Autor Tópico: Universo 3D pode ser uma ilusão  (Lida 1776 vezes)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Universo 3D pode ser uma ilusão
« Online: 13 de Novembro de 2010, 15:42:54 »
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/o-universo-3d-pode-ser-uma-ilusao-11112010-24.shl

SÃO PAULO - Cientistas do Fermilab, nos Estados Unidos, começam a construção de um aparelho que pretende provar (ou não) que o universo possui apenas duas dimensões – e que vivemos em um holograma.

O laboratório, ligado ao departamento de defesa americano e considerado uma das principais instituições mundiais em física de partículas (ele possui o segundo maior acelerador de partículas do mundo, o Tevatron), começou a construção do primeiro Holographic Interferometer (Holometer) do mundo.

A máquina extremamente precisa irá testar uma ideia específica de como o espaço, o tempo, a matéria e a energia se comportam nas menores escalas: a de que a terceira dimensão é uma ilusão.

“A maioria das pessoas sabe o que é um holograma”, explica Craig Hogan, co-lider do projeto e Diretor do Centro de Astrofísica de Partículas do Fermilab. “Você vê imagens em 2D e elas parecem ser 3D. Isso é obviamente uma ilusão – e pode ser que o mundo real seja assim também. Ao olhar para a imagem no seu cartão de crédito, você sabe que é um holograma porque ela não é perfeita: o holograma sempre envolve alguma perda de informação. A diferença é que, no mundo real, se essas imperfeições existirem, elas não podem ser percebidas a olho nu”, diz. E é justamente atrás dessas “imperfeições” no nosso Universo que o Holometer vai atrás.

Falha na Matrix

O experimento poderia perceber alterações em escalas que, para nós, são invisíveis. “Podemos fazer uma analogia para que isso fique claro. Imagine a realidade como um download da internet, sendo baixado pelo servidor a uma velocidade X”, explica Hogan.

“Se você vive dentro desse download, o único jeito de descobrir isso é explorar o limite X da banda dele e, assim, encontrar as falhas e imperfeições. É um pouco como no filme Matrix, mas sem a entidade maligna que controla tudo”, brinca o cientista.

Por mais absurdo que tudo isso possa parecer, a ideia é baseada em modelos da física teórica e, na matemática, seria sim possível que a terceira dimensão fosse uma ilusão. Mas, para entendê-la, é preciso analisar tudo em outra escala.

Prazer, Planck.

Na física teórica, os pesquisadores usam a chamada escala de Planck para realizar suas medições. Essa escala foi elaborada pelo alemão Max Planck, que as derivou de constantes fundamentais e chegou à conclusão de que a luz percorre um comprimento de Planck (1.6 × 10^-35 metros) em um tempo de Planck (5.4 × 10^-44 segundos). “Para se ter uma ideia de quão extremas são essas medidas, se uma partícula estiver em um cubo cuja medida do lado seja um Planck, a energia se torna tão alta que a partícula entra em colapso no espaço-tempo e se torna um buraco-negro”, diz Hogan.

Recentemente, estudos dos buracos negros e da teoria das cordas sugerem que essa física na escala de Planck é holográfica – ela teria duas dimensões. Normalmente, para localizar um objeto no espaço, os astrônomos usam quatro dimensões: altura, largura, profundidade e tempo – o que os cientistas chamam de 3+1.

O uso dessas quatro dimensões permite posicionar um objeto em qualquer lugar do espaço e em qualquer momento. É uma forma de localizar eventos tanto geográfica como cronologicamente.  “No Princípio Holográfico, é como se pensássemos agora em um  2+1, havendo apenas duas dimensões mais o tempo. Pode-se dizer que a terceira dimensão seria uma ilusão, produzida pelo entrelaçamento de tempo e profundidade”, diz Hogan.

Essa falsa terceira dimensão não pode ser percebida por nós porque nada viaja mais rápido do que a luz. Ou seja: instrumentos não conseguem encontrar os limites desse holograma, o ponto em que, nessas escalas menores, o universo tende a se tornar “borrado”, ou, voltando à analogia com a realidade download, tornar-se “pixelado”.

Os estudos revelam, no entanto, que existiria uma maneira de testar essa teoria das duas dimensões e descobrir as imperfeições do holograma (se ele existir): medindo a propagação da luz em diferentes direções.

O Holometer

“O Princípio Holográfico é baseado no estudo de buracos negros, na Física Teórica. Matematicamente, ele funciona. Mas isso não quer dizer que temos uma teoria, que queremos provar que o universo é 2D. O Holometer é um experimento exploratório e está além de toda física que tentamos prever”, diz Hogan.

