Acho que ter uma fé é saudável. Já vi muitos psicólogos falarem bem da fé. Sem contar no seu (hipotético) poder "placebo", superior à homeopatia e às pílulas de farinha!
{trecho tirado de uma reportagem do Fantástico sobre uma suposta cura milagrosa}
?Eu não teria, cientificamente, como explicar o desaparecimento das dores?, diz o médico, que acredita que a causa da cura possa ter sido um ato voluntário de fé, não um milagre.
Qual a diferença? ?Ato voluntário de fé ocorre quando um paciente acredita tanto que possa ser curado, que a cura acaba realmente ocorrendo?, responde.
(http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA989284-4005-0-0-03072005,00.html)
Se eu conseguir dominar essa técnica, viverei além dos 100 anos! ^^
Seja bem-vindo ao fórum, Idealista.
Só existe algo interessante no placebo, veja este trecho:
"Mas o que a medicina tem a dizer sobre isso? A equipe do Fantástico foi procurar o médico que tratou de Dona Celina.
Alfonso Racedo mostra as radiografias tiradas antes e depois da recuperação. E elas são absolutamente idênticas. Não há cartilagem no joelho e a tíbia e o fêmur estão colados um ao outro, é osso com osso, o que deveria continuar causando muita dor."
Ou seja, o problema, a artrose crônica, não foi curado. Ele continua lá. O que desapareceu foram os sintomas, as dores.
Assim, se você estivesse com uma doença, poderia não sentir dores ou sintomas com o seu poder mental, mas poderia morrer do mesmo jeito.
Placebo está relacionado ao cérebro, coisas como o câncer, imagino eu, não podem ser contornadas apenas acreditando.