Autor Tópico: Universo pode acabar em 3,7 bilhões de anos, revelam astrofísicos  (Lida 1883 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Universo pode acabar em 3,7 bilhões de anos, revelam astrofísicos
« Online: 18 de Outubro de 2010, 16:28:48 »

O Universo poderá desaparecer em cerca de 3,7 bilhões de anos, revelam astrofísicos americanos e japoneses que questionam a teoria sobre a expansão permanente espaço-tempo.

"É improvável que o Universo acabe durante nossa vida, mas há 50% de possibilidade de que o tempo tenha um final em cerca de 3,7 bilhões de anos", assinalaram os cientistas.

Na opinião deste grupo de cientistas, certos métodos e hipóteses utilizados há muito tempo pelos astrofísicos, e seu recurso a um limite arbitrário para o tempo com o qual calculam as probabilidades de um universo de expansão infinita, levam de fato à conclusão de que o tempo terá um fim.

"Em outras palavras, este limite de tempo, considerado unicamente como ferramenta de cálculo estatístico, se comporta de fato como um evento físico real", explica Raphael Bousso, astrofísico da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), um dos autores do estudo, publicado no site arXiv.org.

"Se esta conclusão não é correta, significa que uma das hipóteses do modelo matemático é errada, o que seria extremamente interessante para os astrofísicos, que durante tanto tempo a consideraram muito razoável."

"É muito importante compreender que não afirmamos nossa certeza sobre esta conclusão de que o tempo terá um fim, mas não podemos excluir a possibilidade de que isto ocorra", destacou Bousso.

Segundo a teoria amplamente aceita, o Universo nasceu do Big Bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos, e se expande a uma velocidade que se acelera exponencialmente e até o infinito.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/816085-universo-pode-acabar-em-37-bilhoes-de-anos-revelam-astrofisicos.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Universo pode acabar em 3,7 bilhões de anos, revelam astrofísicos
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 16:34:48 »
Nossa, que matéria informativa :lol:

Quisera eu ser jornalista científico!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2010, 16:36:23 »
Não entendi p*rra nenhuma... Alguém pode desenhar?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2010, 16:37:56 »
Não entendi p*rra nenhuma... Alguém pode desenhar?

O mundo vai acabar -- e isto é só o começo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2010, 19:49:34 »
:lol:
Essa parte eu tinha entendido :P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2010, 20:10:18 »
Vou aproveitar pra gastar bastante no cartão de crédito...... :P
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2010, 20:50:58 »
Textinho confuso num intindi nada. :???:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2010, 00:53:36 »
[...]
Segundo a teoria amplamente aceita, o Universo nasceu do Big Bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos, e se expande a uma velocidade que se acelera exponencialmente e até o infinito.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/816085-universo-pode-acabar-em-37-bilhoes-de-anos-revelam-astrofisicos.shtml

Então já há certeza de que o Universo se expadirá eternamente?

A taxa de expansão e o próprio tipo de Universo não dependem da densidade de matéria, conforme o gráfico abaixo?

A expansão do Universo avança em todas as direções determinada pela constante de Hubble atual. Entretanto, a constante de Hubble pode ter mudado no passado e pode mudar no futuro dependendo do valor observado do parâmetro de densidade (Ω). Antes do descobrimento da energia escura, se cria que o Universo estava dominado pela matéria e assim Ω neste gráfico se corresponde com a relação da densidade de matéria com a densidade crítica (Ωm)
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2010, 01:04:00 »
Se não me engano, essa questão sobre se o universo se expandiria para sempre ou se encolheria a partir de algum momento já foi resolvida pela observação de galáxias distantes que estariam se distanciando de nós a velocidades maiores ainda do que seria esperado pelas leis de Hubble, o que indicaria que o universo estaria em uma expansão acelerada causada por algo ainda desconhecido da Física.

http://en.wikipedia.org/wiki/Accelerating_universe

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2010, 09:22:51 »
Sei lá, mas não é evidente que algo que está sempre esticando uma hora rasga???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2010, 09:24:41 »

Vou enfiar o pé na jaca...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2010, 09:28:22 »

Nem sempre essas cosias são intuitivas assim.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2010, 10:46:26 »
O Universo pode simplesmente se expandir até esfriar. Nem os buracos negros escapariam de uma eventual evaporação e morte térmica final.

Lúgubre, não? :-)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2010, 11:01:44 »

Nem sempre essas cosias são intuitivas assim.