A máquina de custo estimado de cerca de um milhão de dólares teve sua construção iniciada este ano. O projeto inédito deve levar um ano para ficar pronto e o mesmo período de tempo para ser calibrado. Quando a estrutura de cerca de 40 metros de comprimento pela mesma medida de largura finalmente começara funcionar, os resultados devem aparecer rapidamente.

Basicamente, o aparelho funciona unindo duas máquinas chamadas interferômetro Michelson. Em um interferômetro, um feixe de luz é dividido em duas partes que viajam em direções diferentes e então são unidas de volta. As vibrações da luz nas duas direções tendem a afastá-las cerca de uma distância Planck para cada unidade de tempo Planck quando viajam em direções diferentes. Quando são recombinadas, a diferença na fase da luz pode ser medida. No Holometer, sinais de dois interferômetros diferentes (dois sistemas separados, cada um com seu par de feixes) são comparados.  Se a luz dos dois sistemas estiver viajando na mesma direção, no mesmo tempo, os sinais devem mostrar o mesmo “ruído holográfico”. Medir esse ruído seria o primeiro experimento direto a acessar a escala Planck e fornecer informações sobre a natureza do espaço e tempo.

“Independente do resultado, esse experimento nos ajudará a unificar uma teoria fundamental da física, e compreender melhor nosso Universo”, explica o diretor. “Não estamos trabalhando ‘contra’ a ideia de um universo 3D. Não vimos nenhuma prova de que o 3D está completamente errado – mas alguns cálculos indicam que ele pode estar levemente errado. Certamente o espaço que aparece para nós é em três dimensões, nós percebemos a existência delas. E isso é obvio. A questão é o que está por trás disso já que, ao estudar a física de buracos negros, por exemplo, os teóricos acreditam que existam na verdade duas dimensões que criam a ilusão de uma terceira”, resume ele.

E se nosso universo for mesmo em duas dimensões? Isso não seria um conceito muito estranho para as pessoas? A resposta de um físico teórico de partículas é, na verdade, muito simples: “Já tem muita coisa estranhas na física – e esse não é um conceito mais estranho do que o resto. A única diferença é que ele é novo”.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: Universo 3D pode ser uma ilusão
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2010, 15:56:58 »
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/o-universo-3d-pode-ser-uma-ilusao-11112010-24.shl

“Já tem muita coisa estranhas na física – e esse não é um conceito mais estranho do que o resto. A única diferença é que ele é novo”.

Isso é a mais pura verdade!! :lol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2010, 16:00:46 »
Pergunta 1: E aquela história de que o universo pode ter 11 dimensões?
Pergunta 2: Será que James Cameron ficaria muito decepcionado com isso?

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2010, 16:12:15 »

Eu não sou físico, nem um dos caras mais interessados sobre física. mas pelo que eu já li, algumas coisas "funcionam" se você assumir sei lá 7, 8, 11 dimensões existentes. acho que muitas vezes cai em algum tipo de aproximação matemática.

mas posso estar viajando.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2010, 16:19:56 »

Eu não sou físico, nem um dos caras mais interessados sobre física. mas pelo que eu já li, algumas coisas "funcionam" se você assumir sei lá 7, 8, 11 dimensões existentes. acho que muitas vezes cai em algum tipo de aproximação matemática.

mas posso estar viajando.

Eu acho que é por aí, tem umas equações que, se não me engano, só tem solução para 11 e 26 dimensões. Minha pergunta é se isso pode ser conciliado com essa proposta de universo holográfico ou se são teorias concorrentes.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2010, 19:10:04 »
Um ponto a ser considerado é: Todas as equações, neste caso, tem realmente algum significado físico ou algumas delas são apenas uma solução abstrata?
Foto USGS

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2010, 21:06:01 »
Mas o universo seria 2D como um todo ou somente na escala de Planck ? Dificil imaginar um universo 2D....
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2010, 21:41:04 »
Eu não sei se é mais difícil imaginar que há "mais dimensões", ortogonais a todas as dimensões espaciais, ou que uma dessas normais às quais estamos tão acostumados, na verdade não existe. Espero que seja largura, aí isso de precisar emagrecer é só uma ilusão.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2010, 21:42:54 »
Um ponto a ser considerado é: Todas as equações, neste caso, tem realmente algum significado físico ou algumas delas são apenas uma solução abstrata?

Eu não entendo absolutamente nada disso, mas eu fico repetindo isso para mim mesmo como um mantra, para não pirar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2010, 21:51:40 »
Mas o universo seria 2D como um todo ou somente na escala de Planck ? Dificil imaginar um universo 2D....

