eu disse, ele pode ser um pungista, o papa ou um traficante internacional. Você não tem como saber quem é o cara em um carro com todos os vidros "filmados". Não existe visão de raio-X que qualifique o indivíduo só de olhar pra ele. E se ele cometeu no passado um homicídio ou um furto, é pouco relevante se naquele momento ele está colocando a vida de cidadãos que nada tem a ver com a história em risco.

O ponto central, e que pode esclarecer esta discussão é: Como foi o início desta operação?

Um cidadão viu o meliante arrombando um veículo e chamou a polícia?

O proprietário já havia denunciado o delito e o veículo estava sendo procurado naquele instante?

Se o meliante já empreendia fuga desde o início e entrou em uma zona de intenso movimento de veículos é uma situação.

Se o veículo foi identificado a posteriori, seu condutor foi intimado a parar e aí fugiu é outra situação.

O que você sabe? Que ele viu as viaturas e acelerou.

Exatamente o que eu descrevi no ponto anterior.

Que ele jogou o veículo sobre carros e policiais, na clara tentativa de fugir, ele estava se danando pra quem morresse ali.

Sem dúvida e neste ponto os policiais agiram corretamente.

Então, se você tem um fugitivo nessas condições, você vai imaginar que ele é um criminoso de menor potencial e esperar ou vai agir com a firmeza necessária para impedir a ação?

A resposta que eu lhe desse seria sob o meu ponto de vista. Então não faria diferença alguma.

VOCÊ pagaria pra ver? Esperaria, apostando que daria tudo certo no final ou faria cessar a agressão de quem colocou a própria vida em risco e minimizou as demais ao redor dele?

Se eu considerar apenas a parte final, no qual o meliante comete violência física contra o policial motociclista, não há dúvida que a ação policial se mostrou adequada e proporcional ao grau de ameaça.

Mas a minha dúvida (ou objeção, se preferir) é como agir antes da situação se tornar uma "caçada".

Na verdade, se tivessem esperado mais um pouco, com o atropelamento ele seria preso por um bom tempo. Se aqueles policiais idiotas que arriscaram a vida e foram atropelados não tivessem atrapalhado.

Eu compreendo a solidariedade com os membros da sua classe, mas não precisa se fazer de vítima, pois não estou desmerecendo o esforço ou a capacidade de atuação dos policiais envolvidos nesta ação.

Eu apenas acho que este tipo de operação pode ter resultados semelhantes usando de mais logística para o rastreio e posterior interceptação (helicópteros e veículos à paisana).

Vou ignorar a insinuação de corporativismo, mas continuando.

Entenda como voce quiser, mas a minha resposta decorre do seu tipo de argumentação.

O veículo foi tomado de assalto. Ninguém dirige devagar em um carro roubado enquanto a vítima pede o socorro por telefone e a polícia inicia o rastreamento. O cara tenta sair do local da maneira que der e no menor tempo possível.

Concordo. Mas ainda assim eu pergunto: É possível, ou não, acompanhar discretamente o meliante sem interceptá-lo em um local ultra-movimentado?

E novamente, você pagaria pra ver e apostaria que ele não iria pegar aquele carro e sair pra praticar um assalto no quarteirão seguinte e depois abandonar o veículo? Você cogitou essa hipótese?

Não é o caso de se especular isto Diegojaf, pois em tese, claro que é possível.

Não existe "torcer pra que tudo dê certo" em ações policiais.

Pode ser, mas prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Ou você faz algo ou assiste e depois explica.

Eu disse que nada deveria ser feito?

De uma forma ou de outra, os policiais são funcionários do Estado e com uma ação bem filmada dessas, se houver qualquer irregularidade ou falta de profissionalismo ou técnica, não tenha duvidas que os prejudicados irão correr atrás do prejuízo junto ao Estado e os policiais irão pagar os danos numa Ação Regressiva que o Estado sem dúvida irá mover contra eles.

Em tese sim, Diegojaf.

Mas e se um civil, ou um motociclista policial, tivesse morrido?

Mais uma vez, a polícia mostra sua total incapacidade de lidar com o crime. :nao3:

Seu sarcasmo é inadequado, pois eu não afirmei que a polícia foi incapaz e sim de que, no meu entender, era possível uma outra maneira de abordagem.

Sob meu ponto de vista, foi mais uma reclamar por reclamar. Sem nenhuma proposta melhor. (no seu primeiro post)

Hummm. Nem tanto, pois eu não fiz uma reclamação à toa. Apenas afirmei que era possível perseguir o dito cujo de outro modo.

Além disto a minha postagem não se propunha a discorrer, e esgotar, o assunto sob a forma de uma monografia.

Impossível agradar todo mundo.

Todas as atividades humanas padecem do mesmo problema.

Umas mais do que outras.

Idiossincrasias.

De qualquer modo, como eu havia dito ao FZapp, para mim o caso está encerrado.

A não ser é claro, que voce decida que não está, meu caro Diegojaf.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2010, 15:23:42 »
A resposta que eu lhe desse seria sob o meu ponto de vista. Então não faria diferença alguma.

Ok. Pensei que estivéssemos discutindo pontos de vista.

VOCÊ pagaria pra ver? Esperaria, apostando que daria tudo certo no final ou faria cessar a agressão de quem colocou a própria vida em risco e minimizou as demais ao redor dele?

