Autor Tópico: Papa Bento 16 defende uso da camisinha em casos de prostituição  (Lida 2473 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Papa Bento 16 defende uso da camisinha em casos de prostituição
« Online: 20 de Novembro de 2010, 19:27:50 »
Eu quase postei no tópico de notícias bizarras, declaração surpreendente do sumo patife. É um primeiro passo...  :ok:

Citação de: [url=http://www1.folha.uol.com.br/mundo/833652-papa-bento-16-defende-uso-da-camisinha-em-casos-de-prostituicao.shtml]Folha[/url]
20/11/2010 - 15h33
Papa Bento 16 defende uso da camisinha em casos de prostituição

Num livro de entrevistas que será lançado na terça-feira (23), o papa Bento 16 afirma que o uso de preservativos por prostitutas pode ser aceito para evitar a disseminação do vírus da Aids, marcando assim o primeiro sinal de abertura ao tema na história do Vaticano.

Na série de entrevistas que será publicada na Alemanha, país natal do pontífice de 83 anos, Bento 16 é questionado quando a Igreja Católica não é fundamentalmente contrária ao uso da camisinha.

"Com certeza (a Igreja) não vê (o preservativo) como uma solução real e moral", respondeu o papa, que celebrou neste sábado uma cerimônia para oficializar 24 novos cardeais no Vaticano.

"Em certos casos, quando a intenção é reduzir o risco de infecção, pode ser, no entanto, um primeiro passo para abrir o caminho a uma sexualidade mais humana", completou o líder de 1,1 bilhão de católicos do planeta.

O livro, que tem como título "Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais do Tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista alemão "Peter Seewald". Trechos da obra foram publicados na edição deste sábado do "Observatório Romano", o jornal da Santa Sé.

Até o momento, o Vaticano tinha como orientação padrão a proibição ao uso de qualquer forma de contracepção, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis, posição que vinha atraindo fortes críticas da comunidade internacional, em vista da situação alarmante de contágio por HIV no mundo.

Bento 16 provocou revolta internacional em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, que na opinião dele até agravava o problema.

A declaração foi fortemente criticada por países como a Alemanha e a França, além da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) encarregada de lutar contra a propagação da Aids no mundo.

POLÊMICA

Ainda em 2009, durante sua primeira visita à África, Bento 16 disse a bordo do avião que o levava ao continente que a Aids "é uma tragédia que não pode ser superada com o dinheiro e nem com a distribuição de preservativos, os quais podem aumentar os problemas".

A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre se os ensinamentos da Igreja Católica não eram "irrealistas e ineficazes" em relação à Aids.

O papa defendeu que a epidemia só pode ser impedida com uma renovação moral no comportamento, a "humanização da sexualidade".

A declaração atraiu o repúdio da França, país tradicionalmente católico mas relativamente liberal em questões sociais.

Paris "manifesta a sua forte preocupação com as consequências das declarações de Bento 16", disse na época o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Eric Chevallier.

"Embora não caiba a nós julgar a doutrina da igreja, consideramos que essas declarações põem em perigo as políticas públicas de saúde e o imperativo de proteger a vida humana", disse Chevallier.

Ainda em 2009, a então ministra da Saúde da França, Roselyne Bachelot, falou de forma mais emocional contra a posição do papa, dizendo à rádio RTL que Bento 16 "proferiu uma monstruosa mentira científica" que foi um desserviço para as mulheres africanas que, segundo ela, "encontram dificuldade em fazer aceitável o uso do preservativo, que pode protegê-las ".

O ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé foi mais longe, afirmando que "este papa começa a ser um verdadeiro problema, dado que ele vive em uma situação de total autismo".

PEDOFILIA

Ainda na sexta-feira (19), cardeais católicos de todo o mundo foram convocados pelo papa a Roma para uma reunião extraordinária no Vaticano para discutir liberdade religiosa, a aceitação de convertidos da Igreja Anglicana, e principalmente, a crise de pedofilia que assola a Igreja em todo o mundo desde meados de abril deste ano.

Nos últimos anos, o Vaticano tem intensificado seus apelos por liberdade religiosa para os cristãos em países de maioria islâmica, principalmente a Arábia Saudita. Lá, não pode haver cultos públicos não-islâmicos, e converter muçulmanos a outras religiões pode acarretar a pena de morte.

