AI pede que China revele paradeiro da mulher de Liu Xiaobo
11 de outubro de 2010 • 05h54 • atualizado às 06h50
A Anistia Internacional (AI) pediu hoje às autoridades chinesas que revelem "imediatamente" o paradeiro de Liu Xia, esposa do Nobel da Paz preso Liu Xiaobo, que continua ilocalizável desde que foi levada sob custódia para a prisão onde ele cumpre pena para informar-lhe do prêmio.
Enquanto diferentes organizações pró direitos humanos como Freedom Now e Human Rights in China apontam que Liu Xia se encontra sob prisão domiciliar, sem possibilidade de utilizar seu telefone celular nem de receber visitas, a AI pede em comunicado às autoridades chinesas que confirmem seu paradeiro.
A subdiretora da AI para a Ásia Pacífico, Catherine Barber, afirmou que o Governo chinês "está tentando distrair a atenção internacional que se fixou nos prisioneiros de consciência chineses após a concessão do Prêmio Nobel a Liu Xiaobo, mas perseguir Liu Xia não é a maneira de consegui-lo".
"É intolerável que se persiga Liu Xia só porque seu marido recebeu um reconhecimento internacional por seu trabalho a favor dos direitos humanos. Seu paradeiro, assim como a confirmação que continua sendo uma cidadã livre, devem ficar conhecidos o mais rápido possível", disse Catherine.
Para a responsável da AI, a China teve em suas mãos "uma grande oportunidade para libertar quem permaneça preso por expressar de forma pacífica seus pontos de vista e pôr fim à perseguição de cidadãos inocentes".
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4728637-EI8143,00-AI+pede+que+China+revele+paradeiro+da+mulher+de+Liu+Xiaobo.html