Autor Tópico: Eu preciso de ajuda!  (Lida 1820 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Eu preciso de ajuda!
« Online: 25 de Novembro de 2010, 23:26:13 »
Bom , o título é um pouco mentiroso, na verdade não sou eu quem necessita de ajuda e sim meu irmão.

Eu realmente não sei como iniciar este post, afinal é algo bastante pessoal, mas ao contar a história dele acredito que vocês irão entender.

Meu irmão, hoje com 35 anos, teve uma convulsão quando não contava ainda dez anos; como minha família era muito religiosa (isso se considerarmos a salada de crenças que eles professavam como religião) acabaram por imputar a cauda dessa convulsão a algum problema espiritual. Como resultado dessa situação foi criada uma redoma de proteção para meu irmão, ou seja, para ele tudo passou a ser permitido, pois a mínima contrariedade podia fazer com que os "espíritos/demônios" atacassem mais uma vez.

Para uma criança que ainda está consolidando seus valores isso foi catastrófico, e cinco anos depois meu irmão entrou na fase rebelde: bebidas, drogas, bailes, etc... até que aconteceu uma nova convulsão!

O médico que o atendeu solicitou exames e avisou: ele terá que tomar remédios controlados e não poderá beber nada enquanto durar o tratamento. Na época não estava em vigor o ECA, e essas coisas (de pouca gravidade, por assim dizer) não eram relatadas para os conselhos tutelares. Mas a minha família, num ato de extrema BURRICE, sendo eu o ÚNICO contra, resolveu por bem NÃO acatar a orientação do médico, rasgar as receitas e continuar com sua peregrinação por terreiros de umbanda, centros de mesa branca, igrejas evangélicas e novenas católicas na esperança de curá-lo.

Nem preciso dizer que tudo foi em vão e meu pai, que tinha enfrentado problema semelhante - ele era alcoólatra e só se livrou do vício através de um tratamento custeado pela empresa onde trabalhava - dizia coisas como:

- É isso, mandem para o Franco da Rocha (antigo hospital psiquiátrico, famoso na minha região, hoje é uma das unidades do São Camilo) e daí ele volta num caixão.

Pois bem, para encerrar, o ÙNICO vício que ainda aprisiona meu irmão é o da bebida, ele já perdeu família, emprego, dignidade... só lhe resta a vida e esta se vai aos poucos. Mesmo com 35 anos ele ainda vive como se tivesse seus quinze anos, numa eterna adolescência regada a litros de muita bebida.

Que ajuda eu gostaria de ter para ele?

Moro em Ponta Grossa, e se alguém conseguir alguma vaga num desses centros de recuperação que são mantidos por entidades beneficientes ou igrejas, ou então me mostrar o caminho das pedras, eu ficaria muito grato. Pode ser até em outro estado ou em uma cidade próxima, eu daria um jeito de levá-lo até lá. Eu realmente não sei mais o que fazer e a minha família SÓ AGORA enxergou o problema dele, e ficam me cobrando para que eu faça alguma coisa.

Eu agradeço desde já o apoio, e até o simples (mas nem tanto) fato de vocês lerem este desabafo para mim será algo de grande valia.

Obrigado.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 23:28:33 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Eu preciso de ajuda!
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2010, 23:30:06 »
Dodo, eu não tenho conselhos sobre isso, infelizmente. Mas li e torço por você!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2010, 23:35:17 »
Moro em Ponta Grossa, e se alguém conseguir alguma vaga num desses centros de recuperação que são mantidos por entidades beneficientes ou igrejas, ou então me mostrar o caminho das pedras, eu ficaria muito grato. Pode ser até em outro estado ou em uma cidade próxima, eu daria um jeito de levá-lo até lá. Eu realmente não sei mais o que fazer e a minha família SÓ AGORA enxergou o problema dele, e ficam me cobrando para que eu faça alguma coisa

Dodo, infelizmente você entendeu o problema, mas a família toda terá que enfrentá-lo porque sem apoio familiar ter ou não uma vaga numa instituição não vai fazer diferença. Além disso a família é entrevistada e ao prever uma 'desova', nunca irão recomendar uma internação.

Como a minha mulher é assistência social vou perguntar para ela...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2010, 08:55:07 »
Tenho uma família gigantesca, então tenho alguns desses casos como experiência. Além do que já vi no trabalho. Desses, os que mais se assemelham ao seu caso são os seguintes:

1) Um primo meu, engenheiro muito talentoso. Projetava bancos até o fim da década de 80 quando começou a entrar na cachaça. Perdeu tudo, emprego, família, casa. Hoje beirando os 50 anos, mora com os pais e vive de bicos para sustentar o vício, que infelizmente não se limita mais somente a cachaça.

