Autor Tópico: Discutindo Isaac Asimov (spoiler)  (Lida 3440 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Discutindo Isaac Asimov (spoiler)
« Online: 28 de Outubro de 2010, 20:20:10 »
Sempre fui fascinado com as histórias de Isaac Asimov e ultimamente tive a oportunidade de ler a série Fundação e os três primeiros volumes da série Espaciais (já havia lido há muito tempo o quarto) e acabei notando algumas coisas:

a) apesar da distância de publicação entre os livros (de 1951 até 1993) e terem sido pensados como independentes, Asimov conseguiu amarrar a maior parte de seus livros, centrando-se em um único personagem de ligação (R. Daneel Olivaw) e um evento (a Fundação).
b) com isso houve uma diminuição da importância personagens e uma maior importância de outros, além do uso de MacGuffin. No caso, Hari Seldon que criou a Psico-História e as Fundações, mostra-se apenas guiado por R. Daneel, sendo a Psico-história criada por R. Giskard, com alguma participação inconsciente de Han Fastolfe. A própria Psico-história é um MacGuffin ligando as histórias de Elijah Baley com a Fundação, sendo chamada de Psico-história por Fastolfe (não deveria ser um nome criado séculos depois?).
c) os dois romances de ligação, acredito, são Robôs do Amanhecer e Fundação e a Terra, onde há as pequenas ligações com a Série Espaciais, a Série Fundação e a Série Império. E ainda conseguem ligar com os contos anteriores de robôs, como citações das histórias de Susan Calvin (particularmente o conto Mentiroso) e o Homem Bicentenário, e com o romance (aparentemente) independente O Fim da Eternidade.
d) Mais importantes que a tecnologia futurística nas histórias de Asimov são a sociologia e psicologia, talvez por isso que, apesar de apresentar alguns furos em matéria de tecnologia (baseada no que se imaginava o futuro em 1950), ainda despertem tanto interesse. A sociologia e psicologia nos contos (além da lógica) parecem o ponto central, mas Asimov tenta "matematicalizar" essas ciências.
e) Com exceção da série Lucky Starr (onde havia marcianos), os alienígenas das histórias somos nós mesmos (ainda que tenha uma vaga passagem em o Fim da Eternidade). Existe vida alienígena nas histórias, mas não inteligente, e ela acaba por ser substituída por espécies terrestres no processo de colonização (será que pode ocorrer algo assim?);
f) Uma pena que Asimov tenha morrido antes de terminar a série Fundação, queria saber o sentido do final com Fallom (e como seria a entidade Fallom-Daneel), sugerindo uma nova crise, e como seria a galáxia Viva.
h) por fim, Susan Calvin deve estar defendendo sua tese de doutorado em Robótica por esses dias, já que ela se formou em Psicologia em 2003! :biglol:

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re: Discutindo Isaac Asimov (spoiler)
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2010, 02:05:41 »
Derfel, nao sei se você chegou a ler o livro "Early Asimov" que apresenta os contos do início da carreira dele, incluindo observações dele mesmo
Cheguei a ler uma tradução há mais de 20 anos atrás numa biblioteca (acho que do IBEU)
Muito interessante ver o desenvolvimento dele e as revelações sobre como as influências externas aparecem na sua obra:  Terráqueos como os "Americanos Superiores" idealizados pelo seu edito, um conto com romance quando ele estava apaixonado e uma monografia (ou tese não me lembro agora) falsa que ele criou para simular uma verdadeira e que acabou famosa.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:39:12 »
Não, ainda não li e deve ser bem interessante. Alguns dos primeiros contos eu li em outra coletânea: "Nós, Robôs" há uns 20 anos também (tinha comprado pelo Círculo do Livro). Vou ver se encontro esse livro. :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2010, 16:24:53 »
Da Fundação só li os três primeiros (em ordem de publicação). O consenso é que os outros não valem a pena. Uma tentação muito comum
entre escritores de ficção científica é querer amarrar todos as suas histórias dentro de uma mesma "História do Futuro", só que isso acaba
ficando meio forçado.

Do Asimov sugiro ainda: O Fim da Eternidade, The gods themselves (esqueci o título em português), O Cair da Noite, e sua coletânea de
ensaios científicos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2010, 19:16:49 »
[...]
Do Asimov sugiro ainda: O Fim da Eternidade, The gods themselves (esqueci o título em português), O Cair da Noite, e sua coletânea de
ensaios científicos
.

