o que diferiu eu nao sei, mas eu notei
muita coisa em comum entre a ICAR das idades Media e Moderna e o Fascismo:
· Culto a personalidade - o líder é infalível e inatacávelNo caso da Igreja, os lideres eram Deus e o Papa
· Nacionalismo - o país sempre em 1º lugarSubstituam "o país" por A Religiao/Cristo
· Totalitarismo - nada deve vir acima do EstadoNo caso da Igreja, nada deveria vir acima dos grandes "intermediarios de Deus" (no caso, a entidade ICAR)
· Militarismo - um pais forte tem que ter um exercito poderosoA Igreja deu bandeiradas pro militarismo varias vezes (Cruzadas, expansao do Imperio Carolingio, Colonialismo com força militar, etc)
· Corporativismo - existência de um único partido que organiza a sociedadeTalvez ate nao tenha tanto a ver, mas vemos que o catolicismo era a unica religiao que mandava naquela sociedade (se bem que tinham os senhores feudais tambem, aí eu acho que nao se pode falar muito de coisa unica). (eh, esse eh o ponto que eu fiquei com mais duvida)
· Anticomunismo - O comunismo é o grande inimigo em comumExperimentem trocar Comunismo por Paganismo.. o efeito eh curioso
· Antiliberalismo - ausência de liberdade sindical, econômica e de imprensaA Igreja foi um antiliberal poderoso, barrou muitas liberdades: economica (incluindo a coisa de condenar a usura, o lucro e etc), de imprensa (Index, queima de livros maias, restriçoes à imprensa [pelo menos por parte dos portugueses], etc.), cientifica (conte aí o cerco à imprensa e à literatura e os famosos casos de livros proibidos e de Galileu, Giordano Bruno e tantos outros que foram condenados por divulgarem uma Ciencia que desmentia cada vez mais a mitologia biblica), etc.
e
ainda hoje eh um grande antiliberal, mesmo sem tantas forças como outrora
· Grande maquina de propaganda controlada pelo EstadoA Igreja tambem tinha um impecavel sistema de propaganda e de caça a contrapropagandas
· Apoio das elites em temor ao comunismoA ICAR tambem teve apoio das elites em temor ao crescimento do capitalismo e do protestantismo (que por sinal era um tanto amigo dos burgueses.. pelo menos o calvinismo era)
Sem falar nas semelhanças com o
nazismo: enquanto o nazismo divulgava a ideia da "raça superior", o catolicismo tinha a bandeira do "cristianismo como unica religiao verdadeira" (hm.. pq nao "religiao superior"?). Ah, e eram anti-semitas tambem!
caracteristicas do fascismo extraidas de
http://geocities.yahoo.com.br/fld2001/nazifacismo.htmedit: Mais uma caracteristica!
· Romantismo - exaltaçao da emoçao, do heroísmo, da coisa subjetiva e da luta-por-um-sonho fervorosa, geralmente deixando de lado a RazaoTodos sabem que toda religiao (ou a maioria delas) geralmente antagoniza com a Razao e estimula um comportamento mais subjetivo e emocionativo. Obviamente a ICAR nao foi diferente na antagonizaçao ante a Razao.. e foi ate mais alem: preocupou-se em combater veiculos e personalidades mais racionalistas, incluindo a queima de livros e a perseguiçao a cientistas e filosofos