Autor Tópico: The surprising truth about what motivates us  (Lida 1060 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
The surprising truth about what motivates us
« Online: 18 de Novembro de 2010, 17:43:50 »
Eu ia colocar este video no tópico dos Melhores Videos da Internet, mas acho que ele merece seu próprio tópico!

<a href="http://www.youtube.com/v/u6XAPnuFjJc?fs=1&amp;amp;hl=pt_BR" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/u6XAPnuFjJc?fs=1&amp;amp;hl=pt_BR</a>

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re: The surprising truth about what motivates us
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2010, 12:15:25 »
Cara, esse negócio alegrou o meu dia (mais).

Taí um vídeo que vou começar a espalhar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2010, 13:09:55 »
Cara, esse negócio alegrou o meu dia (mais).

Taí um vídeo que vou começar a espalhar.

Engraçado que ele não parece ser um filme feito para alegrar ninguém, é um vídeo informativo, mas ele teve exatamente o mesmo efeito sobre mim, ele me deixou alegre e... motivado :)  Deve ser pela identificação que a gente tem com a ideia que ele passa, quem não ficaria feliz de ouvir que precisamos de autonomia, de projetos com um significado, de prazer...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2010, 23:47:28 »
Muito bom.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2010, 00:34:02 »
Gostaria de levar esse vídeo para o campo do ensino também. Na my opnion, isso é válido para a forma que o ensino é levado aqui: aulas que só falam o que está no livro e os professores ainda pedem para você reestudar a mesma bosta que ele deu na aula, ou seja, seu estudo é totalmente controlado pelo professor já que ele só cobra o que deu em aula praticamente. Fico indignado com isso... vou para a faculdade tirar uma soneca toda manhã só para não reprovar por falta. :(. Quando o trabalho é mais livre eu aprendo MUITO mais.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2010, 01:20:55 »
Acho que essa comparação faz muito sentido, parcus, até porque o sistema de incentivo oferecido na educação tradicional é muito semelhante ao dos pagamentos em dinheiro, que são criticados como ineficientes no vídeo. A diferença é que em vez de dinheiro nós somos premiados com notas, o que nos motiva a estudar não é a vontade de tirar um 10, é a necessidade de tirar a média, ou seja a mesma lógica de que os estímulos financeiros só funcionam até o ponto em que o profissional não precisa mais ter preocupações com dinheiro e que para além disso um pagamento maior não leva a um melhor desempenho.
Eu também sinto a mesma coisa sobre aprender melhor com um trabalho mais "livre", por assim dizer, eu estou há quase três anos fazendo iniciação científica e no último ano eu não tenho nem sido pago por isso, mas é um trabalho que eu gosto e em que eu tenho até bastante autonomia e eu aprendo muito mais, trabalho com bem mais prazer e sou muito mais produtivo do que perdendo tempo em sala de aula. Acho que a metodologia de ensino nas escolas e universidades em geral completamente equivocadas, eu estudo engenharia, mas na faculdade quase nunca eu sou incentivado a praticar a principal função do engenheiro que é criar soluções criativas para problemas de verdade, o curso em geral se limita a apresentar soluções prontas que somos obrigados a memorizar, e isso é generalizado, praticamente todos os cursos em praticamente todas as universidades são assim!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2010, 11:05:46 »
Autonomia? Recompensa? Propósito? Uau, queria ter uma atividade assim... :-(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2010, 11:08:38 »
Autonomia? Recompensa? Propósito? Uau, queria ter uma atividade assim... :-(

Não entendi!
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2010, 11:12:38 »
Não tenho nenhuma das três atualmente :/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2010, 11:20:13 »
Não tenho nenhuma das três atualmente :/

Mas voce não tem outras formas de compensação, como a estabilidade no emprego e a aposentadoria integral?
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2010, 11:25:09 »
"Estabilidade" é muito relativa. Eu chamaria de "estagnação", ou "engessamento", já que não posso me mover para cima ou sequer para os lados. Já aposentadoria integral não deixa de ser uma boa coisa. Mas eu almejo mais do que uma cenoura na ponta de uma linha...

