Autor Tópico: Acadêmico que chamou espíritas de charlatões leva multa  (Lida 2190 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Acadêmico que chamou espíritas de charlatões leva multa
« Online: 12 de Novembro de 2010, 09:11:39 »
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/825865-justica-espanhola-multa-academico-que-chamou-espiritas-de-charlatoes.shtml

O tribunal de Justiça de Albacete, na Espanha, condenou por difamação um catedrático e vice-diretor acadêmico de uma universidade que chamou os participantes de um congresso espírita de “charlatões”. Fernando Cuartero, da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), tentou impedir, no ano passado, que o campus universitário da UCLM sediasse um seminário espírita chamado “Vida depois da vida”. Como não conseguiu, fez um protesto público diante dos participantes e os chamou de “enganadores vulgares”. A organização do evento, que contou com a participação de médiuns, videntes, parapsicólogos e escritores, processou o catedrático. Segundo a juíza do caso, Otília Martínez Palácios, a crítica de Cuartero teve caráter de injúria e difamação. “Chamar parapsicologia de pseudociência é uma crítica social aceita, mas isso não quer dizer que (os parapsicólogos) sejam vulgares enganadores”, disse ela ao anunciar a sentença. “Essas expressões são desnecessárias para criticar um seminário”, completou a juíza, que condenou o catedrático a pagar uma multa de 204 euros (R$ 483), mais os custos do processo (valor não divulgado pela Justiça) e uma retratação pública.

O organizador do seminário que levou o catedrático aos tribunais, Rafael Campillo, disse que a decisão judicial é uma vitória não só dos espíritas, mas de todos os que defendem a liberdade religiosa. “Quando o senhor catedrático Fernando Cuartero se sentiu livre para nos chamar de vulgares enganadores, ultrapassou um limite legal. Nenhuma fé religiosa pode ser atacada em nome de uma liberdade de expressão ofensiva”, afirmou Campillo à BBC Brasil.

O incidente aconteceu em outubro de 2009. O departamento de comunicação da universidade disse à BBC Brasil que o espaço do campus foi alugado para o evento e que a UCLM permitiu que seu logotipo aparecesse nos cartazes de propaganda como “colaboradora de forma gratuita, sem mais participações ou interesses”.

Ao ser informado do seminário, Cuartero entregou pessoalmente ao reitor uma carta dizendo que “no campus de Albacete se celebrará uma espécie de curso sobre experiências ligadas a morte, espiritismo e outras bobagens de pura pseudociência de charlatões. Algo impróprio de uma instituição científica como uma universidade”.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Acadêmico que chamou espíritas de charlatões leva multa
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2010, 11:11:04 »
De certa forma concordo, o espiritismo é comprovadamente uma pseudo-ciencia cheia de conceitos "charlatanescos", mas não podemos generalizar que todos os adeptos desta religião sejam charlatões, pois alguns são só crentes frequentemente praticando o auto-engano e ainda há os mentalmente desequilibrados.

Ele deveria protestar contra a tentativa desta religião de se passar por ciencia e não os integrantes do congresso, ao menos que ele tivesse provas de má-fé destes.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2010, 14:19:52 »
Rolou um destes por aqui tambem

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2010, 02:47:19 »
O senhor Cuartero escreveu isto:

Citação de: Cuartero
No campus de Albacete se celebrará uma espécie de curso sobre experiências ligadas a morte, espiritismo e outras bobagens de pura pseudociência de charlatões. Algo impróprio de uma instituição científica como uma universidade.

Se tivesse escrito assim, ele não teria problemas:

Citação de: Cuartero
No campus de Albacete se celebrará uma espécie de curso sobre experiências ligadas a morte, espiritismo e outras bobagens de pura pseudociência. Algo impróprio de uma instituição científica como uma universidade.

Se ele tivesse retirado do texto a expressão "de charlatões" não teria sido chamado perante um tribunal.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2010, 19:19:16 »
Se o que o cara prega é bullshit, logo ele é um charlatão. Mas vai provar que algo que não pode ser nem provado falso nem verdadeiro é mentira.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2010, 22:54:14 »
Se o que o cara prega é bullshit, logo ele é um charlatão. Mas vai provar que algo que não pode ser nem provado falso nem verdadeiro é mentira.