Mas é. Não conseguimos imaginar um motor que funcione sem perder energia, da mesma forma é o universo, não pode haver energia para uma expansão eterna.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2010, 11:05:01 »
Na verdade, pode, se essa expansão for adiabática, já que nesse caso a energia se conserva.

E no evento da morte térmica que o DBohr mencionou, mais energia é liberada para a expansão, já que a matéria vai "evaporando" e soltando energia pro espaço.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2010, 13:35:15 »
Se o universo "acaba", deus faz outro?!  ::) Queria ver como os crentes "utilizariam" esse argumento para sustentar a existencia de seus deuses!  :twisted: Deve ser um festival de non sequitur e outras pérolas !
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2010, 15:47:59 »
Não existe nada esticando. O que existe é um universo cheio de reações quimicas, nucleares... que está sempre se repetindo num ciclo de começo, meio e fim. Estrelas estão morrendo, mas existem estrelas nascendo, planetas se formando, planetas acabando...

O Universo pode simplesmente se expandir até esfriar. Nem os buracos negros escapariam de uma eventual evaporação e morte térmica final.

E o que morreu termicamente? Digo, sem se "transformar" em outra coisa...quasar?

E outra coisa, se o universo vai se expandir até esfriar, porque tem galáxias se fundindo? A lógica não seria tudo ficar se distanciando?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2010, 18:44:16 »
Não existe nada esticando. O que existe é um universo cheio de reações quimicas, nucleares... que está sempre se repetindo num ciclo de começo, meio e fim. Estrelas estão morrendo, mas existem estrelas nascendo, planetas se formando, planetas acabando...

Os ciclos "infindáveis" são de reações físico-químicas, certo? Ou voce também está sugerindo um Universo cíclico?

E o que morreu termicamente? Digo, sem se "transformar" em outra coisa...quasar?

E outra coisa, se o universo vai se expandir até esfriar, porque tem galáxias se fundindo? A lógica não seria tudo ficar se distanciando?

Se a força de expansão vencer a da gravidade não haverá como agregar a matéria para formar massas capazes de iniciar reações nucleares. Sem estrelas, sem luz, sem vida.

Somente a cosmica aeternos pacem.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2010, 20:32:24 »
1-Os ciclos "infindáveis" são de reações físico-químicas, certo? 2-Ou voce também está sugerindo um Universo cíclico?
1- Sim. 2- Nunca tinha pensado nessa possibilidade. :umm:

Se a força de expansão vencer a da gravidade não haverá como agregar a matéria para formar massas capazes de iniciar reações nucleares. Sem estrelas, sem luz, sem vida.

Descobriram ontem a matéria escura, ficaram 7 anos mapeando o universo, e acham que sabem quando o universo vai acabar? e que se isso acontecer, vai acontecer do jeito que você disse?

Estão se transformando em astrólogos agora? Pra prever o futuro desse jeito... (e se disser que calcularam isso, a única coisa que muda é o nome, de astrólogos serão numerólogos)

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2010, 21:04:52 »

Descobriram ontem a matéria escura, ficaram 7 anos mapeando o universo, e acham que sabem quando o universo vai acabar? e que se isso acontecer, vai acontecer do jeito que você disse?

Estão se transformando em astrólogos agora? Pra prever o futuro desse jeito... (e se disser que calcularam isso, a única coisa que muda é o nome, de astrólogos serão numerólogos)

Faaabbbiiiiii...

Repare: Se. 8-)
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2010, 21:58:44 »
Sim :P ...
Mas eu to falando sobre a notícia. De repente os caras viraram astrólogos(ou numerólogos) e resolveram prever o tempo de vida que o universo tem. Sabe quando as pessoas ficam animadas demais e começam a exagerar?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2010, 23:06:18 »
Sim :P ...
Mas eu to falando sobre a notícia. De repente os caras viraram astrólogos(ou numerólogos) e resolveram prever o tempo de vida que o universo tem. Sabe quando as pessoas ficam animadas demais e começam a exagerar?

Sei. :lol:
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2010, 01:13:39 »
Esse é o típico de teoria que atrai espíritas...
"tá vendo? o tempo terá um fim... e quando o tempo acaba os espíritos vão lá e záz e záz e BOOM, a física quântica mostra isso. [espaço para link de algo de física quântica totalmente fora de contexto]"
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!