Mais um final de mês chegando e o maldito dinheiro já acabou. Ás vezes eu me pergunto: por quê eu ralo tanto e ganho tão pouco que chega no fim do mês o meu dim dim já era?
Tudo se resume à relação entre demanda e oferta. A sua profissão (provavelmente) tem uma relação demanda/oferta menor do que as profissões que ganham mais do que a sua. Cabe apenas procurar saber o porquê dessa relação demanda-oferta ser menor...
Você já se fez essa pergunta?
Então se faça a seguinte pergunta: por quê eu trabalho tanto e ganho tão pouco enquanto alguns trabalham pouco e ganham tanto?
Relação demanda e oferta.
Houve um tópico aqui onde se discutia o que determinava o valor das coisas. Muita gente (principalmente os marxistas) tende a achar que quanto mais "trabalho" (esforço, horas trabalhadas, etc) algo exige, mais caro será, o que não é sempre verdade. O mais importante é o demanda e oferta. Um médico ganhará mais do que um cortador de cana mesmo que este último faça mais esforço e trabalhe mais horas apenas porque a profissão médica tem uma oferta bem menor (e uma demanda maior e inelástica também).
Vocês já repararam o quanto díspar são os salários de nós, povão trabalhador, e pessoas que não se pode dizer que ralam tanto assim como jogadores de futebol, celebridades, cantores, modelos...
Porque a oferta de jogadores de futebol craques e famosos (capazes de atrair multidões aos estádios, à frente das TVs e às lojas onde desembolsam muita $$$ nos produtos anunciados) é MUITO menor do que a das profissões do "povão". O mesmo se diz dos modelos, cantores e artistas em geral.
O fato é que eu me mato todo dia pra ganhar uma merreca, enquanto essas pessoas não fazem p*rra nenhuma e ganham rios de dinheiro.
Depende do seu conceito de "fazer p*rra nenhuma". Estas pessoas geram receitas milionárias às empresas e clubes onde trabalham, já que são capazes de atrair milhões de espectadores e consumidores. É uma questão de sorte e talento delas..fazer o quê?
O que eu sei é que quem faz a riqueza desse país, que trabalha incessantemente para pagar esses malditos impostos, e que de uma forma ou de outra paga os salários dessas pessoas não é valorizado.
Quem paga os salários dessas pessoas são seus espectadores e consumidores dos produtos que elas anunciam. É um pagamento voluntário.
Enquanto um jogador de futebol ganha na ordem de centenas de milhares, ou até na casa dos milhões por mês, um cientista que trabalha no desenvolvimento de uma vacina, no tratamento de uma doença ou na criação de um produto que vai aumentar o conforto de toda a humanidade, ganha uma fração disso.
É também uma questão de demanda/oferta. Normalmente, o montante de dinheiro que as empresas e governos estão dispostos a gastar em pesquisa científica (uma atividade de risco, por assim dizer) costuma ser bem menor do que o total que o "povão" gasta assistindo jogos de futebol, shows e comprando podutos anunciados e promovidos nesses eventos.
Enquanto um médico vira plantões salvando vidas para ganhar 5 mil por mês, uma top model ganha 100 mil por desfile.
Até o momento, tem se mostrado mais fácil achar um médico do que uma Top Model famosa capaz de atrair muito público, consumidores e dinheiro para as empresas da moda.
Será que os valores da sociedade moderna estão corretos? Será que precisa ser assim? Será que o mundo seria o que é hoje se todo mundo fosse celebridade ou esportista?
As profissões "supervalorizadas" que você critica geralmente são da área de entretenimento e luxo. É óbvio que só é possível serem assim tão lucrativas porque existe um público com dinheiro sobrando para pagar por elas. Se houvesse algum cataclisma que reduzisse drasticamente o padrão de vida no mundo, de modo que as pessoas não tivessem o suficiente garantido para suas necessidades básicas, tais profissões perderiam valor.
Por que isso ocorre?
Qual o motivo dessa supervalorização de algumas profissões?
Opinem.
Oferta e Demanda.