Autor Tópico: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água  (Lida 1705 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline EduardoCFF

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 651
  • Sexo: Masculino
Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Online: 29 de Outubro de 2010, 21:32:25 »
O robô Spirit, atolado na superfície de Marte desde o ano passado, encontrou evidências de que água penetrou no subsolo do planeta.

Enviado a Marte em 2004, o robô teve uma de suas rodas quebradas em 2006. Três anos depois, a roda dianteira do lado esquerdo também estragou e o robô afundou no terreno. Mesmo assim, Spirit continuou colaborando com os pesquisadores.

O robô da Nasa passou a revolver areia e a expor camadas do solo de Marte, e os cientistas começaram a estudar esse material com mais atenção.

A infiltração de água no subsolo pode ter ocorrido durante uma mudança climática na época em que o eixo de Marte era mais inclinado --o eixo do planeta muda entre centenas ou milhares de anos.
   


Os pesquisadores acreditam que a água possa ter escorrido pela areia carregando minerais solúveis para um nível mais profundo do que o dos menos solúveis.

Entre os minerais relativamente insolúveis encontrados próximos à superfície estão hematita, sílica e gipsita. Sulfatos férricos, que são mais solúveis, parecem ter sido dissolvidos e carregados pela água para baixo. A importância dessa descoberta é que nenhum desses materiais costuma estar exposto na superfície, que é coberta por areia e pó.

O robô atolado trabalhou até março deste ano, quando suas energias acabaram. Spirit não conseguiu posicionar seus painéis solares virados para o Sol durante o inverno marciano, como havia feito anteriormente. Ficou sem energia e está hibernando desde então.

Spirit passou por temperaturas negativas que ainda não havia enfrentado e talvez não acorde durante a primavera de Marte, que começa no próximo mês. Caso sobreviva, continuará participando de estudos que não necessitem de suas rodas.

LUCIANA RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/822436-robo-enterrado-na-superfice-de-marte-registra-indicios-de-agua.shtml
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline gogorongon

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.834
  • Sexo: Masculino
  • Não.
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2010, 23:30:56 »
Última mensagem da Spirit:
"- Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha..."

R.I.P.

É impressionante a quantidade de trabalho que essas sondas conseguiram fazer.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2011, 21:38:59 »
Como esse tópico já falava dos problemas com o Spirit...

Citar
Nasa declara “morte” de robô Spirit em Marte

Agência espacial declarará equipamento, que pesquisou o planeta vermelho por seis anos, oficialmente desligado


Spirit pousou em Marte em 2004

Spirit, o robô –geólogo que cativou o mundo com suas aventuras em Marte antes de ficar preso em uma armadilha de areia, está prestes a encerrar sua vida, após seis anos de intensa produtividade.

O robô não se comunica com a base há mais de um ano, apesar de chamadas diárias da Nasa. A causa para o silêncio do Spirit pode não ser descoberta jamais, mas é provável que o inverno marciano tenha danificado suas partes eletrônicas, impedindo o jipe-robô de seis rodas de acordar.

A agência espacial dos Estados Unidos tem tentado há meses escutar algum sinal de vida do Spirit, sem sucesso. O gerente de projetos John Callas, do Laboratório de Propulsão a Jato, avisou que os últimos comandos serão enviados na quarta (25). Sondas em órbita no planeta vermelho deverão continuar monitorando por sinais do Spirit até o fim do mês, mas as chances de resposta são muito pequenas.

Segundo Callas, o robô é o responsável por “trazer Marte para as massas”.

“Marte não é mais esse lugar distante, misterioso”, disse. “Agora, ele é familiar a nós como nossa cidade natal, e isso é por causa do Spirit”.

Spirit e seu robô-gêmeo Opportunity chegaram de pára-quedas em lados opostos do hemisfério sul de Marte em janeiro de 2004, em uma missão planejada para durar três meses. Os jipes do tamanho de carrinhos de golfe, que funcionavam com energia solar, foram sucesso instantâneo com o público, que acompanhava suas andanças pelas planícies marcianas e suas paradas para perfurar rochas.