E é por isso mesmo que o plano segue sendo encontrar outra coisa melhor.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:15:23 »
"Estabilidade" é muito relativa. Eu chamaria de "estagnação", ou "engessamento", já que não posso me mover para cima ou sequer para os lados. Já aposentadoria integral não deixa de ser uma boa coisa. Mas eu almejo mais do que uma cenoura na ponta de uma linha...

E é por isso mesmo que o plano segue sendo encontrar outra coisa melhor.

Você é o quê mesmo? Professor universitário?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:25:52 »
Quem me dera...!

Burocratazinho CLT na Prefeitura-RJ. Tentando ir pra Angra dos Reis trabalhar na usina, tão logo chamem (se chamarem); ou desistir de vez e ir dar aula em colégio. Até isso seria melhor que meu atual emprego.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:31:17 »
Nossa, que bosta, Dbohr... espero que você consiga mesmo sair daí, ninguém merece esses trabalhinhos de Sísifo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:36:28 »
Nossa, que bosta, Dbohr... espero que você consiga mesmo sair daí, ninguém merece esses trabalhinhos de Sísifo.

Bom, eu adoro ensinar, mas odeio dar aula, se é que você me entende... por isso resisti tanto à idéia de tirar a Licenciatura, mas não dá mais para esperar. Se a ficha de Angra não cair, a Licenciatura vai ser minha tábua de salvação. E aí, quem sabe não consigo colocar os princípios do vídeo em prática na sala de aula?

É um sonho que tenho! :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:43:56 »
Bom, eu adoro ensinar, mas odeio dar aula, se é que você me entende... por isso resisti tanto à idéia de tirar a Licenciatura, mas não dá mais para esperar. Se a ficha de Angra não cair, a Licenciatura vai ser minha tábua de salvação. E aí, quem sabe não consigo colocar os princípios do vídeo em prática na sala de aula?

É um sonho que tenho! :ok:

Eu entendo o que você quer dizer e acho que me sinto igual também, ensinar é muito diferente de dar aula.
Mas que história é essa com Angra, você passou em concurso, mas não foi convocado?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:52:01 »
Sim, em modalidade de cadastro de reserva. Nunca mais caio nessa besteira... fiquei em segundo lugar e só chamaram o primeiro até agora, quase dois anos depois. O concurso perde a validade em abril de 2011 (embora ainda possa ser renovado). Minha esperança é que eles fizeram um outro concurso neste ano para suplementar algumas posições e pediram mais da mesma opção para a qual me inscrevi em '08. Então há alguma chance ainda.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2010, 13:10:54 »
Quem me dera...!

Burocratazinho CLT na Prefeitura-RJ. Tentando ir pra Angra dos Reis trabalhar na usina, tão logo chamem (se chamarem); ou desistir de vez e ir dar aula em colégio. Até isso seria melhor que meu atual emprego.

Tente conciliar as duas coisas, pois voce parece ter "jeito para coisa".
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2010, 13:15:44 »
Sim, em modalidade de cadastro de reserva. Nunca mais caio nessa besteira... fiquei em segundo lugar e só chamaram o primeiro até agora, quase dois anos depois. O concurso perde a validade em abril de 2011 (embora ainda possa ser renovado). Minha esperança é que eles fizeram um outro concurso neste ano para suplementar algumas posições e pediram mais da mesma opção para a qual me inscrevi em '08. Então há alguma chance ainda.

Eu fiz apenas um concurso na vida para professor, em 1995 na UFPR, e fiquei em segundo lugar. Aguardei por mais dois anos, pois caso o primeiro lugar tivesse desistido (o que eu não queria, pois ele era - é - meu amigo) ou abrisse uma nova vaga eu seria chamado. Mas infelizmente não ocorreu.

Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2010, 13:19:20 »
A modalidade de cadastro de reserva é particularmente cruel porque não há vagas definidas. A empresa chama quando quiser; e se não chamar fica por isso mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!