Autor Tópico: Jesuzes  (Lida 1841 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Jesuzes
« Online: 12 de Novembro de 2010, 11:56:50 »
Oi, desta vez vim falar sobre um assunto polêmico para os crentes religiosos, principalmente cristãos. Na verdade, ao invés de ficar falando em minhas convicções que, já que não dá certo neste fórum, então resolvi sacanear com certas seitas que aparecem por aí.


Pelo que sei até agora, há três principais Jesuzes: Inri Cristo, Vissarion e José Luis de Jesús Miranda.

Inri Cristo é o Jesus brasileiro. Vissarion é o Jesus russo. E José Luis de Jesús Miranda é o Jesus portoriquenho.  :histeria:

Seria possível o espírito de Jesus se dividir em partes, ou só haveria um verdadeiro?  ::)

É claro que eu não acredito em nenhum dos três, e em nenhum que se prega messias.

Há um transtorno chamado complexo de messias. É por isso que surgem vários messias por aí. Alguns fracassam e terminam suas vidas em hospícios. Outros já conseguem formar seitas e ficam famosos.

Tem até um que foi entrevistado, e este era um caipira do interior nordestino.  :histeria:

Penso que se Jesus realmente voltar a este mundo, não terá caráter messiânico. Isso é, se ele realmente existiu algum dia.

E o que vocês pensam a respeito destes jesuzes que aparecem por aí e destas seitas?

Para mim, a pior delas é a do portoriquenho. Ele mesmo se apelida anticristo (ele se denomina Jesus Homem) e tem uma tatuagem do 666 em um de seus braços. Para mim esse 666 não significa nada em especial, é só um número. Não acredito em numerologia. Pior ainda é que este portoriquenho é um jesus rico, cheio de jóias, uma mensão em Miami e tem carro luxuoso.  :o

E pior ainda é que ele faz uma campanha para os seus seguidores tatuarem o número 666 em seus braços. Olha só do que uma seita é capaz! Na boa, é por isso que detesto estas seitas. Elas hipnotizam as pessoas, levando-as a atos irracionais.  |(

Eu defendo que devemos desenvolver as nossas próprias convicções, ao invés de seguir ou montar seitas. Senão seremos manipulados.  :D

Já quanto ao :inri: acho que é mais humilde, pelo menos. Vissarion também me parece ser do tipo humilde. Melhor ser um falso jesus humilde do que rico e ganancioso.  :hehe:

Acho que vou dar uma melhor pesquisada na internet e fazer uma lista de vários jesuzes.

Eu não sei se fico abismado ou se acho estes jesuzes engraçados!  :stunned:

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Jesuzes
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2010, 12:13:08 »
Eu defendo que deveríamos colocar todos esses Jezues num ringue e obrigá-los a decidir na porrada quem
é o verdadeiro.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2010, 13:00:29 »
Eu acho que o Inri Cristo é um artista. De verdade. É só um comediante que ganha a vida com esse personagem. Não acredito que ele se leva a sério e nem os seus seguidores mais próximos. Mas pode ser só ingenuidade minha e ele ser um picareta explorando imbecis.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Jesuzes
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2010, 16:57:02 »
O próprio Jesus "autêntico" era apenas mais um dentre tantos outros messias que existiam no seu tempo e que já haviam existido antes. O mundo é ávido por salvadores, "machos alfa", super-homens.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re: Jesuzes
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2010, 19:05:19 »
Jesus "autêntico" era um profeta, citado 19 vezes no Corão, mas só Muhamed é o Profeta :)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2010, 19:06:13 »
Se é que tenha havido, de fato, algum Jesus "autêntico", em termos históricos. Mas, de fato, de acordo com a Bíblia, ele era ipsis literis o que são esses outros: um prometido que chegou e foi descreditado pelos fiéis.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2010, 19:13:43 por Acolon »
8-)

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2010, 19:42:15 »
Quer dizer, o autêntico Jesus era só um louco com complexo de messias? O que então levaria as pessoas a seguirem os ideais de um louco? Será que um louco curaria pessoas e causaria alterações físicas? Não pretendo defender Jesus aqui, mas por quais motivos ele seria considerado como um louco? A forma literal de seus ensinamentos?

Por ter tido um comportamento diferente do padrão da época? Até que ponto se comportar diferentemente de uma população local é loucura? Isso seria necessariamente uma doença mental, ou apenas uma característica própria da personalidade dele? Será que querer mudar os padrões de uma sociedade por achá-la decadente em relação a si mesmo ou por algum motivo afetivo ou de inadaptação social seria doença? Será que é saudável não se conformar com a situação atual e não se render aos problemas mundanos?

Quer dizer, é doença você perceber que o mundo deve ser mudado, que a moral de uma época deva ser mudada para algo que, de acordo com os ensinamentos de Jesus, nos leve a uma maior harmonia social?


