Acho que essa comparação faz muito sentido, parcus, até porque o sistema de incentivo oferecido na educação tradicional é muito semelhante ao dos pagamentos em dinheiro, que são criticados como ineficientes no vídeo. A diferença é que em vez de dinheiro nós somos premiados com notas, o que nos motiva a estudar não é a vontade de tirar um 10, é a necessidade de tirar a média, ou seja a mesma lógica de que os estímulos financeiros só funcionam até o ponto em que o profissional não precisa mais ter preocupações com dinheiro e que para além disso um pagamento maior não leva a um melhor desempenho.
Eu também sinto a mesma coisa sobre aprender melhor com um trabalho mais "livre", por assim dizer, eu estou há quase três anos fazendo iniciação científica e no último ano eu não tenho nem sido pago por isso, mas é um trabalho que eu gosto e em que eu tenho até bastante autonomia e eu aprendo muito mais, trabalho com bem mais prazer e sou muito mais produtivo do que perdendo tempo em sala de aula. Acho que a metodologia de ensino nas escolas e universidades em geral completamente equivocadas, eu estudo engenharia, mas na faculdade quase nunca eu sou incentivado a praticar a principal função do engenheiro que é criar soluções criativas para problemas de verdade, o curso em geral se limita a apresentar soluções prontas que somos obrigados a memorizar, e isso é generalizado, praticamente todos os cursos em praticamente todas as universidades são assim!