Autor Tópico: ENEM 2010  (Lida 4408 vezes)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
ENEM 2010
« Online: 08 de Novembro de 2010, 17:00:22 »
 |( Tinha que ser!

Citação de: G1

08/11/2010 16h00 - Atualizado em 08/11/2010 16h24
Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem
Juíza aceitou argumentação do MPF de que erro prejudicou estudantes.
Cabe recurso.

A Justiça Federal do Ceará aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal do estado nesta segunda-feira (8), que pede a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A juíza da 7ª Vara Federal, Carla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação do MPF, que afirma que erros de impressão nas provas causou prejuízo para os candidatos.
A decisão cita erros de impressão no cartão de respostas e nas provas amarelas, além de erros na aplicação da prova, como o caso de um repórter que entrou com um celular na sala de provas.
Ainda, de acordo com a decisão, a juíza havia indeferido um pedido de liminar do MPF, que solicitava a não realização do Enem. Com os erros do exame no sábado (6) e no domingo (7), a juíza decidiu aceitar o pedido de suspensão nesta seguda-feira.
"Nada obstante, as falhas havidas na aplicação das provas do Enem nos dias 6 e 7 deste mês de novembro não só confirmam o justo receio, manifestado pelo órgão ministerial, como vão além, tornando, concretizado o justo receio em erros palpáveis e bem delineados, sobejamente justificadores do pedido liminar ora apreciado", afirma a decisão.
A decisão tem efeito em todo o Brasil. Cabe recurso. Procurado pelo G1, o Ministério da Educação ainda não se pronunciou.

Citação de: Jornal Hoje

Edição do dia 08/11/2010
08/11/2010 13h47 - Atualizado em 08/11/2010 14h01

Alunos que tiveram problemas no Enem poderão refazer exame
Informação é do Ministério da Educação. De acordo com o MEC, cerca de dois mil alunos tiveram problemas com os cadernos de prova. Alguns estudantes e até a OAB falam em anulação do exame.
<a href="http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1371060-7823-MEC+AFIRMA+QUE+DOIS+MIL+ALUNOS+PODERAO+REFAZER+O+ENEM,00.html" target="_blank" class="new_win">http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1371060-7823-MEC+AFIRMA+QUE+DOIS+MIL+ALUNOS+PODERAO+REFAZER+O+ENEM,00.html</a>
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 06 e 07 de novembro, deixou muitos alunos insatisfeitos. De acordo com o Ministério da Educação, houve problemas nas provas e gabaritos. Em Brasília, Valter dos Santos Rocha, caseiro, se atrapalhou para preencher o cartão-resposta. “Hoje o meu gabarito estava errado. A 94 e a 95 não tinha. Daí eu acabei me confundindo e dando uma boa errada”.
Os cabeçalhos de gabaritos também estavam trocados. Outra falha: os cadernos de algumas provas tinham erros. Em Belo Horizonte, Marina Medeiros estava com as provas amarelas. No caderno que ela recebeu faltaram questões e outras estavam repetidas. “No final tinham 11 questões repetidas. A prova foi impressa errada com páginas do caderno amarelo e do caderno branco e eu fiquei muito assustada.”
Para evitar a cola, o INEP preparou quatro tipos de provas. Cada uma de uma cor: branca, amarela, azul e rosa. Elas tinham questões iguais, com a numeração diferente. Até agora foram detectadas falhas na montagem da prova amarela. A estimativa é que 1% dos estudantes esteja nessa situação.
Em Salvador, uma estudante saiu da prova direto para a delegacia, para dar queixa. “Vinte e cinco questões que eu marquei estavam erradas. Eu pretendo entrar com uma ação no Ministério Público e cancelar o Enem”, reclama a estudante, Roberta de Matos.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concorda com a anulação. “Não dá para aproveitar. Nós temos um princípio chamado de isonomia, que em concursos você tem que dar condições iguais para todos os candidatos”, explica Edson Cosac Ortalai, presidente da comissão de exames da OAB.
No ano passado, o Enem chegou a ser cancelado e remarcado por que as provas vazaram. Este ano foi contratada outra gráfica, a RR Donneley Moore, por 69 milhões de reais. O educador, Cláudio de Moura Castro, defende o Enem, mas acha que o exame perdeu credibilidade por causa dos erros. “A pergunta não é se o MEC dá conta. A pergunta é quanto tempo ele vai levar pra dar conta para apreender pra não cometer mais erros. É lamentável”.
Além da OAB a Defensoria Pública da União também defende a anulação do Enem deste ano. A recomendação será feita ao MEC, e caso o exame não seja anulado, vai entrar na Justiça.
Veja no vídeo a entrevista com o presidente do Inep, José Joaquim Soares Neto.

Entre varias outras coisas, só digital ENEM no Google Noticias. Faço minhas as palavras de um amigo: "Joaquim Soares Neto (Presidente do INEP) , responsavel pelo ENEM 2010 , faça um favor a todos os educadores deste país, demita-se!". 2009... 2010... o ENEM pra mim esta perdendo a credibilidade, e pior é que ninguem vai me compensar aquelas horas que passei encarcerada naquela sala.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Temma

• Visitante
Re: ENEM 2010
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:29:13 »
Ah. se foram 'só' 2000 alunos com problemas nas provas, eu acho razoável que façam outra prova. quantas provas foram aplicadas?? acho que ano passado foram 4 milhões.