O Vaticano também tem manifestado preocupação com os cristãos do Iraque, onde neste mês 52 pessoas --entre fiéis e policiais-- foram mortos durante a ocupação de uma igreja por militantes da Al Qaeda.

Os atuais e os novos cardeais também ouvirão relatos sobre o escândalo de pedofilia no clero, que tem abalado a Igreja em diversos países. Vítimas de abusos sexuais organizaram protestos em Roma para coincidir com a reunião. Elas acusam o Vaticano de não se empenhar suficientemente para proteger os menores de futuros abusos do clero.

"Queremos que os bispos entreguem à polícia e aos promotores os prontuários pessoais de clérigos que sejam acusados de forma comprovada, admitida ou crível de terem molestado crianças", disse Barbara Blaine, líder da entidade norte-americana Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Papa Bento 16 defende uso da camisinha em casos de prostituição
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2010, 20:41:31 »
A ICAR tarda, mas as vezes corrige parcialmente alguma falha ... e essa até que não demorou muito ... só meio século ...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2010, 21:50:42 »
Um dos motivos que implico com religiões ortodoxas... elas mandam em você. No caso do uso de camisinha, isso é ridículo! É por causa destas proibições que nascem tantos inúteis no mundo. Principalmente aqui no Rio que acaba virando bandidinho. Alguns dizem que a felicidade do pobre é ter filho... e esse pensamento tem sua origem na igreja, na bíblia. Pra mim a igreja gera muito tabu.

E mais, porque se deixar controlar pela igreja? Porque querer se manter católico e se submeter a essa instituição que só quer mesmo é te controlar? Questão de fé, ignorância ou questão de inclusão social? Acho que devem ser as três.

Se eu tivesse que escolher entre ser católico ou ateu, acho que preferia ser ateu pra poder então trepar à vontade (entre outras coisas). Pelo menos o espiritismo não tenta mandar em você (não pretendo promover essa religião) e isso é verdade, ainda que hajam muitos dos ditos entusiastas, que às vezes me parecem ridículos. Só espero que o que ocorre com a igreja agora não ocorra no meio espírita. Mas infelizmente a tendência é que o próprio meio espírita fica com aspecto cada vez mais religioso e essa é a tendência.

E ao contrário do que muitos pensam, esse papa é falível. Nunca tive motivos para ter fé numa autoridade religiosa, nem mesmo antigamente. Esse papa também tem cara daquele Sith, mestre de Darth Vader.  :histeria:

E eu não preciso de uma autoridade religiosa que me diz o que tenho que fazer.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:03:26 »
mas enio, o espiritismo tambem é contra o uso da camisinha...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:26:26 »
Bem, quanto a isso não tenho certeza. Mas uma coisa que deve ficar claro é que eu não sigo cegamente o que o espiritismo diz. O que estou tentando dizer é que este não tem aquela autoridade papal (o que é realmente ridículo e hipócrita) :no:. No âmbito religioso, estou mais próximo do espiritismo, porém, como devo dizer, eu não sou escravo dele, da moral cristã (melhor dizendo, da igrejista).

Eu apenas uso do espiritismo como uma forma de entender as coisas, mas no campo moral, tenho a minha moral, que diz que deve-se usar camisinha o quanto possível para ter controle populacional e não gerar filhos inúteis (me refiro principalmente aos de classe pobre ou miserável) que vão virar bandido, se os pais não estiverem preparados para criar um filho.

Jesus não manda em mim e eu escolho o que é realmente útil a mim em sua moral... aliás, ele fala de camisinha? Não. Quem não aprova o uso de camisinha são os grupinhos religiosos entusiastas em seu sentimentalismo que se dizem racionais mas que parecem temer questionar certos dogmas para fins práticos... como o da camisinha. Por conveniência, talvez? Ou por questão de fé?

Por mim, aconselho usar o quanto puder. Trepe o quanto quiser, e só faça filho quando estiver realmente preparado. Só não trepe demais para não viciar!  :ok:

Me considero um espírita do tipo independente ou divergente (é espírita sem ser escravo de conceitos impostos por grupos religiosos). Se baseia na lógica espírita (porém de forma não integral), e monta seus próprios conceitos e pretende ser independente nisso, auto-suficiente.

