Autor Tópico: Vai faltar chocolate?  (Lida 2056 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Vai faltar chocolate?
« Online: 15 de Novembro de 2010, 20:03:53 »
Citação de: [url=http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/chocolate-devera-ser-iguaria-rara-em-20-anos]Veja.com[/url]
09 de Novembro de 2010
Chocolate deverá ser iguaria rara em 20 anos
Produção de cacau não acompanha consumo e a plantação da matéria-prima compete com alternativas mais rentáveis

Em 20 anos o chocolate pode se tornar uma iguaria rara. O consumo do doce está aumentando mais rápido que a produção de cacau, de acordo com a Associação de Pesquisa do Cacau da Inglaterra. Isso significa que o preço do chocolate deverá ficar muito mais caro no futuro.

De acordo com a associação, o preço do cacau dobrou nos últimos seis anos. Isso porque os produtores não recebem incentivos para replantar as árvores nas plantações. Além disso, o cacau só pode ser cultivado em zonas próximas à linha do Equador, compreendendo, em sua maioria, países em desenvolvimento, sem grandes recursos.

Grandes fabricantes de chocolate já uniram esforços e sequenciaram o genoma do cacau na tentativa de descobrir meios de produzir plantas mais fortes, adaptáveis a outros ambientes. Contudo, mesmo o cacau fortalecido deverá competir com alternativas mais rentáveis, como as plantas que possibilitam a produção de biocombustíveis e alimento — milho, cana e soja. Essas plantas trazem mais lucro ao produtor e são mais fáceis de serem cultivadas, de acordo com a associação inglesa.

Além de de procurar por alternativas com maior margem de lucro, como a borracha, pequenos produtores estão se mudando para grandes centros atrás de melhores empregos. O resultado, de acordo com o relatório publicado no jornal inglês The Independant, será o encarecimento do chocolate.

John Mason, diretor-executivo e fundador do Conselho de Pesquisa e Conservação da Natureza, com sede em Gana (África), disse que em 20 anos, o chocolate será como o caviar. "Será tão caro e escasso que o cidadão comum não conseguirá comprar". O mercado do chocolate já mostra uma tendência de alta de preços. O recente crescimento na indústria de 5,8 bilhões de dólares se deu apenas nos chocolates premium.

Citação de: [url=http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/%E2%80%9Cnao-vai-faltar-chocolate-no-brasil%E2%80%9D-diz-coordenador-do-ceplac]Veja.com[/url]
12 de Novembro de 2010
'Não vai faltar chocolate no Brasil'
Pesquisador brasileiro afasta futuro sombrio desenhado em estudo britânico e aposta que uma variedade de cacau barata e resistente a doenças pode dar ao Brasil a autossuficiência em dez anos

Por Marco Túlio Pires

Um estudo da Associação de Pesquisa do Cacau da Inglaterra divulgado esta semana previu um futuro sombrio: em até 20 anos, o cacau se tornará escasso, e o chocolate, uma rara iguaria. Até lá, porém, o setor brasileiro espera recuperar a boa forma e devolver ao país o posto de um dos maiores produtores de cacau do mundo. "Não vai faltar chocolate no Brasil", garante Mário Tavares, coordenador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão ligado ao Ministério da Agricultura. A aposta é uma muda de cacaueiro barata, altamente produtiva e resistente a fungos, capaz de contornar os obstáculos previstos pelos pesquisadores britânicos.

Há 21 anos, o Brasil era o segundo maior produtor de cacau do mundo. Mas um fungo chamado Moniliophtora perniciosa, causador de uma praga conhecida como vassoura-de-bruxa, atingiu de forma agressiva as árvores e fez com que a participação do Brasil no mercado mundial de cacau caísse de 14% para apenas 4%. De 400.000 toneladas, a produção brasileira caiu para 114.000 toneladas por ano. O fungo chegou a afetar 90% da produtividade de algumas lavouras e parte do setor ainda está endividado por causa dos prejuízos do início da década de 1990. O país hoje precisa importar. Das 200.000 toneladas consumidas no ano passado, 80.000 (40%) foram importadas, segundo Henrique Almeida, presidente da Associação de Produtores de Cacau do Brasil.

Apesar de a produção brasileira ter diminuído consideravelmente, o consumo de chocolate no mundo aumenta a uma taxa de 3% a 5% ao ano, segundo Almeida. Mas os números devem ser analisados com cuidado. Apenas em Xangai, na China, o consumo de chocolate fino aumenta 25% ao ano. O cacau dobrou de preço nos últimos seis anos justamente pela crise que afetou grandes produtores, como o Brasil. “Há 10 anos a tonelada do cacau custava 700 dólares, e hoje ela pode chegar a 3.100 dólares”, diz Almeida.

