Autor Tópico: Igreja Medieval-Moderna vs. Fascismo  (Lida 623 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Igreja Medieval-Moderna vs. Fascismo
« Online: 27 de Julho de 2005, 16:53:24 »
o que diferiu eu nao sei, mas eu notei muita coisa em comum entre a ICAR das idades Media e Moderna e o Fascismo:

· Culto a personalidade - o líder é infalível e inatacável
No caso da Igreja, os lideres eram Deus e o Papa

· Nacionalismo - o país sempre em 1º lugar
Substituam "o país" por A Religiao/Cristo

· Totalitarismo - nada deve vir acima do Estado
No caso da Igreja, nada deveria vir acima dos grandes "intermediarios de Deus" (no caso, a entidade ICAR)

· Militarismo - um pais forte tem que ter um exercito poderoso
A Igreja deu bandeiradas pro militarismo varias vezes (Cruzadas, expansao do Imperio Carolingio, Colonialismo com força militar, etc)

· Corporativismo - existência de um único partido que organiza a sociedade
Talvez ate nao tenha tanto a ver, mas vemos que o catolicismo era a unica religiao que mandava naquela sociedade (se bem que tinham os senhores feudais tambem, aí eu acho que nao se pode falar muito de coisa unica). (eh, esse eh o ponto que eu fiquei com mais duvida)

· Anticomunismo - O comunismo é o grande inimigo em comum
Experimentem trocar Comunismo por Paganismo.. o efeito eh curioso

· Antiliberalismo - ausência de liberdade sindical, econômica e de imprensa
A Igreja foi um antiliberal poderoso, barrou muitas liberdades: economica (incluindo a coisa de condenar a usura, o lucro e etc), de imprensa (Index, queima de livros maias, restriçoes à imprensa [pelo menos por parte dos portugueses], etc.), cientifica (conte aí o cerco à imprensa e à literatura e os famosos casos de livros proibidos e de Galileu, Giordano Bruno e tantos outros que foram condenados por divulgarem uma Ciencia que desmentia cada vez mais a mitologia biblica), etc.
e ainda hoje eh um grande antiliberal, mesmo sem tantas forças como outrora

· Grande maquina de propaganda controlada pelo Estado
A Igreja tambem tinha um impecavel sistema de propaganda e de caça a contrapropagandas

· Apoio das elites em temor ao comunismo
A ICAR tambem teve apoio das elites em temor ao crescimento do capitalismo e do protestantismo (que por sinal era um tanto amigo dos burgueses.. pelo menos o calvinismo era)

Sem falar nas semelhanças com o nazismo: enquanto o nazismo divulgava a ideia da "raça superior", o catolicismo tinha a bandeira do "cristianismo como unica religiao verdadeira" (hm.. pq nao "religiao superior"?). Ah, e eram anti-semitas tambem!

caracteristicas do fascismo extraidas de http://geocities.yahoo.com.br/fld2001/nazifacismo.htm

edit: Mais uma caracteristica!

· Romantismo - exaltaçao da emoçao, do heroísmo, da coisa subjetiva e da luta-por-um-sonho fervorosa, geralmente deixando de lado a Razao

Todos sabem que toda religiao (ou a maioria delas) geralmente antagoniza com a Razao e estimula um comportamento mais subjetivo e emocionativo. Obviamente a ICAR nao foi diferente na antagonizaçao ante a Razao.. e foi ate mais alem: preocupou-se em combater veiculos e personalidades mais racionalistas, incluindo a queima de livros e a perseguiçao a cientistas e filosofos
so num te dou outra pq

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Igreja Medieval-Moderna vs. Fascismo
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2005, 17:08:58 »
comparação interessante, com ressalvas:
· Militarismo - um pais forte tem que ter um exercito poderoso
A Igreja deu bandeiradas pro militarismo varias vezes (Cruzadas, expansao franca, Colonialismo com força militar, etc)

a igreja apoiou algumas dessas iniciativas, mas nunca foi protagonista. expedições cruzadas sempre partiam de reinos cristãos, com a benção do papa mas sempre por iniciatiava destes reinos. o colonialismo também teve o alvará da igreja, mas nunca esta também foi protagonista...
expansão franca? você fala de carlos martel repelindo os mouros em poitiers? aquilo não foi bem expansionismo....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Re: Re.: Igreja Medieval-Moderna vs. Fascismo
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2005, 18:01:38 »
Citação de: bruno
expansão franca? você fala de carlos martel repelindo os mouros em poitiers? aquilo não foi bem expansionismo....

nao, nao eh esse, eh o expansionismo de Carlos Magno

e sobre o militarismo, eu acho que o proprio respaldo da ICAR às guerras (cruzadas, colonialismo, carlos magno, etc) ja descreve um militarismo, ainda que um militarismo indireto
so num te dou outra pq

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Re.: Igreja Medieval-Moderna vs. Fascismo
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:55:38 »
ninguem mais pra comentar?
so num te dou outra pq

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!