Eu vejo os problemas semelhantes ocorrendo em concursos, que envolvem bem menos pessoas fazendo provas e também menos locais de prova. CESPE que o diga.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:32:58 »
No ano passado não teve um problema também de provas que vazaram e todo mundo teve que refazer o ENEM? Deviam oficializar logo que são duas provas por ano :P

Temma

• Visitante
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:38:52 »
No ano passado não teve um problema também de provas que vazaram e todo mundo teve que refazer o ENEM? Deviam oficializar logo que são duas provas por ano :P

Não. Ano passado a prova vazou, e foi elaborada outra e remarcada. Deu complicações porque a nova data coincidiu com a de vestibulares já marcados.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:45:01 »
Entendi. Nesse caso o MEC merece ser parabenizado, pois ele não está repetindo os mesmos erros do passado, ele está errando é mais feio ainda!

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:51:30 »
O que mais me emputece é que as provas vi que os sites que foram consultados para elaborar questões datava até setembro, mais ou menos. Nesse meio tempo não teve ninguém para revisar os cadernos e o cartão resposta.

Além do mais aqui no RJ faculdades dependem do ENEM como fase única ou como 1ª fase em seus vestibulares, o que atrasa ainda mais as coisas.

Uma amiga foi se matricular na UFRJ nesse ultimo vestibular quase que em Maio. Com a materia correndo.

Meu humor só não esta pior por que troquei telefone com a fiscal.  B-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:53:35 »
Meu humor só não esta pior por que troquei telefone com a fiscal.  B-)

Nem precisava, vocês vão se encontrar de novo mesmo :twisted:

:P

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:04:47 »
Meu humor só não esta pior por que troquei telefone com a fiscal.  B-)

Nem precisava, vocês vão se encontrar de novo mesmo :twisted:

:P

Aham, espero que nas bebemorações do meu aniversário.  :danca:

E não em outra provinha do ENEM.  :what:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:07:15 »
Não tem argumento que justifique não anular essa prova. O INEP tem se mostrado extremamente incompetente na condução desse processo desde o ano passado. Eu até acho que o ENEM seja uma boa ideia como complemento (nunca como substituição) dos vestibulares, mas desse jeito não dá.

Mais sobre o assunto no meu blog. [/shameless plug] :mrgreen:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:10:25 »
Eu acho que o Enem, se fosse organizado decentemente, seria uma boa ideia como substituto integral mesmo do vestibular. A não ser, talvez, para os mais concorridos e concorridos em mais alto nível, como ITA, IME e algumas medicinas e engenharias em algumas universidades de ponta.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:18:31 »
Não concordo com ser um substituto integral, apenas como complemento. Cada Universidade tem a sua própria filosofia de cobrança de conteúdo e de abordagem de matérias. Eu considero as questões de física e matemática do ENEM muito rasas, por exemplo; e gostaria que universidades como UERJ, Unicamp, USP e UFRJ cobrissem os tópicos dessas ciências em questões discursivas mais complexas.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:20:55 »
Concordo com Uiliníli, é uma boa opção para substituição integral, até por que no SISU o aluno consegue avaliar em quais cursos tem mais possibilidade de entrar com sua nota. Mas desse jeito não dá!

Ao mesmo tempo que as questões são rasas.... são por demais cansativas, 90 questões, cada um com um texto extenso e que no final só era utíl um parágrafo. A prova me deu a sensação que queria saber mais de minha interpretação de texto do dos meus conhecimentos específicos.

Pensando melhor... todos os cursos exigem mais conhecimentos de umas areas do que das outras... talvez fosse melhor só colocar como 1ª fase mesmo.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 18:23:53 por Nohai »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:23:36 »
Não concordo com ser um substituto integral, apenas como complemento. Cada Universidade tem a sua própria filosofia de cobrança de conteúdo e de abordagem de matérias. Eu considero as questões de física e matemática do ENEM muito rasas, por exemplo; e gostaria que universidades como UERJ, Unicamp, USP e UFRJ cobrissem os tópicos dessas ciências em questões discursivas mais complexas.

Talvez fosse válido aprofundar um pouco mais a dificuldade das questões de Física e Matemática do Enem então. É que eu acho muito positivo haver uma prova única para todos os estudantes do Brasil terem acesso às universidades federais, assim, por exemplo, um estudante que mora no interior do Acre tem oportunidade para se candidatar a vagas nas melhores universidades que geralmente estão no Sul e no Sudeste, que de outra forma talvez ele não tivesse condições de fazer, se tivesse que se inscrever para vários vestibulares e viajar.

Concordo com Uiliníli, é uma boa opção para substituição integral, até por que no SISU o aluno consegue avaliar em quais cursos tem mais possibilidade de entrar com sua nota. Mas desse jeito não dá!

O SISU é outra vantagem. Na teoria, o Enem facilita muito a vida do estudante. Na prática, porém...

