Preconceito? Não, é observação mesmo. Nem todo mundo vai viciar, mas o problema é que muitos acabam viciando, e quando se descobre que tem propensão ao vício, já é tarde demais. Além disso essas drogas não me agradam pois causam alteração de comportamento. Muitos acabam ficando mais agressivos, o que não é bom num relacionamento social. Portanto ainda que se possa tirar algum benefício destas drogas... por exemplo, a maconha é usada um certos tratamentos, elas, quando usadas fora de fins terapêuticos (normalmente quando se abusa delas) causam mais estragos do que benefícios de fato. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Há aqueles com mais idade e que são viciados, mas na época não se tinha muita informação e o povo era mais ignorante mesmo com relação a este assuntos. Mas agora que há informação, o jovem da atualidade que tem a informação em mãos e ainda se droga é cérebro de geléia, está se arriscando à toa por um prazer temporário, além de com o tempo prejudicar o organismo.
E sim, em todas essas drogas, vem primeiro a sensação prazerosa, depois o prejuízo. Há drogas em que depois do prazer você começa a se sentir deprimido. No caso da maconha, além dos efeitos, você fede, fica aquele cheiro ruim no ar. Eu mesmo já morei num prédio em que um cheiro ruim de maconha entrava pela minha janela, cheiro esse que ou vinha de outro andar ou então da rua de baixo. Sou contra essa porcaria de marcha da maconha. Quem coloca sua felicidade nessas drogas é cérebro de geléia, assim como quem faz isso no álcool ou cigarro por espontânea vontade, ainda mais atualmente, com tanta informação sobre isso.
Esse negócio de droga virar moda é palhaçada e coisa de ignorante que não tem nada de melhor pra pensar.
Com relação ao álcool, vi isso numa matéria do Fantástico, em que se fez um estudo comparando o cérebro de um abstênio e outro de um alcóolatra. O resultado? O do alcoólatra era menor, estava menor do que o esperado. E a comparação, se não me engano, era da mesma faixa de idade. É por isso que o alcoólatra acaba tendo sua cognição prejudicada. E eu faço biomedicina e um professor meu me afirmou isso. O álcool sim estraga o cérebro, destrói neurônios e prejudica a integridade da massa cerebral.
E agora eu volto a perguntar... preconceito?