Quando ele começou com isso, eu era muito novo para ter qualquer palavra sobre o assunto, mas a família achava coisa normal ele beber até cair pelos cantos, mesmo porque ele já tinha idade para fazer o que bem entendesse.

Faz coisa de uns 10 anos, já morando com os pais, ele começou a usar maconha e algum tempo depois, crack. Em 2007, enquanto trabalhava, minha tia (já com quase 80 anos agora) me ligou desesperada porque ela tinha se trancado no quarto com o marido (sequelado por um AVC) e ele estava tentando derrubar a porta com uma faca na mão. Chegamos lá em menos de 5min e eu acho que eu nunca dei uma surra tão bem dada em alguém na minha vida. Ele saiu de lá arrastado e algemado. Joguei ele na traseira da viatura e levei ele diretamente pra uma clínica, de onde ele fugiu 3 dias depois.

De lá para cá, ele entrou e saiu diversas vezes de várias clínicas. Nunca com um resultado que durasse mais do que poucos meses. Ele já não fala mais coisa com coisa e perdeu o juízo completamente.

2) Minha irmãdrasta (filha do meu padrasto) tem 31 anos de idade. Sempre foi nojentinha e metida a rica, mas nada fora do normal e como mora com a mãe, nunca me causou qualquer estresse. Em 2004, meu padrasto recebeu uma herança, coisa sem noção de tanto dinheiro e ela ficou meio deslumbrada em gastar tudo o que pudesse. Calças de R$400, gastar R$1000 em um fim de semana era coisa normal pra ela, mas meu padrasto nunca foi bom administrador e a grana acabou em pouco tempo, mas ela não deixou a companhia dos playboyzinhos e das patricinhas com quem começou a andar. Faz uns 2 anos, a situação dela se deteriorou de uma vez. Todo mundo achava que o negócio dela era só bebida e festa, mas se descobriu que ela estava viciada em cocaína e antidepressivos. De lá pra cá, ela já foi internada 4 vezes, saiu, melhorou por um tempo, encontrou Jesus mas agora já está internada de novo e dessa vez, sem previsão para sair. O pai foi um relapso a vida inteira cujo conceito de criar filho é dar dinheiro sem questionar pra que. Agora ela quer ir pra uma clínica de R$7000 por mês e diz que só aceita se tratar lá. O pai dela tá completamente perdido.

Enfim, com tudo que eu já vi nessa área, uma coisa é mais que certa. Se a pessoa não quiser ajuda, ninguém vai fazer ela melhorar na marra. Pode internar, exorcizar, eletrocutar, que seja. Se a pessoa não for por vontade própria, não vai resolver. Então o primeiro passo é botar na cabeça do seu irmão que ele precisa de ajuda, e pelo seu relato, ele ainda parece gostar dessa vida. Se esse for o caso, você pode fazer muito pouco por ele, a não ser que você esteja disposto a realizar uma intervenção nele pelo fato de se tratar de ébrio contumas, o que o torna relativamente incapaz e que lhe daria poderes para deixá-lo internado à força por tempo indeterminado.

Em MG existem boas clínicas para recuperação relativamente baratas e que se você se interessar posso te passar, mas como te disse, a não ser que ele tenha desejo real de melhora será perda de tempo, dinheiro e saúde mental da sua parte.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2010, 15:57:22 »
Bem, Diego, meu irmão tem esse desejo, ou pelo menos acredita nisso, e já me pediu ajuda. O problema é que ele não consegue se virar sozinho, acorda e tem que beber.
Se você puder me passar o endereço das clínicas eu entro em contato com elas e tento alguma coisa.

Obrigado.

Catino e Ddbohr, obrigado a vocês também.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2010, 16:00:40 »
Bem, Diego, meu irmão tem esse desejo, ou pelo menos acredita nisso, e já me pediu ajuda. O problema é que ele não consegue se virar sozinho, acorda e tem que beber.
Se você puder me passar o endereço das clínicas eu entro em contato com elas e tento alguma coisa.

Obrigado.

