Autor Tópico: Pequeno terópode pode ser antecessor dos T-rex  (Lida 2508 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Pequeno terópode pode ser antecessor dos T-rex
« Online: 24 de Novembro de 2010, 16:55:10 »

Com os mesmos hábitos e comportamentos o Raptorex kriegsteini era um T-rex em miniatura

Milhões de anos antes do primeiro Tyrannosaurus rex existir e aterrorizar todos os dinossauros, a espécie Raptorex kriegsteini possuía todas as características próprias de um tiranossauro, porém, em miniatura.

Pesando cerca de 1% da massa corpórea do grande terópode (T-rex), os Raptorex eram exímios caçadores e tinham a mesma forma bípede de locomoção, os mesmos braços curtos e o mesmo faro aguçado de seus grandes e assustadores “primos”. Apesar de ser um dinossauro bem menor que o T-rex, tinham quase três metros de comprimento e pesavam cerca de 80 kg. Provavelmente conseguia caçar mamíferos de até 2 metros e meio.

"Não há outro exemplo melhor sobre a evolução dos grandes Tyrannosaurus rex, esse dinossauro era um “projeto” 100 vezes menor do que acabaria se tornando milhões de anos depois", explica Paul Sereno, paleontólogo da University of Chicago, em uma declaração preparada. Ele e outros cinco co-autores descrevem o novo carnívoro em um artigo recentemente publicado na revista Science.

Nesta imagem, o crânio do Raptorex é comparado com o crânio de um T. rex adulto.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/pequeno_teropode_pode_ter_ser_antecessor_dos_t-rex.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Pequeno terópode pode ser antecessor dos T-rex
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:26:38 »
Lembro-me de uma notícia parecida em que a descoberta foi questionada se não era um T-Rex junior, quero dizer, filhote. Será que esta hipótese foi descartada desta vez?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2010, 21:54:26 »
[...]
"Não há outro exemplo melhor sobre a evolução dos grandes Tyrannosaurus rex, esse dinossauro era um “projeto” 100 vezes menor do que acabaria se tornando milhões de anos depois", explica Paul Sereno, paleontólogo da University of Chicago, em uma declaração preparada. Ele e outros cinco co-autores descrevem o novo carnívoro em um artigo recentemente publicado na revista Science.
[...]
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/pequeno_teropode_pode_ter_ser_antecessor_dos_t-rex.html

Uma escolha de palavra muito infeliz ("projeto").
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:22:38 »
São escolhas infelizes de palavras, para se divulgar descobertas e estudos, que dão folego para a teoria(?) do design inteligente.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:34:02 »
São escolhas infelizes de palavras, para se divulgar descobertas e estudos, que dão folego para a teoria(?) do design inteligente.
Acho que a escolha da palavra não foi intencionada para dar folego ao DI. Um "projeto" é só uma expressão que quer dizer miniatura, como na frase: "tu é um projeto de homem".

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:37:47 »
Acho que a escolha da palavra não foi intencionada para dar folego ao DI. Um "projeto" é só uma expressão que quer dizer miniatura, como na frase: "tu é um projeto de homem".

Exato. O que eu disse é que os adeptos do DI pegam essas palavras e fazem mau uso, e não que esses cientistas fizeram isso deliberadamente para dar uma idéia de criador.
Albert Einstein

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:42:48 »
:ok:

Tem que ser muito desonesto para criar uma distorção destas.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:46:27 »
:ok: Infelizmente isso acontece.  :umm:
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2010, 01:02:31 »
:ok:

Tem que ser muito desonesto para criar uma distorção destas.

:ok: Infelizmente isso acontece.  :umm:

Foi exatamente por este motivo que eu escrevi que a escolha da palavra "projeto" era infeliz.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2010, 01:57:33 »
Essa notícia deve ser do ano passado. :hein:

Setembro do ano passado:

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/09/090917144115.htm

Esse fóssil estava no mercado de colecionadores quando alguém resolveu mostrar para os cientistas. Acho que devem ter noticiado a coisa "imediatamente", ao menos em termos paleontológicos, e só agora ter sido finalizado um exame mais minucioso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:35:49 »
Essa notícia deve ser do ano passado. :hein:

Setembro do ano passado:

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/09/090917144115.htm

Esse fóssil estava no mercado de colecionadores quando alguém resolveu mostrar para os cientistas. Acho que devem ter noticiado a coisa "imediatamente", ao menos em termos paleontológicos, e só agora ter sido finalizado um exame mais minucioso.

Isto pode ser um indício de que a instituição de pesquisa procurou fazer estudos mais profundos antes de soltar uma notícia qualquer, de cunho sensacionalista.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2010, 16:15:19 »
Lembro-me de uma notícia parecida em que a descoberta foi questionada se não era um T-Rex junior, quero dizer, filhote. Será que esta hipótese foi descartada desta vez?

Isso se não me engano é sobre outra "espécie", descoberta há bem mais tempo, Nanotyrannus (nome bem melhor). Não sei qual é o status dessa questão, mas não parece ser o caso com esse por coisas como datação e localidade (o T. rex e Nanotyrannus são ambos da mesma região (América do Norte) e do fim do cretáceo, enquanto o Raptorex é chinês e do início do cretáceo), e também acho que o Nanotyrannus e o T. rex se parecem bem mais até mesmo para qualquer um que não seja nem muito interessado no assunto:

Nanotyrannus

Tyrannosaurus e Raptorex

Nunca ouvi nada sobre poder ser o caso com esse Raptorex, acho que a coisa só poderá mudar de figura se encontrarem por lá uma espécie de Tyrannosaurus que pareça uma versão "adulta" dele. Mas não deverá ser "rex", e sim outra coisa, imagino.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!