Se eu considerar apenas a parte final, no qual o meliante comete violência física contra o policial motociclista, não há dúvida que a ação policial se mostrou adequada e proporcional ao grau de ameaça.

Mas a minha dúvida (ou objeção, se preferir) é como agir antes da situação se tornar uma "caçada".

Estamos analisando o caso concreto. Nele, até onde sabemos, a situação já começou como uma "caçada".

O veículo foi tomado de assalto. Ninguém dirige devagar em um carro roubado enquanto a vítima pede o socorro por telefone e a polícia inicia o rastreamento. O cara tenta sair do local da maneira que der e no menor tempo possível.

Concordo. Mas ainda assim eu pergunto: É possível, ou não, acompanhar discretamente o meliante sem interceptá-lo em um local ultra-movimentado?

Sem dúvida, quando é conveniente esperar. O que não era o caso apresentado aqui...

E novamente, você pagaria pra ver e apostaria que ele não iria pegar aquele carro e sair pra praticar um assalto no quarteirão seguinte e depois abandonar o veículo? Você cogitou essa hipótese?

Não é o caso de se especular isto Diegojaf, pois em tese, claro que é possível.

Especular é tudo o que se faz numa situação dessas. Como você monta uma estratégia ou realiza uma ação sem especular sobre as possíveis consequências, os prós e contras de suas ações (ou ausência delas)?

Não existe "torcer pra que tudo dê certo" em ações policiais.

Pode ser, mas prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Eles pareceram imprudentes? Não confunda prudência com omissão. Muito menos quando ela é motivada pelo medo. Muita gente é "prudente" quando assiste a um monte de trombadinhas assaltarem uma senhora caída e não fazem nada pra ajudar.

Ou você faz algo ou assiste e depois explica.

Eu disse que nada deveria ser feito?

Não. Só criticou uma ação perfeitamente realizada.

Mas teria feito o mesmo se tivesse dado tudo errado, então...

De uma forma ou de outra, os policiais são funcionários do Estado e com uma ação bem filmada dessas, se houver qualquer irregularidade ou falta de profissionalismo ou técnica, não tenha duvidas que os prejudicados irão correr atrás do prejuízo junto ao Estado e os policiais irão pagar os danos numa Ação Regressiva que o Estado sem dúvida irá mover contra eles.

Em tese sim, Diegojaf.

Mas e se um civil, ou um motociclista policial, tivesse morrido?

Se?

Se por ação dos policiais, eu apontaria esse erro e não estaríamos tendo essa conversa.
Se por ação do criminoso, a polícia seria acusada de ter demorado a agir e provavelmente a conversa teria tomado um rumo diferente.

Felizmente, os policias adiantaram a ação para o "SE pararmos ele agora, evitamos mais dano."

Mais uma vez, a polícia mostra sua total incapacidade de lidar com o crime. :nao3:

Seu sarcasmo é inadequado, pois eu não afirmei que a polícia foi incapaz e sim de que, no meu entender, era possível uma outra maneira de abordagem.

Seu entender não pesou todos os fatores da equação.

Hummm. Nem tanto, pois eu não fiz uma reclamação à toa. Apenas afirmei que era possível perseguir o dito cujo de outro modo.

Além disto a minha postagem não se propunha a discorrer, e esgotar, o assunto sob a forma de uma monografia.

Claro. Mas nem sempre o tempo está a favor para esperar os melhores meios.

Idiossincrasias.

De qualquer modo, como eu havia dito ao FZapp, para mim o caso está encerrado.

A não ser é claro, que voce decida que não está, meu caro Diegojaf.
Eu apenas quero insistir na hipótese do rastreio mais discreto e uma interceptação em lugar menos movimentado.

Só isso.

Então, o que estou te explicando é que o cara roubou o carro lá na Matarazzo, e a polícia estava seguindo já o cara. Aconteceu que era sexta-feira véspera de feriado, aquela muvuca na cidade, tudo parado, ia ser prejuízo na certa. Os policiais tem que perseguir e fazer o cerco onde tenham mais chance de rodeá-lo, não tinha jeito...

Ok.

Caso encerrado então!
Okie dokie.

Okie dokie then. :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2010, 16:41:53 »
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 09 de Outubro de 2010, 17:02:42 »

???

http://wiki.answers.com/Q/Where_does_the_phrase_okie_dokie_come_from

"Okie dokie" derives from "OK" which is an American expression (now used internationally) to mean "alright", "good" or "yes".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2010, 17:12:34 »

???

http://wiki.answers.com/Q/Where_does_the_phrase_okie_dokie_come_from

"Okie dokie" derives from "OK" which is an American expression (now used internationally) to mean "alright", "good" or "yes".

Thank you for increasing my knowledge about this! :ok:
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Outubro de 2010, 18:36:57 »
Eu também gosto dessa idéia da discrição, mas teríamos de saber como tudo começou e se desenrolou. E a PM... Todo mundo reconhece na distância, como poderiam ser eles discretos? Ontem foi uma coisa muito inusitada e não sei se a PM está acostumada e mesmo treinada pra isso...
Assumiram um risco tremendo ontem, ainda bem que deu pouco errado. Ali, ontem, poderia ser muuuuuiiito pior.

Agora, ali na Barra Funda, local ermo, ontem? Só em Curitiba mesmo.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #33 Online: 13 de Outubro de 2010, 23:28:57 »
Se fosse ateu ele teria saído para comemorar o natal??

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #34 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:28:43 »
Teria saído para comemorar o Newtal :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!