Citar
Eu defendo que deveríamos colocar todos esses Jezues num ringue e obrigá-los a decidir na porrada quem é o verdadeiro.
Eu já propus isso por meio de um debate sério entre eles, por meio de um apresentador, assim como nos debates eleitorais. Seria o maior estouro de todos os tempos! :nuke:

Quanto ao  :inri: , parece mesmo um artista, pelo que tenho visto em diversos vídeos. Até mesmo as discípulas criaram uma versão diferente de uma música com o tema do Inri Cristo. E eu acho que a música era Toxic. Ele parece ser o mais palhaço de todos. Ao menos este é engraçado.

Já alguns são ainda mais sérios. E penso que estes seriam ainda mais perigosos. Alguns causaram suicídio em massa. Estes é que são os verdadeiros loucos da história, quando a seita termina na morte de todos os membros dela por causa de crença.


Penso que para ser um messias de verdade, você não deve se preocupar em ser reconhecido como o salvador do mundo. Você não deve se preocupar com sua imagem ou reputação própria. Deveria se preocupar apenas com a importância de seus próprios ensinamentos, se focar em ensinar eles, e não em se vangloriar como messias. A maioria ou todos estes que aparecem por aí se preocupam com sua imagem de messias. E este é o principal sinal de um falso messias. Um verdadeiro messias seria um poço de humildade, pois teria que ter moral suficiente para ser como tal.

Ou seja, um cara que chega e sai dizendo para todo mundo que é o messias, que se foca nisso, é um falso messias. Que faz do messianismo algo mais importante que o próprio conteúdo que possui. Isso é o complexo de messias. Não é complexo de messias quando você se foca no seu conteúdo ao invés de ser visto como um messias, ao invés de se comportar como um. Pode ser qualquer coisa, mas não um complexo messiânico. Pois neste complexo você se preocupa em se ver como o dono da verdade e o salvador do mundo. Taí a diferença.

Ou seja, se focar em melhorar o mundo pelo seu conteúdo não seria sinal de doença, mas sim de inteligência. Mas se preocupar em ser visto como um herói ou messias, daí poderia dizer que o cara tá com problemas. E acho que isso deve ter causa afetiva, tratando-se de uma característica egoística. Ou seja, todos estes atuais messias seriam egoísticos, ao invés de altruísticos, como teria sido Jesus de verdade.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2010, 19:56:21 »
Quero dizer, que um messias de caráter altruístico poderia ser mesmo um messias, mas um de caráter egoístico seria falso. E isso não estaria só nos atos do próprio messias, como também em seus ensinamentos. Será então que o verdadeiro Jesus teria ensinamentos de caráter altruístico? Como saber se um messias é o verdadeiro Jesus? Ainda penso que é pelas suas pregações e pela forma como se comporta.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Jesuzes
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2010, 22:39:23 »
Verdadeiro Jesus? Você quer dizer a reencarnação do espírito daquele agitador palestino mítico que teria vivido a 2010 anos atrás?

Antes de viajar na maionese prove:

1. Que espíritos existem
2. Que espíritos reencarnam
3. Que Jesus existiu de fato
4. Que algum desses picaretas ou outro qualquer é o espírito desse Jesus verdadeiro  reencarnado.

Pode começar pelo ítem 1. Estamos aguardando.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2010, 01:41:46 »
Verdadeiro Jesus? Você quer dizer a reencarnação do espírito daquele agitador palestino mítico que teria vivido a 2010 anos atrás?

Antes de viajar na maionese prove:

1. Que espíritos existem
2. Que espíritos reencarnam
3. Que Jesus existiu de fato
4. Que algum desses picaretas ou outro qualquer é o espírito desse Jesus verdadeiro  reencarnado.

Pode começar pelo ítem 1. Estamos aguardando.

Os espíritos não vão lhe conceder este prazer. :biglol:
Foto USGS

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2010, 13:06:30 »
Vamos deixar esse lance de verdadeiro jesus porque senão a gente só vai voltar a fazer aquelas discussões que não terminam em nada.

Vamos nos focar no que é necessário para ser um bom messias, e não sobre a existência de espíritos, até porque eu não criei este tópico para ficar debatendo sobre isso. O meu foco é o comportamento messiânico e sobre até que ponto querer mudar a moral de uma sociedade é saudável ou doença é sobre isso o que eu quero discutir. Espíritos não são reproduzíveis em laboratório, logo não vale a pensa ficar debatendo sobre isso. Vamos apenas falar sobre o messianismo em si, tá?

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Jesuzes
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2010, 13:19:32 »
Messias é um conceito podre e nojento. É uma pessoa que desconsidera o conhecimento objetivo contruído pela sociedade e tenta impor sua loucura a esta.

[mode fanático político on]Se bem que temos o Lula e a Dilma como possíveis exemplos de messias verdadeiros. Se nunca antes na história desse país existiu, agora de fato nós temos os salvadores :hihi:[/mode fanático político off]
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2010, 15:10:49 »
Mas e quando a pessoa considera o que foi construído na sociedade e mesmo assim vê que o resultado não é bom para a própria sociedade, de forma que são poucos que perceberiam isso, isso é, os mais cultos ou moralmente desenvolvidos? Digo, de valores que as pessoas cultivam normalmente, mas que estes valores em si são no fundo ruins para uma relação social saudável.

