Sempre fui fascinado com as histórias de Isaac Asimov e ultimamente tive a oportunidade de ler a série Fundação e os três primeiros volumes da série Espaciais (já havia lido há muito tempo o quarto) e acabei notando algumas coisas:
a) apesar da distância de publicação entre os livros (de 1951 até 1993) e terem sido pensados como independentes, Asimov conseguiu amarrar a maior parte de seus livros, centrando-se em um único personagem de ligação (R. Daneel Olivaw) e um evento (a Fundação).
b) com isso houve uma diminuição da importância personagens e uma maior importância de outros, além do uso de MacGuffin. No caso, Hari Seldon que criou a Psico-História e as Fundações, mostra-se apenas guiado por R. Daneel, sendo a Psico-história criada por R. Giskard, com alguma participação inconsciente de Han Fastolfe. A própria Psico-história é um MacGuffin ligando as histórias de Elijah Baley com a Fundação, sendo chamada de Psico-história por Fastolfe (não deveria ser um nome criado séculos depois?).
c) os dois romances de ligação, acredito, são Robôs do Amanhecer e Fundação e a Terra, onde há as pequenas ligações com a Série Espaciais, a Série Fundação e a Série Império. E ainda conseguem ligar com os contos anteriores de robôs, como citações das histórias de Susan Calvin (particularmente o conto Mentiroso) e o Homem Bicentenário, e com o romance (aparentemente) independente O Fim da Eternidade.
d) Mais importantes que a tecnologia futurística nas histórias de Asimov são a sociologia e psicologia, talvez por isso que, apesar de apresentar alguns furos em matéria de tecnologia (baseada no que se imaginava o futuro em 1950), ainda despertem tanto interesse. A sociologia e psicologia nos contos (além da lógica) parecem o ponto central, mas Asimov tenta "matematicalizar" essas ciências.
e) Com exceção da série Lucky Starr (onde havia marcianos), os alienígenas das histórias somos nós mesmos (ainda que tenha uma vaga passagem em o Fim da Eternidade). Existe vida alienígena nas histórias, mas não inteligente, e ela acaba por ser substituída por espécies terrestres no processo de colonização (será que pode ocorrer algo assim?);
f) Uma pena que Asimov tenha morrido antes de terminar a série Fundação, queria saber o sentido do final com Fallom (e como seria a entidade Fallom-Daneel), sugerindo uma nova crise, e como seria a galáxia Viva.
h) por fim, Susan Calvin deve estar defendendo sua tese de doutorado em Robótica por esses dias, já que ela se formou em Psicologia em 2003!