Tirando a execrável faceta da "indústria da indenização", o Judiciário e o sistema legal estadunidense parecem ser bem mais ágeis e objetivos na resolução das pendengas do que os sistemas jurídicos sob a influência do direito romano.
A agilidade, a meu ver, tem menos relação com o sistema que, por exemplo e por aqui, com a lei. Tem como você ser mais específico?
Como um país realmente federalizado, nos EUA o
corpus legal obedece às especificidades das menores unidades federativas (condados), com exceção de alguns aspectos mais sensíveis, onde a legislação federal é prioritária, como Meio-Ambiente e Defesa. Esta descentralização e independência, somadas ao custo de uma ação judicial, agilizam as decisões.
Acho que outro fato que contribui para uma maior agilidade, é que muitos assuntos são decididos diretamente pela população por meio de
referenduns, o que poderia contribuir para uma diminuição do número de litígios, pois muitas matérias aprovadas seriam, em tese, produtos de um maior consenso. Bem, isto é apenas uma impressão, pois não tenho nenhuma evidência empírica.