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Jesuzes
« Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2010, 20:25:34 »
Na maioria dos casos de messianismo ao longo da historia ele teve um viés politico

Agora quando isso foi associado a religiao eu nao sei

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Jesuzes
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2010, 20:33:11 »
Na maioria dos casos de messianismo ao longo da historia ele teve um viés politico

Agora quando isso foi associado a religiao eu nao sei

Concordo. Totalmente político. A associação com religião vem do seu uso como argumento de autoridade. Pode-se questionar o homem, mas quem ousaria questionar o poderoso fodão?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2010, 22:35:03 »
Sim, a mistura de religião e política é uma realidade, infelizmente. E é pela religião que muitos abusam do poder. Pois ninguém teria audácia de questionar uma autoridade religiosa e nem sua própria religião (exceto alguns que serão sempre vistos como loucos, mesmo que não sejam assim necessariamente), havendo então, com o controle pela crença, a manipulação social. É por isso que existe, por exemplo, partidos cristãos... e assim vai. E é por causa disso que acho que as religiões como instituição deveriam acabar, ainda que existam crenças.

E claro, eu acho estes partidos uma piada, um absurdo.

As crenças passariam a ter mais valor pessoal do que coletivo. Pois sempre haverão crenças, não importa o quanto os materialistas tentam banir isso.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2010, 22:37:10 »
Se é para haver messianismo, então que isso não termine num controle social tirano. Por exemplo, a Igreja Católica na Idade Média.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Jesuzes
« Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2010, 22:38:57 »
Citar
Pois sempre haverão crenças, não importa o quanto os materialistas tentam banir isso.

???  :o
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:22:50 »
Na maioria dos casos de messianismo ao longo da historia ele teve um viés politico

Agora quando isso foi associado a religiao eu nao sei

Tanto é verdade que um dos motivos que levou a população local a pedir a crucificação do (suposto) JC foi a frustração dela ao saber que JC não era o aguardado líder que a libertaria do jugo do Império Romano.
Foto USGS

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #19 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:33:34 »
Esses messias não eram mais do que agitadores politicos que usavam o nome do deus da população para serem ouvidos.

Os messias de hoje são apenas aproveitadores atrás de uma grana fácil, já que o que mais tem no mundo é otário pra bancar esses caras.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #20 Online: 16 de Novembro de 2010, 13:06:33 »
Citar
Os messias de hoje são apenas aproveitadores atrás de uma grana fácil, já que o que mais tem no mundo é otário pra bancar esses caras.
E não é que é verdade? Não só de grana, mas de reconhecimento, fama, orgulho também. Alguns terminaram em morte em massa.

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Jesuzes
« Resposta #21 Online: 16 de Novembro de 2010, 13:59:02 »
Os ritos de renovaçao da idade do uga foram politizados e depois foram santificados novamente

E isso inumeras vezes ao longo da historia

É dificil o povo que nao tenha algo do genero, se nao me engano até os romanos aguardavam o retorno de Romulo ( ou Remo, sei la) que iria devolver a gloria do imperio

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2010, 16:05:40 »
Caro - Enio

Citar
Pelo que sei até agora, há três principais Jesuzes: Inri Cristo, Vissarion e José Luis de Jesús Miranda.

Inri Cristo é o Jesus brasileiro. Vissarion é o Jesus russo. E José Luis de Jesús Miranda é o Jesus portoriquenho.

Em termos de tese espiritualista - mais ou menos kardecista - simpatizo com Inri Cristo, o Jesus brasileiro. Até porque fala português e é uma espécie de especialista bíblico: ou seja, é um herege espectacular... :)

Como eu sei - que ele tem uma página na internet - e que responde a perguntas, lá na fazenda aonde ele vive com os seus primos e amigos mais chegados, seria muito interessante convidá-lo para debater aqui neste intessante fórum e clube céptico..

Proponho isto, porque sei que ele aceita entrevistas e desafios intelectuais, mesmo através da Net; evidentemente, que dentro do mais absoluto respeito. Além do mais, aparenta ser uma pessoa bem humorada.


« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 16:34:50 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Jesuzes
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2010, 15:31:17 »
Eu ainda proponho algo ainda mais radical... um debate entre vários dos que se acham jesuzes. Mas neste caso teria que ser em inglês, já que cada um fala um idioma diferente... e como o inglês, no mundo atual, é a língua universal...

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Jesuzes
« Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2010, 14:01:17 »
Caro - Enio

Citar
Eu ainda proponho algo ainda mais radical... um debate entre vários dos que se acham jesuzes. Mas neste caso teria que ser em inglês, já que cada um fala um idioma diferente... e como o inglês, no mundo atual, é a língua universal...


:ok: :arrow: Só que você depois, tem de arrumar um bom tradutor :!: porque eu sou completamente preguiçoso - para o entendimento de todas as línguas - menos para o português :!: :arrow: :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!