Seu maior feito foi descobrir provas geológicas que Marte, atualmente seco e poeirento, foi bem mais tropical, bilhões de anos atrás. O planeta era mais quente e úmido, condições que sugerem que houve ali um ambiente favorável para vida microbiana.

Mas, enquanto o Opportunity era ultra-produtivo, o Spirit só dava azar. Logo depois de chegarem a Marte, o jipe-robô entrou em condição crítica e começou a mandar dados sem sentido para a Terra. Os engenheiros da Nasa tiveram que cuidar dele à distância, e trazê-lo de volta à vida.

Ao contrário do Opportunity, que aterrissou em um leito seco de um lago, repleto de minerais que poderiam formar água, Spirit se aconchegou na cratera Gusev, de área igual a dois terços do estado de Sergipe, mas que continha poucas evidências de água.

O robô não teve escolha senão escalar para as montanhas, a fim de fazer descobertas. E ele conseguiu vários feitos, apesar do começo problemático: em 2005, escalou uma montanha da altura da Estátua da Liberdade. Foi também o primeiro a filmar os redemoinhos marcianos, que viraram filmes da Nasa.

Mas ao longo dos anos, o Spirit foi envelhecendo. Em 2006, uma das rodas da frente parou de girar, forçando o robô a andar de ré, meio manco. Mais frequentemente, começou a ter “ataques de amnésia”, tendo problemas para armazenar dados em sua memória flash.

Conseguiu sobreviver a três invernos marcianos, mas o valente robô não foi páreo para a última temporada de frio. Os problemas começaram em abril de 2009, quando o Spirit tentou atravessar um terreno mais fragmentado e acabou preso em um poço de areia. Durante as tentativas para desatolá-lo, outra roda traseira parou de funcionar, imobilizando o robô de vez.

Sem poder enviar um guincho, Nasa declarou o fim da carreira andante do Spirit em janeiro de 2010 - seis anos após sua chegada a Marte – e ele se tornou uma estação de pesquisa estacionária.

Mas os problemas continuaram quando os engenheiros não conseguiram manobrar os painéis solares do Spirit em direção do sol durante o inverno. Sem energia para continuar aquecido, o robô entrou em modo de hibernação, com sua temperatura chegando a -55°C.

Ainda assim, a agência espacial tinha esperanças de ter notícias do Spirit quando as temperatura saumentassem. Naves em órbita se revezavam diariamente procurando por sinais de vida do Robô, enquanto antenas espaciais na Califórnia, Espanha e Austrália faziam o mesmo na Terra.

Os gerentes da missão estiveram, nos últimos meses, considerando diminuir os esforços de escuta para uma vez por semana, mas ontem (23) Callas avisou à equipe do robô que ele havia decidido encerrar a escuta, alegando que qualquer esforço contínuo poderia prejudicar o financiamento de outras missões.

O Spirit viajou por 7,7 quilômetros desde sua chegada a Marte, enquanto o Opportunity registrou 30 quilômetros, mais de meia maratona, e já escavou três crateras. É a segunda nave de Marte a ser desativada, nos últimos três anos. Em 2008, a Nasa se despediu da Phoenix, após cinco meses de estudos da planície do Ártico marciano.

Mas o Opportunity não ficará sozinho por muito tempo. Os Estados Unidos devem lançar, ainda este ano, um mega jipe-robô, do tamanho de um Mini Cooper, que deverá chegar em Marte em meados de 2012.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/nasa+declara+morte+de+robo+spirit+em+marte/n1596975798327.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2011, 21:57:59 »
É meio estranho pensar que ele ficará lá para sempre se for feito de material resistente a oxidação, uma máquina de outro planeta que ficará parada eternamente no meio do nada.


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2011, 22:28:59 »
É meio estranho pensar que ele ficará lá para sempre se for feito de material resistente a oxidação, uma máquina de outro planeta que ficará parada eternamente no meio do nada.

Ele será degradado, ainda que mais lentamente que na Terra.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2011, 22:29:59 »
E por falar nisto:

Voce valeu cada centavo gasto Spirit!
Foto USGS

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2011, 09:42:34 »
É meio estranho pensar que ele ficará lá para sempre se for feito de material resistente a oxidação, uma máquina de outro planeta que ficará parada eternamente no meio do nada.



