Autor Tópico: Papa pede que clero no Brasil reaja em debate político sobre aborto e eutanásia  (Lida 650 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
O papa Bento 16 pediu nesta quinta-feira no Vaticano, em um discurso a um grupo de bispos do Brasil, que os membros do clero brasileiro se manifestem publicamente sempre que a descriminalização do aborto ou da eutanásia se tornar objeto de debate político.

“Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático – que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana – é atraiçoado nas suas bases”, afirmou o papa.

“Portanto, caros irmãos no episcopado, ao defender a vida não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo.”

A audiência com o papa contou com a presença de 14 bispos que atuam no Maranhão e que, até o sábado, estão em visita ao Vaticano.

Defesa da vida

Segundo Bento 16, ao formular seus juízos quanto a temas políticos, os padres e bispos devem levar em conta os preceitos que declaram inaceitável a escolha de uma ação “intrinsecamente má e incompatível com a dignidade da pessoa”.

“Portanto, seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até a morte natural. Além disso, no quadro do empenho pelos mais fracos e os mais indefesos, quem é mais inerme que um nascituro ou um doente em estado vegetativo ou terminal?”

O papa afirmou que o clero tem o dever de colaborar com a construção de uma sociedade justa e fraterna e que padres e bispos devem lembrar aos cidadãos “o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum”.

Bento 16 ainda defendeu que se ensine religião nas escolas públicas brasileiras e a manutenção de símbolos religiosos em instituições públicas nacionais (“Eles têm um valor particular, no caso do Brasil, em que a religião católica é parte integral da sua história”).

“Como não pensar neste momento na imagem de Jesus Cristo com os braços estendidos sobre a Baía da Guanabara, que representa a hospitalidade e o amor com que o Brasil sempre soube abrir seus braços a homens e mulheres perseguidos e necessitados provenientes de todo o mundo?”, disse o papa.

O pontífice se pronunciou sobre relatórios que lhe foram entregues pelo grupo de bispos. "Lendo os vossos relatórios, pude dar-me conta dos problemas de caráter religioso e pastoral, além de humano e social, com que deveis medir-vos diariamente. O quadro geral tem as suas sombras, mas tem também sinais de esperança", afirmou.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101028_papa_brasil_jf.shtml

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Papa pede que clero no Brasil reaja em debate político sobre aborto e eutanásia
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2010, 18:55:32 »
Se a Dilma não tivesse recuado na questão do aborto eu votava nela só de pirraça agora :x  A gente não se mete na monarquia absolutista teocrática dele, então que ele não se meta com nossa democracia!

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
Re: Papa pede que clero no Brasil reaja em debate político sobre aborto e eutanásia
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2010, 19:35:00 »
Eu prefiro o Bilu ao Bentinho.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2010, 20:34:02 »
Eu prefiro o Bilu ao Bentinho.
Bilu extraterrestre?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2010, 22:05:19 »
Se a Dilma não tivesse recuado na questão do aborto eu votava nela só de pirraça agora :x  A gente não se mete na monarquia absolutista teocrática dele, então que ele não se meta com nossa democracia!

Daqui a pouco o uiliníli vai se filiar ao PT! :biglol:
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2010, 22:08:24 »
Daqui a pouco o uiliníli vai se filiar ao PT! :biglol:

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Prá nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Prá viver...

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver..
Ideologia!
Prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2010, 22:14:10 »
O papa devia tomar conta dos seus funcionários que abusam de criancinhas e parar de meter o bedelho em tudo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2010, 20:15:58 »
Esquenta não, são efeitos da senilidade.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!