Até onde sei, um charlatão é alguem que prega mentiras propositalmente, com a intenção de tirar alguma vantagem de suas vítimas.
Se ele ou ela sinceramente acredita no que prega e, além disso, acredita sinceramente estar fazendo um bem com sua pregação, eu
não o chamaria de charlatão. De iludido, ingênuo, fanático ou até idiota sim, mas não de charlatão.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:27:51 »

Até onde sei, um charlatão é alguem que prega mentiras propositalmente, com a intenção de tirar alguma vantagem de suas vítimas.
Se ele ou ela sinceramente acredita no que prega e, além disso, acredita sinceramente estar fazendo um bem com sua pregação, eu
não o chamaria de charlatão. De iludido, ingênuo, fanático ou até idiota sim, mas não de charlatão.

Basicamente é isto!
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2010, 11:51:59 »
Acusar qualquer um que faça algo relacionado ao sobrenatural de charlatão apenas por motivo de descrença é um ato de ignorância. Até mesmo chamar o cara de de iludido, fanático, ingênuo ou idiota, sem que ele o seja realmente assim. Mais uma vez, por motivo de descrença.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2010, 16:27:20 »
Acusar qualquer um que faça algo relacionado ao sobrenatural de charlatão apenas por motivo de descrença é um ato de ignorância. Até mesmo chamar o cara de de iludido, fanático, ingênuo ou idiota, sem que ele o seja realmente assim. Mais uma vez, por motivo de descrença.

Mas se a motivação for outra crença diferente, dai tudo bem né? Dai pode! ::)

Tsc tsc...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2010, 00:20:27 »
Só se pode chingar os ateus.

Respeitem os crentes..
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Acadêmico que chamou espíritas de charlatões leva multa
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2019, 17:09:32 »
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/04/19/interna_diversao_arte,750469/paula-campea-do-bbb-19-e-indiciada-por-intolerancia-religiosa.shtml

...

A ganhadora começou a ser investigada pela delegacia do Rio, desde fevereiro, após declarações que chocaram o público. Em uma conversa, a participante Paula disse ter medo de religiões de matriz africana. "Tenho medo do Rodrigo, porque ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum [divindade da Umbanda e do Candomblé]. Eu tenho medo disso, mas nosso Deus é maior", afirmou.

...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2019, 17:27:25 »
Incrível ouvir um negócio desse em pleno século 21...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2019, 17:34:05 »
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/04/19/interna_diversao_arte,750469/paula-campea-do-bbb-19-e-indiciada-por-intolerancia-religiosa.shtml

...

A ganhadora começou a ser investigada pela delegacia do Rio, desde fevereiro, após declarações que chocaram o público. Em uma conversa, a participante Paula disse ter medo de religiões de matriz africana. "Tenho medo do Rodrigo, porque ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum [divindade da Umbanda e do Candomblé]. Eu tenho medo disso, mas nosso Deus é maior", afirmou.

...

PQP, parece que tá num assassinato em massa de liberdade de expressao aqui no Brasil.

Mas vamos esperar, ainda nao foi condenada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2019, 19:00:46 »
Ué, a partir do momento em que as pessoas acreditam em seres imaginários com todo tipo de poder, é absolutamente coerente com isso ter medo de outros tantos seres imaginários que a amedrontem. Estapafúrdia é uma lei que trata de legislar sobre a crença das pessoas, no monento que as toma como autênticas. Ou as crenças são autênticas e dessa forma a intolerância sobre elas é inaceitável ou as crenças não podem ser aceitas legalmente, então é a própria lei a ser intolerante, de tal modo que nao se pode considerar a idéia de garantir liberdade de crenças.

Como se nao bastasse tudo isso, ainda tem o direito à liberdade de expressão que admitida a ideia de tolerância com crencas, so reforça o direito da pessoa expressar suas convicções em termos de crenças, o qual foi tipicamente o caso.
« Última modificação: 19 de Abril de 2019, 19:16:00 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2019, 11:41:47 »
O curioso é que na bíblia em si (assim como outros livros do gênero) deve ter coisa que "embasa" esses medos todos, além de coisa pior. E mesmo possivelmente tradições verbais de outras religiões. Teoricamente teria que ser tudo censurado, nesse nível.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!