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:26:29 »
Ai me diz Uiliníli, pra que um candidato a filosofia vai precisa ser avaliado tão profundamente em exatas? Prefiro que nivelem o grau de dificuldade de todas as materias. Para uma coisa respeitável e não as questões patéticas que encontrei. Pena que deixei meu caderno de questões em casa... se não escaneava algumas questões de alta periculosidade que me foram passadas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:28:59 »
O problema é que com cada vez mais trapalhadas como essa -- e declarações ridículas das autoridades -- o exame perde credibilidade; e menos universidades devem ficar dispostas a adotá-lo.

Talvez fosse válido aprofundar um pouco mais a dificuldade das questões de Física e Matemática do Enem então. É que eu acho muito positivo haver uma prova única para todos os estudantes do Brasil terem acesso às universidades federais, assim, por exemplo, um estudante que mora no interior do Acre tem oportunidade para se candidatar a vagas nas melhores universidades que geralmente estão no Sul e no Sudeste, que de outra forma talvez ele não tivesse condições de fazer, se tivesse que se inscrever para vários vestibulares e viajar.

Sem dúvida! Este é o grande mérito do ENEM. De fato chega a ser uma ideia tão boa que há quem diga que o exame está sendo sabotado.

Mas sabe como é, incompetência suficientemente avançada é indistinguível de malícia... :-P

Citação de: Nohai
Ai me diz Uiliníli, pra que um candidato a filosofia vai precisa ser avaliado tão profundamente em exatas?

Me referia especificamente aos candidatos de exatas; não tenho como avaliar a profundidade do resto da prova :-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:31:48 »
Ai me diz Uiliníli, pra que um candidato a filosofia vai precisa ser avaliado tão profundamente em exatas? Prefiro que nivelem o grau de dificuldade de todas as materias. Para uma coisa respeitável e não as questões patéticas que encontrei. Pena que deixei meu caderno de questões em casa... se não escaneava algumas questões de alta periculosidade que me foram passadas.

O candidato a filosofia não precisa ser avaliado tão profundamente em exatas. Então talvez ele erre essa questão. Mas seus concorrentes à vaga num curso de filosofia, provavelmente, também vão errar, então acho que não faz tanta diferença, não?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:33:23 »
Mas sabe como é, incompetência suficientemente avançada é indistinguível de malícia... :-P

:histeria: Lei de Clarke D bohr!

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:43:31 »

O candidato a filosofia não precisa ser avaliado tão profundamente em exatas. Então talvez ele erre essa questão. Mas seus concorrentes à vaga num curso de filosofia, provavelmente, também vão errar, então acho que não faz tanta diferença, não?

Exame Nacional de Nível Médio. Um individuo, mesmo que tenha pretensões para algo tão inútil como pedagogia, para cursar-la é obrigatório a conclusão do 2º Grau. 2º Grau este, que independente dos planos do individuo deu a ele uma base em todas as disciplinas. Na minha humildissíma opinião (até parece), acredito que o ENEM como 1ª frase para todos os vestibulares publico seria uma idéia bonitinha, submetendo o candidato as especificas no segundo exame a partir do momento que tenha tirado uma boa media no primeiro, com os conhecimentos mais básicos de todas as disciplinas.

E sim, acabei de mudar de opinião em relação ao ENEM como fase unica. Enfim... penso, logo mudo de idéia.

Continuo sendo atéia, okay?

Adorei, vai pro Twitter.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:44:03 »

Quisera reivindicar a autoria! Vi isso nas internets da vida e estou apenas repetindo!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:51:38 »
Realizar novas provas para os que foram prejudicados é aceitável. Agora, anular todas as provas e fazer novo concurso é uma puta falta de sacagem. A prova é extremamente cansativa, fácil, mas cansativa, principalmente no dia que tem redação e matematica juntos, absurdo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:58:16 »
O problema é que não se pode aplicar provas diferentes a pessoas diferentes e comparar as notas como se fossem iguais. É lamentável, mas é a única coisa justa a fazer. Imagine se fosse um outro concurso qualquer, como haveria chiadeira se não anulasse?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #21 Online: 08 de Novembro de 2010, 19:02:13 »
Mas só tem essa solução? Reaplicar provas? Concordo que notas de provas diferentes são incomparáveis. Mas é só essa solução?

Enjolras tem razão, é uma prova cansativa... sem pausa... com texto descomunais para questões ridículas.

Off-topic: Enjolras, você é leitor do Ciclo da Herança ou algo assim?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 08 de Novembro de 2010, 19:04:09 »
Eu não vejo outra, infelizmente. Como o uili lembrou, algumas universidades usam a nota do ENEM como 1ª fase.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2010, 19:11:08 »
Eu não vejo outra, infelizmente. Como o uili lembrou, algumas universidades usam a nota do ENEM como 1ª fase.

Nem a possibilidade troglodita de dar PROUNI pra essas 2.000 pessoas?

:down: Não quero fazer o ENEM de novo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2010, 19:13:04 »
Não sei ao certo como o PROUNI funciona, talvez seja uma ideia. Mesmo assim... é um trabalho do caramba.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!