Estes ensaios foram a minha iniciação científica lá pelos idos dos anos 70.
Foto USGS

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2010, 19:34:02 »
Da Fundação só li os três primeiros (em ordem de publicação). O consenso é que os outros não valem a pena. Uma tentação muito comum
entre escritores de ficção científica é querer amarrar todos as suas histórias dentro de uma mesma "História do Futuro", só que isso acaba
ficando meio forçado.

ensaios científicos.
O Despertar dos deuses.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2010, 20:25:59 »
O Despertar dos Deuses é bom mesmo, aliás, por que ele tem esse título? Não vi relação com o conteúdo.

Quando à Fundação II e A Fundação e a Terra, talvez não sejam tão bons quanto a trilogia inicial, mas também são muito bons (ou é minha asimovfilia falando) e acaba amarrando bem as pontas (apesar de alguns nós serem um pouco forçados). Também explicam o destino da Terra, que é sempre nebuloso na trilogia.

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2010, 14:54:56 »
Vocês já leram ¨¨Eu Robô¨¨?
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2010, 23:37:56 »
Eu já li, e não tem nada a ver com o filme.

Asimov era o cara. Se não me engano, ele é o único até hoje a ter obras incluídas em todas as dez categorias do sistema de classificação bibliográfica Dewey. O cara escreveu praticamente sobre tudo.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2010, 12:31:16 »
Exceto filosofia, segundo a wikipedia.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2010, 19:22:25 »
E foi o único a ter uma categoria só para ele no prêmio Hugo

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 00:51:05 »
O último que li foi "Escolha a Catástrofe", que é de não-ficção. Gostei bastante. Quando tiver tempo, vou começar a "Fundação".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 13:35:06 »
Vocês já leram ¨¨Eu Robô¨¨?
Exelente, e tem tambem o "Nós, Robots"

Agora, "Oceanos de Venus" é um dos primeiros dele, percebe-se um Asimov ainda não muito "lapidado", mas é interessante tambem.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 13:36:00 »
O último que li foi "Escolha a Catástrofe", que é de não-ficção. Gostei bastante. Quando tiver tempo, vou começar a "Fundação".
Classico! Voce vai gostar!

Peguei em ingles a trilogia, para praticar.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 21:30:12 »

Eu li "Escolha a Catástrofe" no final dos anos 80. É muito interessante.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 21:59:20 »
Eu nem tinha nascido... 

:hihi:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 22:04:57 »
Eu nem tinha nascido... 

Sério?

Eu tenho certeza que vi alguém parecido com a sua "foto" (do avatar) em um seriado do final dos anos 60! :biglol:
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 22:14:11 »

Sério?

Eu tenho certeza que vi alguém parecido com a sua "foto" (do avatar) em um seriado do final dos anos 60! :biglol:

Hehehe...  Mas ele ainda não nasceu. Vai ser minha próxima encarnação, em 2222.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 08:31:40 »
Trekies...  ::)

Offline Luiz Urameshi

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2011, 21:29:39 »
Eu estou lendo "Nêmesis", atualmente.
E, ainda este mês, espero conseguir comprar a "O Fim da Eternidade". Não conhecia este livro, mas gostei bastante das críticas que li sobre ele.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2011, 21:46:57 »
O Fim da Eternidade é mesmo muito bom. E o bom doutor ainda conseguiu inserir referência ao livro dentro da série Fundação.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2011, 12:33:23 »
Ele tem uma espécie de Trilogia da Catástrofe: "O Colapso do Universo"; "Escolha a Catástrofe" e "O Inicio e o Fim".

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re:Discutindo Isaac Asimov (spoiler)
« Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2011, 18:24:19 »
Hum...Já faz algum tempo que venho pensando em ler algo de Assimov.Pelos elogios,poderia ser  'O fim da Eternidade'.Se assim for,venho dizer sobre minhas primeiras impressões.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline klaus.

• Nível 01
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 11:51:48 »

Esse livro é fenomenal e foi o primeiro contato que tive com o Asimov (aos 13 anos)! Sempre recomendo a todos.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re:Discutindo Isaac Asimov (spoiler)
« Resposta #24 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 22:47:42 »
Derfel, nao sei se você chegou a ler o livro "Early Asimov" que apresenta os contos do início da carreira dele, incluindo observações dele mesmo
Cheguei a ler uma tradução há mais de 20 anos atrás numa biblioteca (acho que do IBEU)
Muito interessante ver o desenvolvimento dele e as revelações sobre como as influências externas aparecem na sua obra:  Terráqueos como os "Americanos Superiores" idealizados pelo seu edito, um conto com romance quando ele estava apaixonado e uma monografia (ou tese não me lembro agora) falsa que ele criou para simular uma verdadeira e que acabou famosa.
"Propriedades endocrônicas da tiotimolina ressublimada", é um paper clássico para quem gosta de um primeiro de abril nerd.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!