Isso mesmo, segundo o phisorg:

(PhysOrg.com) -- Many ideas in theoretical physics involve extra dimensions, but the possibility that the universe has only two dimensions could also have surprising implications. The idea is that space on the ultra-small Planck scale is two-dimensional, and the third dimension is inextricably linked with time. [...]

Que alívio!

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2010, 03:43:16 »
Acho que ele quis dizer que o universo é 3D em todas as escalas, nós só vemos em 3D pois uma das dimensões "interage" com outra e nos da essa ilusão.  :olheira:
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2010, 19:19:46 »
Na minha opinião é mais fácil visualizar um universo 2D do que um 4D.
Existe alguma tecnologia que pode ser feita à partir desta constatação?
----------------------------------------------------------------------------
Resta-nos saber de que forma o forista Enio vai interpretar isto em suas reflexões e chegar à conclusão de que espíritos existem.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:02:31 »
Muito simples. O nosso universo poderia ter apenas duas dimensões espaciais. Mas outros universos paralelos, que parecem ser mesmo evidência, poderiam ter também duas dimensões espaciais, ou mais. Neste caso, a terceira dimensão, largura talvez, seja uma ilusão. Mas mesmo não havendo largura, ainda poderiam haver mais dimensões, por exemplo.

Ou seja, não é o fato de uma dimensão ser uma ilusão que demais outras das quais ainda não compreendemos bem seriam também uma ilusão. E mais, nós vemos o mundo em 3D porque temos dois olhos, que combinados nos dão o efeito de profundidade. Se tivéssemos só um olho no meio da testa, é bem provável que veríamos em 2D (ou pelo menos 2,5D, como evidenciado nos jogos 3D antigos, como Doom ou Duke Nukem).

O que eu quero dizer é que, pelo fato de uma dimensão ser uma ilusão, não significa que outras sejam uma ilusão também. Algumas dimensões poderiam ser sim uma ilusão, outras não, como a primeira e segunda dimensões.

Eu teorizo sobre a possibilidade do mundo espiritual ter maior número de dimensões observáveis. Mas é só especulação minha.

Se o universo tiver 11 dimensões ao todo, e se uma delas é ilusão, logo teríamos 10 dimensões no total. Lembre que a minha visão de realidade não se limita a este universo. Logo o fato de ter uma ou duas dimensões não interfere nas minhas reflexões.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:02:49 »
Acho que ele quis dizer que o universo é 3D em todas as escalas, nós só vemos em 3D pois uma das dimensões "interage" com outra e nos da essa ilusão.  :olheira:

foi isso que entendi, acho... :confuso:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:23:50 »

Outro dia mesmo estava me questionando sobre essas dimensões extras...algum físico pode explicar melhor?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:30:15 »
...

Ah, sério.
Não precisava ter respondido. Eu fiz uma brincadeira ( :hihi:) com o fato de você enfiar suas crenças em todas as áreas em que na ciência ainda não há consenso.

Não sei se essa hipótese [universo 2D] exclui as outras que propõem múltiplas dimensões.
O uiliníli já fez essa pergunta e ninguém respondeu ainda provavelmente por ser um área pouco entendida da física.
Eu acho que é por aí, tem umas equações que, se não me engano, só tem solução para 11 e 26 dimensões. Minha pergunta é se isso pode ser conciliado com essa proposta de universo holográfico ou se são teorias concorrentes.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Novembro de 2010, 23:43:19 »
E não é só quando há lacuna, mas eu também combino conceitos científicos com certos conceitos espiritualistas. Vai depender do conceito envolvido. Não chamaria de crenças, mas sim de indagações minhas. Quer dizer, que só poderia acreditar em algo que estivesse de acordo com a minha linha de raciocínio, e não em qualquer coisa.

Mas esta linha de raciocínio não é puramente espiritualista. Ela é em parte materialista. Eu frequento um fórum espírita, e, pela filosofia que expus lá, já teve até um ou alguns que me chamaram de ateu, enquanto vocês me chamam de religioso, daí fico na dúvida. Parece que nem o ateu e nem o espírita entende a minha verdadeira posição. Seria pela complexidade de meus conceitos?

Para alguns sou ateu, para outros sou espiritualista. É como se eu estivesse em terra de ninguém! Será que é isso que dá tentar encaixar conceitos científicos e espiritualistas? Às vezes nem mais sei se sou mesmo ateu (por tratar Deus como um mecanismo ao invés de entidade e por achar que Deus em si existe por acaso), ou se sou espiritualista (pelo fato de não negar a existência do espírito, de mundos paralelos e de uma causa primária).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:52:20 »

Outro dia mesmo estava me questionando sobre essas dimensões extras...algum físico pode explicar melhor?

Eis um "link" interessante para voce parcus.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!