Eu implico com os entusiastas porque perdi o motivo para ficar entusiasmado nesta vida. Parece que nada mais me impressiona. Ou será que é porque eu não me deixo impressionar para evitar que isto prejudique as minhas reflexões? Para que eu não caia no fanatismo? Pois tenho medo de me entusiasmar com algo e ficar mais irracional, sabe? Não deixo o entusiasmo ditar o meu raciocínio, pois isso é irracionalidade.

Os entusiastas acham que algo de fora irá salvá-los. Mas eu já não penso mais desta forma por questões lógicas.

Bem, com isso quero dizer que nunca deixo um grupo religioso mandar em mim ou pensar no meu lugar. É mais divertido pensar por conta própria.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:30:06 »
Será que o papa está aconselhando os seus subordinados para que assim procedam antes de praticarem pedofilia? :twisted:
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:00:40 »
sumo patife

Essa foi legal, serviu como uma luva no Bento Anti-aérea. :biglol:

"Sumo Patife Bento Anti-aérea" :histeria:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2010, 01:13:53 »
sumo patife

Só para dar crédito a quem é devido, não fui eu quem inventou essa trocadilho, logo a pessoa que vai queimar mais tostadinho no mármore do inferno é, se não me engano, o saudoso forista Luiz Fabris.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2010, 01:19:05 »
Bom, tomara que um dia também deixem os padres finalmente pegarem mulher em paz.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2010, 01:21:15 »
Bom, tomara que um dia também deixem os padres finalmente pegarem mulher em paz.

Tomara que não, eu já estou mal com a competição que há hoje, imagina se as mulheres tiverem ainda mais opções?  :P

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2010, 08:12:33 »
sumo patife

Só para dar crédito a quem é devido, não fui eu quem inventou essa trocadilho, logo a pessoa que vai queimar mais tostadinho no mármore do inferno é, se não me engano, o saudoso forista Luiz Fabris.

Nos encontraremos lá, é melhor que aturar um bando de evangélicos enchendo o nosso saco no Paraíso. :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2010, 08:14:44 »

Opção sexual não muda só porque permitiram algo, então vão continuar correndo atrás de crianças. :hihi:

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:42:03 »
"Humanização da sexualidade"... é de fato... as pessoas deveriam parar de transar com cabritas e galinhas, principalmente as galinhas... fico com muita pena delas!!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:09:04 »
Só falta ser o Bento XVI o papa que abandonorá velhos e defasados dogmas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:19:22 »
Chico Bento 16 e 1/3 deveria defender o uso da camisinha também em casos de pedofilia, já que este é um problema sem solução no seu rebanho.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:13:52 »
Só falta ser o Bento XVI o papa que abandonorá velhos e defasados dogmas...
Bem, considerando a posição ultra-conservadora e intransigente do seu antecessor e o fato de Ratzinger antes de assumir o papado ter sido nada menos que o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (ou Inquisição, para os íntimos), essa declaração dele é surpreendente e totalmente inesperada. A essa hora já deve ter gente da TFP e Opus Dei clamando por aí que ele é um enviado do Anti-Cristo para corromper a ICAR...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2010, 13:31:39 »
Meu medo é que aconteça como no caso da ecologia (fui "ensinado" que o mundo/plantas/animais são presentes divinos para pleno uso dos filhos de deus), das mulheres (e olha que na conferência do Cáiro de 1998 o vaticano disse considerar direitos da mulher como humanos seria ir longe demais  :olheira:), da segunda guerra mundial (não...Pio XII não foi o defensor dos Judeus como queriam passar na sua betificação) e da ditadura (começou com a marcha pela pátria, família e deus e posteriormente o Papa João Paulo II disse que o regime estava no poder por vontade divina e quem se oposse a ele estava se opondo a deus).

Agora a versão é que foram desde sempre movimentos originados, gerenciados e historicamente defendidos pela matre santa igreja.  :?
O que eu acho uma BAITA hipocrisia.  :no: :olheira:

Aliás como está acontecendo com a pedofilia...
Depois da tantos anos e da chincha que a Igreja Catôlica tomou só agora estão se organizando sobre o assunto (claro que sem qualquer indício real de punição) e já ouvi falando como o clero sempre se opoz ao ato, combatendo e defendendo as vítimas (que o chico bento acusou de "se voltar contra a verdadeira família!" e ameaçar de escomunhão quem ousa-se denunciar).