Daqui muitas décadas, com uma colônia ou base permanente em Marte, nós vamos resgatá-lo e exibí-lo num museu de ciências com todas as honras.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2011, 11:15:43 »
Daqui muitas décadas, com uma colônia ou base permanente em Marte, nós vamos resgatá-lo e exibí-lo num museu de ciências com todas as honras.
Antes disso, quando houver outras viagens, tripuladas ou não, para a Lua que resgatar os restos das missões Apollo, o jipe, e até restos, se tiver, da navezinha soviética que pousou lá e voltou com amostras de solo, já será um gigantesco evento, sem precedentes, de resgate da história da exploração espacial. Sem falar que pode diminuir em muito as teorias conspiratórias sobre a ida do homi a Lua.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2011, 13:56:25 »
Meus pêsames à família do Spirit. O robô mais macho da história interplanetária.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2011, 14:10:01 »
Antes disso, quando houver outras viagens, tripuladas ou não, para a Lua que resgatar os restos das missões Apollo, o jipe, e até restos, se tiver, da navezinha soviética que pousou lá e voltou com amostras de solo, já será um gigantesco evento, sem precedentes, de resgate da história da exploração espacial. Sem falar que pode diminuir em muito as teorias conspiratórias sobre a ida do homi a Lua.
Ao contrário, vão dizer que essa história de viagem à Lua nos anos 60/70 era a desculpa para encobrirem o fato de que encontraram sinais de vida alienígena inteligente por lá.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2011, 19:38:34 »
É meio estranho pensar que ele ficará lá para sempre se for feito de material resistente a oxidação, uma máquina de outro planeta que ficará parada eternamente no meio do nada.

Ele será degradado, ainda que mais lentamente que na Terra.

Sim, mas acredito que ficará lá por séculos.

Materiais quase inoxidáveis, pouco oxigênio, água, frio, possivelmente será enterrado pelo vento...

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2011, 19:41:21 »
É meio estranho pensar que ele ficará lá para sempre se for feito de material resistente a oxidação, uma máquina de outro planeta que ficará parada eternamente no meio do nada.



Daqui muitas décadas, com uma colônia ou base permanente em Marte, nós vamos resgatá-lo e exibí-lo num museu de ciências com todas as honras.

Seria interessante, mas nós não estaremos por aqui.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2011, 15:19:57 »
Antes disso, quando houver outras viagens, tripuladas ou não, para a Lua que resgatar os restos das missões Apollo, o jipe, e até restos, se tiver, da navezinha soviética que pousou lá e voltou com amostras de solo, já será um gigantesco evento, sem precedentes, de resgate da história da exploração espacial. Sem falar que pode diminuir em muito as teorias conspiratórias sobre a ida do homi a Lua.
Ao contrário, vão dizer que essa história de viagem à Lua nos anos 60/70 era a desculpa para encobrirem o fato de que encontraram sinais de vida alienígena inteligente por lá.

Eu li um livro científico que documenta a missão Stardust que procurou rastros de um pouso alienígena da raça dos arcônidas no lado escuro da lua. Foi comandada pelo major Perry Rhodan em 1971, acompanhado pelo capitães Reginald Bell, Clark G. Fletcher e o tenente médico Eric Manoli. Conta-se neste documentário que o encontro com os seres evoluídos do centro da galáxia, mas que estavam num processo de decadência cultural e genética e procuravam uma forma de salvar suaraça da extinção. Fontes posteriores contam que o Major Perry Rhodan teve um filho com a alienígena Thora, que está sendo criado em segredo pelas autoridades globais! É verdade, eu LI tudo isso, em livros que usavam papel ainda!!!!

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2011, 19:25:21 »
Carai...tirou do fundo do bau?

Lembro de ter visto as propagandas de uma penca de livros com o mesmo nome, uns 25 anos atrás.


Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Robô enterrado na superfíce de Marte registra indícios de água
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2011, 19:33:56 »
Quer dizer ficção-científica:


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!