A busca do cacau perfeito - O Ceplac foi criado em 1957 e atua nos seis estados produtores de cacau: Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Realiza pesquisas com grandes empresas para desenvolver o cacau perfeito. Tavares explica que o órgão possui fazendas de pesquisa em parceria com grandes empresas de alimentos, como a Cargill, Mars e Nestlé. Juntos, os pesquisadores conseguiram desenvolver plantas de cacau de alta produtividade e resistentes à vassoura-de-bruxa. “Selecionamos as plantas através de várias gerações sem recorrer a alternativas transgênicas”. As plantas já estão disponíveis para os produtores. Na Bahia, existe uma biofábrica que vende mudas das plantas de alta produtividade por 40 centavos. Os produtores podem ainda optar por cultivar as mudas dentro da própria fazenda. “Hoje, a grande maioria dos produtores já está fazendo isso”, diz.

O objetivo do Ceplac é devolver ao Brasil o status de segundo maior produtor de cacau do mundo até 2020. “Nossa expectativa é de que em 10 anos sejamos autossuficientes em cacau e até possamos exportar o que sobrar das 300.000 toneladas que produziremos por ano, utilizando as novas plantas”. Mas para que isso aconteça, a Ceplac reconhece que muitos obstáculos precisam ser ultrapassados. O aumento nos preços dos insumos agrícolas e a falta de crédito para o agricultor dificultam o envolvimento de investidores.

Que petróleo que nada, precisamos ser autossuficientes em chocolate!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Vai faltar chocolate?
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:39:21 »
tô salvo, como tenho sorte de ser brasileiro!!!  :biglol:

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:45:36 »
Seria bom se a engenharia genética desenvolvesse um meio de plantar cacau fora dos tropicos. Assim eu poderia ter um pé de cacau no quintal da minha casa igual ao que tinha no Brasil :) .
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:45:59 »
[...]

Chocolate sim! Não esta droga que se vende aqui como tal...
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:46:36 »
Seria bom se a engenharia genética desenvolvesse um meio de plantar cacau fora dos tropicos. Assim eu poderia ter um pé de cacau no quintal da minha casa igual ao que tinha no Brasil :) .

Onde é que voce está morando biscoito1r?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:51:58 »

Se fudeu, biscoito :P
Chega um momento das nossas vidas em que temos que tomar uma decisão: queremos viver num país sério, desenvolvido e mais justo ou queremos viver em um país que é penta, tem água e tem chocolate? :P

[...]

Chocolate sim! Não esta droga que se vende aqui como tal...

Tendo de 55 % cacau para cima, pra mim tá ótimo...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2010, 21:54:05 »

Se fudeu, biscoito :P
Chega um momento das nossas vidas em que temos que tomar uma decisão: queremos viver num país sério, desenvolvido e mais justo ou queremos viver em um país que é penta, tem água e tem chocolate? :P

O penta, assim como o futebol, eu quero que se f... :twisted:

Agora sem a água e sem o chocolate, não dá! :biglol:
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2010, 22:03:50 »
Já sabemos o que causará a próxima grande guerra :P

E será uma guerra com um recorde de participação feminina  :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2010, 22:45:31 »
Eu tenho um, mas não sei o que faço com os frutos que colho.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2010, 23:44:37 »
Come, uai...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2010, 07:29:38 »
Come, uai...

Não são exatamente saborosos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2010, 09:59:39 »
Nao tem umas guerras la na Africa que sao financiadas pela industria do chocolate que compra o cacau dos caras?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2010, 10:37:16 »
Nao tem umas guerras la na Africa que sao financiadas pela industria do chocolate que compra o cacau dos caras?

Eu já ouvi falar em diamantes de sangue, mas chocolates de sangue é novidade :|

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2010, 08:11:27 »

Eu já ouvi falar em diamantes de sangue, mas chocolates de sangue é novidade :|

[Homer]Hnnnnn...Chocolate com morango.[/Homer]

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2010, 15:18:07 »
É a Tragédia dos Comuns :-|

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2010, 17:07:55 »
Imagino que em 20 anos vai ter gente plantando cacau nas coberturas da zona sul do Rio....

:D
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2010, 18:17:54 »
Ou então faremos chocolate de cupuaçu. Eu ainda não provei, mas conheço quem já tenha provado e dito que era bom.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2010, 18:40:55 »
Ou então faremos chocolate de cupuaçu. Eu ainda não provei, mas conheço quem já tenha provado e dito que era bom.
Cupuaçu não é a planta que os japoneses "inventaram" depois de uma visita ao Brasil?

EDIT: Essa mesmo...
Nos últimos anos, o cupuaçu esteve no centro de um debate internacional sobre biopirataria. A empresa japonesa Asahi Foods teve seu registro de uso exclusivo do nome cupuaçu cancelado na União Européia, Japão e Estados Unidos. Esse resultado só foi alcançado após esforços conjuntos de ONG's do Brasil e o Governo brasileiro, passando por ações junto à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, contra a empresa japonesa.[/quote}
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 18:43:28 por Diegojaf »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2010, 18:42:53 »
Essa mesmo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2010, 18:44:45 »
Essa mesmo.

Fico feliz que você tenha dito isso, porque se o Elton vier pentelhar alguém pelo uso correto do português, eu não estarei só... :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!