PS: no curso de noivos houve uma palestra de como a camisinha era porosa e se deixava passar os espermatozoides deixava passar os vírus e no mesmo ano um amigo meu fez uma palestra sobre DST a pedido do padre e ele falou para "pegar pesado".
Quando eu vi as fotos que passaram para o grupo de jovens EU quase virei celibatário.  :nojo: :susto: :chorao:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2010, 14:26:39 »
Começou com um texto:

Quem ainda segue o que diz Bento 16?

Com todo respeito aos fiéis seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana, entre os quais me incluo, mas não dá para ficar calado diante das últimas manifestações do papa  Bento 16 sobre o que podemos ou não fazer nas nossas vidas. No meio do bestialógico publicado ou levado ao ar neste final de semana sobre as declarações dadas num livro-entrevista, como se alguém ainda estivesse interessado em ouvir o que pensa e diz este papa, salva-se a carta do leitor Renato Khair, publicada na Folha desta segunda-feira:

“Se o papa Bento 16 e a Igreja Católica são a favor ou contra o uso da camisinha (ou do aborto ou da união entre pessoas do mesmo sexo) é absolutamente irrelevante e não deveria fazer a menor diferença”.

É o mesmo que penso a respeito deste assunto, como se a palavra do papa continuasse sendo lei a ser obedecida cegamente por todos os católicos. Seus novos “mandamentos” sobre o uso da camisinha são de tal forma fora de tempo e de lugar, de propósito e de sentido, que o sumo pontífice mereceria uma advertência dos editorialistas do Estadão, como já aconteceu em outros tempos, quando a Igreja Católica defendia os perseguidos pelo regime militar.

Qual o efeito prático de tanto barulho em torno da manifestação papal sobre o uso de camisinhas? Vai mudar alguma coisa? Já posso imaginar os sindicatos de prostitutas em todo o mundo convocando assembléias extraordinárias. Gigolôs em polvorosa. Farmácias e camelôs providenciando reforço nos estoques de preservativos e indústrias comprando novos equipamentos para aumentar a produção.

Depois da sua extemporânea e infeliz intromissão na recente eleição presidencial brasileira, em que ressuscitou a questão do aborto, já estaria na hora de alguém mais próximo ao papa recomendar-lhe um bom repouso, antes de voltar a se manifestar sobre o uso de preservativos por prostitutas, o que obrigou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a sair dos seus cuidados e vir a público no final de semana para “explicar” o que Bento 16 queria mesmo dizer.

“No raciocínio do papa, está claro que não se trata de uma mudança revolucionária”, mas de uma “visão compreensiva”, para levar uma humanidade “culturalmente muito pobre rumo a um exercício mais humano da sexualidade”, disse Lombardi, em nota distribuída pelo Vaticano. Ah, bom…

Sempre me pergunto o que padres, bispos e papas entendem deste assunto, já que estão condenados ao celibato eterno, a ponto de dar lições de moral a nós pecadores, ainda mais depois das reiteradas denúncias da prática de pedofilia envolvendo religiosos que agora vêm a público. Não seria mais razoável cuidar primeiro do seu próprio quintal?

No livro-entrevista publicado pelo jornalista alemão Peter Seewald, o papa disse que não ficou “totalmente surpreso” com os escândalos dos padres pedófilos, mas que a repercussão do caso provocou-lhe “um choque enorme”.

Menos mal que Bento 16, nesta mesma entrevista, tenha questionado a infabilidade papal _ “já que um pontífice também erra” _ como ele mesmo tem feito questão de provar desde que assumiu o trono de Pedro.

“Obviamente, o papa pode se equivocar. Ser papa não significa se considerar um soberano cheio de glória, mas alguém que dá testemunho do Cristo crucificado”, afirmou ainda o papa alemão. Aos 83 anos, ele admite que “as forças vão diminuindo”, o que sugere aplicar a ele o mesmo ”silêncio obsequioso” que recomendou ao frade franciscano Leonardo Boff, meu bom e velho amigo, antes de expulsá-lo da igreja.

