Autor Tópico: Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP  (Lida 566 vezes)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP
« Online: 19 de Novembro de 2010, 02:37:54 »
Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

Qua, 17 Nov, 05h20

Uma ordem de serviço assinada pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Tatuí (SP), capitão José Natalino de Camargo, causa polêmica na cidade. Ele mandou retirar todos os crucifixos e imagens de santos católicos das unidades sob seu comando. Hoje, os 11 vereadores da Câmara local assinaram moção repudiando a medida tomada pelo militar. Camargo alegou que a exibição de símbolos católicos em repartições públicas causa "constrangimento" a pessoas que professam outra fé.

Para ele, imagens e crucifixos fazem "apologia" da religião católica e contribuem para a "manutenção da falsa crença de que aquela religião seria a única detentora da benesse estatal". O capitão invocou ainda a Constituição Federal que, segundo ele, estabelece que o Estado brasileiro é laico e, portanto, a exibição dos símbolos seria ilegal e inconstitucional. A comunicação foi repassada às unidades e postos dos bombeiros sob o comando do Grupamento de Tatuí, com ordem para cumprimento imediato.

Na moção aprovada por unanimidade, os vereadores consideram que o militar usou termos desrespeitosos ao se referir aos símbolos católicos. "O ato é arbitrário, com expressões equivocadas, desrespeitosas e imprudentes sobre a religião católica, refletindo total falta de sensibilidade", diz a nota da Câmara.

De acordo com os vereadores, a ordem de serviço fere o livre direito de professar a fé, também defendido pela Constituição. O comando regional da Polícia Militar (PM), ao qual se subordinam os bombeiros, não se manifestou a respeito. O pároco de Tatuí, padre Milton de Campos Rocha, estava em viagem e não foi localizado.

http://br.noticias.yahoo.com/s/17112010/25/manchetes-bombeiro-proibe-crucifixo-causa-polemica.html
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2010, 13:16:29 »
Mas o
De acordo com os vereadores, a ordem de serviço fere o livre direito de professar a fé, também defendido pela Constituição. O comando regional da Polícia Militar (PM), ao qual se subordinam os bombeiros, não se manifestou a respeito. O pároco de Tatuí, padre Milton de Campos Rocha, estava em viagem e não foi localizado.

Mas o que a constituição define é o livre direito de um indivíduo professar a sua fé.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2010, 13:22:18 »
Eu não sei os termos que o comandante usou e se são de fato desrespeitosos, o que de fato seria condenável, mas ele tem toda a razão na verdade. Símbolos religiosos em repartições públicas são tão inapropriados quanto flâmulas do Flamengo.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2010, 16:01:59 »
Eu não sei os termos que o comandante usou e se são de fato desrespeitosos, o que de fato seria condenável, mas ele tem toda a razão na verdade. Símbolos religiosos em repartições públicas são tão inapropriados quanto flâmulas do Flamengo.

Entre crucifixos e flâmulas do Flamengo sou mais os crucifixos...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2010, 20:37:18 »

Tb acho, gostaria de ver a reação dos vereadores se alguém quisesse fazer uso de seu direito religioso colocando algumas velas pretas e uma cabeça de bode no lugar do símbolo cristão.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2010, 23:14:41 »
Essa é de longe a questão mais inútil e desmoralizante do laicismo, só empatando com o "Deus seja louvado" nas cédulas, que acaba sendo um pouco mais comprometedor em imagem por não ter apoio dos evangélicos.

Temma

• Visitante
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2010, 02:11:58 »
Essa é de longe a questão mais inútil e desmoralizante do laicismo, só empatando com o "Deus seja louvado" nas cédulas, que acaba sendo um pouco mais comprometedor em imagem por não ter apoio dos evangélicos.

Lembrei do sumido Hrrr, que implicava com o Deus seja louvado das notas

E eu acho interessante a idéia de tirar simbolos religiosos de escolas públicas e fóruns.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!