Diante da contínua perda de fiéis para outras denominações religiosas, seria de bom senso recomendar ao chefe da Igreja Católica, que disse não pensar em renúncia, para ocupar seu tempo mais com o seu público interno para saber o que acontece nas sacristias e menos em dar lições de moral ao rebanho.

Como bem diz o leitor Renato Khair:

“É realmente espantoso que, em pleno século 21, milhões de pessoas ainda abram mão da sua liberdade de escolha, de sua racionalidade, de suas convicções íntimas e aceitem que alguma suposta autoridade (papa, igreja, presidente, general) lhes diga o que é certo ou errado e como devem viver as suas próprias vidas”.

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2010/11/22/quem-ainda-ouve-o-que-diz-bento-16/

A reação católica fez os comentários explodirem:

Quem é Ricardo Kotscho?
Ah!, é apenas mais um repórter que usa de sua posição de prestígio para vomitar sua opinião como se fosse uma verdade absoluta e, que todos os leitores são obrigados a acreditar que ele seja o papa da imprensa brasileira.
Quanta asneira ditas em tão poucas linhas, ah!, mas o repórter ou o jornalista é imparcial, ele escreve ou descreve a opinião do povo. Quando não se tem mais competência para escrever, ou seus artigos são despresados pelos leitores e, o eminente fracasso bate à porta do velho jornalista, vem a depressão. O que fazer? Já sei!. Hoje, dá ibope criticar a Igreja Romana ou o seu Chefe. Ai meu amigo, a conta bancária no vermelho fala mais alto. Você se esquece do seu passado e bafóra sua estupidez cuspindo no prato que comeu e o fez homem. Os textos e livros do senhor Ricardo são despresados pelos sábios leitores modernos, que só o leem, como esse artigo sobre Bento 16, para criticá-lo e aconselhar a aponsentadoria. è deprimente a opinião desse sr.
Apesar do extenso curriculo, do editor deste blog, ainda lhe falta muito conhecimento sobre assuntos que envolvem as declarações do Papa. Como ele mesmo disse, existem assuntos que não se tem competência para manifestar-se, resumindo-se a palpites. Entendo que o Papa quando se manifesta a respeito de um determinado assunto, o faz em nome do seu predecessor Jesus Cristo. Assim, seria melhor que se manifestasse sobre assunto que realmente entende, deixando os ensinamentos cristãos a quem tem autoridade. Além disso, Jesus nunca obrigou ninguém a seguir seus ensinamentos. Quem tiver ouvido que ouça!
Vamos lá. Você católico?? nunca foi se fosse não ia escrever tanta besteira. Você diz para o IBGE que é católico mas, para mim que sou praticante não. Nunca li o que vc escreveu foi a primeira e última, você acertou ele é o sucessor de Pedro, então é igreja que tem que mudar? a igreja que Cristo fundou e não o mundo? Cristo que tem que se dobrar para os outros? e não eu?. Ele morreu por causa de você(s). Como eles sabem de sexo se não praticam? não sou cientista mas sei que a gravidade é quem me mantem no chão. A igreja esta perdendo fiéis? ótimo só vai ficar quem é fiél a Cristo quem estava de fachada vaza, vão embora mesmo. maçã podre vai embora, não contamina a todos. Você católico? rsrsrsrs.
Amigo de Leonardo Boff? ta explicado muita coisa. Se converta ainda da tempo.
O Que vc sabe da Igreja Catolica ? Pelo visto nada.
Acho que vc deveria usar esse seu extenso curriculo para se aprofundar ainda mais na sua profissão, pois, se dependermos de pessoas como vc para divulgar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo estaremos perdidos e é por isso que a Igreja Catolica perde seus fiéis, pois Catolicos Ignorantes, como o Senhor, migram para outras seitas, pois querem fazer da Religião um Pluralismo Religioso, onde se oferecem varios produtos, tipo um supermercado, aonde vc entra e compra o que lhe convem. Já dizia o Papa Pio XII que o plano de Satanás é convencer as pessoas primeiramente que não precisamos da Igreja Católica, depois que não precisamos de Cristo e por final que não precisamos de Deus…” Portanto seja mais um pouco educado e reveja seus conceitos e ate mesmo se retratar. Um abraço e que DEUS tenha misericordia no dia do seu Juizo Particular.
E quem é vc para falar da instituição papado? Um relativistinha! O papa pode não ser referência para vc… quem se importa com vc. Desde quando a maioria é referência para verdadeiro e falso, bom ou mau? Veja os candidatos que a maioria escolheram nestas eleições.
“Daquilo que se ignora a melhor coisa é calar-se”(Nicolau de Cusa)
Siga este sábio conselho. Suspenda seus juízos. Vc não tem condições de emiti-los.

Isso é o que teve de mais leve. Por causa disso saiu outro texto:
A fé, a má-fé e o fanatismo religioso

Política, futebol e religião são temas que sempre provocam polêmicas entre os leitores, eu sei, mas ainda não tinha visto nada parecido com o que aconteceu esta semana. Ao indagar no post “Quem ainda segue o que diz Bento 16?”, um texto sobre as suas mais recentes declarações a respeito do uso da camisinha, acabei despertando a ira de católicos mais ortodoxos, que invadiram o Balaio desde segunda-feira com uma enxurrada de comentários histéricos e ensandecidos de papistas em defesa de seu líder espiritual.

Parecia coisa de uma central de pronta-resposta, tão mal escritos eram os comentários, em estilo capenga e com palavras chulas, a exemplo do que vimos na recente campanha eleitoral, entre o primeiro e segundo turnos. Poucos se dignaram a responder à questão levantada pelo Balaio, limitando-se a ofender o autor. Nunca fui tão xingado na vida.

Além de pedir minha expulsão imediata da Igreja Católica e a censura ao blog, alguns igrejeiros mais xiitas chegaram perto de me mandar para a fogueira. Devem ser os mesmos que vivem pregando a favor da liberdade de imprensa e de expressão - da imprensa deles e da expressão deles, é claro, não dos outros. Ou o infalível Bento 16 pode falar o que quiser e nós, os simples mortais, não? Em qual dos muitos livros bíblicos citados isto está escrito?

Até os termos usados foram semelhantes aos do catecismo empregado na campanha eleitoral: velho, idiota, comunista, gagá, ateu, evangélico, traidor, idiota, Judas Iscariotes, cocho mental, excomungado e por aí afora. Ao contrário da limpeza que costumo fazer para manter o asseio do blog, deixei de propósito alguns comentários mais escatológicos para que os leitores possam constatar a que ponto chegam a estupidez e a irracionalidade de uma camada da população ainda mais radicalizada após as eleições. 

Ao começar a escrever este post, já havia liberado mais de 550 comentários sobre o assunto, fora as centenas que eram absolutamente impublicáveis e tiveram que ser deletados. No país laico em que vivemos, graças a Deus, somos todos livres para professar a nossa fé, mas a intolerância e a má-fé demonstradas em muitas destas manifestações nos levam a refletir sobre os males que podem ser causados pela intolerância que leva ao fanatismo religioso. Só mesmo lendo estes comentários para entender o que estou querendo dizer.

Não sei se isto ainda é sequela das baixarias da última campanha eleitoral, quando a religião foi utilizada no submundo da internet e de alguns templos para salvar uma candidatura presidencial a qualquer custo, levando a cenas explícitas de preconceito e violência nas ruas e na internet, mas o fato é que em mais de dois anos de Balaio é a primeira vez que o debate descambou desse jeito, justamente quando o assunto era religião. Nem futebol nem política chegaram perto. 

Misturaram política com religião e agora estão misturando religião com política. Será um sinal dos tempos? Estas confusões não costumam acabar bem.

Abaixo, reproduzo alguns comentários menos chulos, mantendo a grafia original para dar uma idéia do nível de intolerância a que chegamos:

Cícero, às 23h22, de terça-feira: “Se uma pessoa é católico tem que conceder em tudo que o papa prega”.

Roberto Petersen, às 10h36, de terça: “Lamento te informar, meu caro, que você não é mais um cristão. Talvez nunca foi!”.

Maurício, às 8h57, de terça: “Se você não está satisfeito, crie sua própria igreja e suas regras”.

Julio Cesar, às 8h34, de terça: “Cala a boca Ricardo… Vc não é católico, é ateu”.

Jorge Furlan, às 7h58, de terça: “Ricardo Kotscho: O TOSCO. VOÇE É UM GRANDE IDIOTA” (escrito assim mesmo, com cedilha, maiúsculas e sem acento).

Se não der para arejar um pouco as mentes, explicando que já chegamos ao século 21, estas centrais de pronta-resposta poderiam pelo menos oferecer um curso básico de língua portuguesa aos seus fiéis colaboradores.

Mas o que me deixou mais triste nesta história foi constatar, salvo engano meu, que nenhum dos quase mil leitores que enviaram comentários colocou em debate a questão do planejamento familiar, também ligado ao uso de preservativos - assim como o combate à Aids -, entre outros anticoncepcionais cujo uso até hoje é considerado pecado pela Igreja Católica.

Neste caso, não estamos falando apenas de seguir ou não os mandamentos e as orientações do papa, seja ele qual for, mas de temas centrais da vida, como a miséria das milhares de mulheres com muitos filhos e sem nenhum marido, a saúde pública, a gravidez precoce, as mortes causadas por abortos feitos sem assistência médica, a falta de habitação decente para todos nas grandes metrópoles, a pedofilia, a violência crescente, a proliferação das drogas, a degradação dos costumes, a desestruturação familiar. 

É disso que todas as igrejas deveriam tratar em vez de ressuscitar a Santa Inquisição.

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2010/11/24/a-fe-a-ma-fe-e-o-fanatismo-religioso/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:37:48 »
Com isso ele faz as mulheres católicas que usam ou pensassem em usar se sentirem prostitutas.

Conheço alguns indivíduos do setor mais reacionário do catolicismo que pensam exatamente assim.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #20 Online: 27 de Novembro de 2010, 12:25:12 »
Daqui a pouco deus muda de idéia e libera a camisinha para as mulheres casadas. Nem esquenta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 27 de Novembro de 2010, 12:49:20 »
A fé, a má-fé e o fanatismo religioso
Até os termos usados foram semelhantes aos do catecismo empregado na campanha eleitoral: velho, idiota, comunista, gagá, ateu, evangélico, traidor, idiota, Judas Iscariotes, cocho mental, excomungado e por aí afora. Ao contrário da limpeza que costumo fazer para manter o asseio do blog, deixei de propósito alguns comentários mais escatológicos para que os leitores possam constatar a que ponto chegam a estupidez e a irracionalidade de uma camada da população ainda mais radicalizada após as eleições. 

...

Julio Cesar, às 8h34, de terça: “Cala a boca Ricardo… Vc não é católico, é ateu”.

Imaginem as excelentes boas intenções do catecismo como demonstra este católico ao usar o termo ateu  :P

Preconceito e discriminação? Não, isso não existe  ::)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Novembro de 2010, 15:30:41 »
O que não entedi é o seguinte: esta é uma recomendação aos fiéis?

Porque até então por mais absurdo que fosse a posição do Ratzinger eu entendia a recomendação do papa aos fiéis mais devotos, que ainda se preocupavam com algumas normas sexuais da ICAR mas que de repente podem não achar nada tão lá "vou pro inferno direto se eu começar a trepar com meu noivo com quem namoro há 5 anos, mas só vou dar se for com camisinha" ou "não quero tomar pílula e ficar toda fodida e nem passar por nenhuma cirurgia para me esterilizar nem enfiar um bagulho na minha chavasca que atua causando uma inflamação no meu útero então encapa este pinto aí, marido". Então esta posição tem um reflexo grave quando a mulher beata que dá ouvidos a este idiota não usa camisinha ou qualquer outro meio contraceptivo seguro (são todos proibidos junto com a camisinha) e por isso acaba botando 7 barrigudinhos no mundo ou no caso em que a mulher sabe que o marido é o maior comilão do bairro mas ela continua metendo sem camisinha com ele porque o papa proibiu.

Mas agora o homem despirocou: está dizendo para prostitutas e usuários do serviço remunerado mais antigo do mundo que usar camisinha, para eles especificamente e só para eles, não é mais pecado. Eu fico mesmo imaginando a quenga lá da Rua Ceará lendo esta notícia e falando: "Ufa. Até que enfim eu posso me preservar!"  :o
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 15:47:15 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!