Catino e Ddbohr, obrigado a vocês também.
Ok. Chegando em casa, te repasso.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2010, 17:45:31 »
Vou pesquisar por aqui também. Minha família e minha vizinhança tem uns casos assim e talvez possam me dar umas sugestões.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2010, 18:40:04 »
Dodo, a primeira coisa que precisa é ele querer se tratar. Existe um centro do SUS que cuida desses casos, que são os CAPS (centro de Atenção Psicossocial) e, dentre os CAPS, existe um tipo próprio para cuidar de dependentes de álcool e outras drogas. Em Ponta Grossa o endereço é:

CAPSad
Rua Riachuelo, 500 - Centro
CEP: 84010-230 - Ponta Grossa - PR
Tel: (42) 3225-5340
saudemental-sms@pg.pr.gov.br

Como entre a equipe do CAPS encontra-se psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e neurologistas, pode ser encontrada a solução tanto para o tratamento da família (porque a família também tem que ser tratada nesses casos) quanto para o caso das convulsões.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2010, 19:04:22 »
Não sei se ajuda, mas tem algumas clinicas aqui. Não sei até que ponto são gratuitas ou não, você teria que entrar em contato para ver.

CAPSAD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Endereço:Rua Hermann Huscher, 50
Bairro:Vila Formosa
Telefone:(47) 3222-3198
E-mail: capsadblu@pop.com.br
Tipo:    Pública
UF:SC

Clínica:CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial
Endereço:Rua Alfredo Guinter, 94
Bairro:Vila Nova
Telefone:(47) 3340-0386 / 3340-1435
Tipo:    Pública

Clínica:Centro de Reabilitação Jovens Livres
Endereço:Rua Camburiú, 231
Bairro:Victor Konder
Telefone:(47) 3322-7241
E-mail: terracanaa@pop.com.br
Tipo:ONG

Clínica:CERENE - Centro de Recuperação Nova Esperança
Endereço:Rua Professor Jacób Inechen, 6607
Bairro:Itoupava Central
Telefone:(47) 3337-0007 / 9965-1664
Fax:(47) 3337-1997
E-mail: cerene@cerene.org.br
Site:www.cerene.org.br
Responsável:Osvaldo Christen Filho
Tipo:    ONG

De um modo geral concordo com o Diêgo. Se a pessoa não quiser, nada vai adiantar. E o apoio da familia é crucial. Desculpe se não pude ajudar mais.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2010, 20:11:04 »
Os CAPS são gratuitos e trabalham de acordo com a Reforma Psiquiátrica. O CAPS tipo I não trata de dependência de álcool, mas de outros transtornos mentais. Como o tratamento de dependência é muito específico, então foram criados os CAPS AD. Esses Centros de Reabilitação não os conheço, mas, principalmente os de orientação religiosa, tendem a apenas afastar o dependente da droga, promovendo o isolamento. Acontece que o isolamento por si não é eficiente, já que os dependentes retornam ao uso do álcool (e demais drogas) quando são reinseridos na sociedade (o índice de recidiva é muito grande). Deve-se ter um acompanhamento tanto do psicólogo quanto do psiquiatra nesses casos, é algo bem complexo. O MS está fazendo um levantamento desses centros de recuperação para exigir uma estrutura mínima para seu funcionamento.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2010, 20:52:25 »
Tb convivo com pessoas que têm problemas com bebida, sei bem o que vc está passando.

Minha casa é vizinha à de um primo um pouco mais velho que eu e com quem sempre convivi desde que nasci, o pai dele morreu em 1976 de alcoolismo quando ele tinha uns 11 anos e ele entrou nessa lá pelos 14 com um bando de amigos de rua que tb eram alcoolatras, então convivo com um alcoolatra há mais de trinta anos e é o motivo de eu ter hoje uma verdadeira aversão a bebida.

No começo ele conseguia esconder, mas a coisa foi piorando com os anos a ponto de perder vários empregos bons e deixar quase todo o salário lá no boteco e o resultado é que mesmo tendo um bom salário sempre estava devendo dinheiro para todo lado, hoje está desempregado há quase dois anos e quem paga as contas é a mãe dele com a aposentadoria, já roubou algumas coisas aqui de casa para comprar bebida mas não admite de modo algum que é doente.

Não sei se é o caso de seu irmão, mas o problema do meu primo é que ele é um depressivo com tendencias suicidas que NÃO quer deixar o vício e adora o ambiente ruim dos botecos de esquina, então se vc conseguir ajuda em alguma instituição, a primeira coisa a fazer é tentar cortar o relacionamento que ele tem com esse pessoal de fora do ambiente familiar ou o tratamento não vai ajudar muito.

Infelizmente a coisa por aqui já desandou a um ponto em que aguardo a morte dele por cirrose ou outra causa, a pele dele já está meio roxa, tive que leva-lo ao hospital no meio da noite por um quase desmaio e uma paralisia temporária nas pernas, sente dores no abdomem e ele tem um comportamento instável que sem qualquer motivo aparente varia entre mania de perseguição, agressividade e depois uma felicidade extrema, então é quase certo que tb está usando drogas.

Espero que vc tenha mais sorte e consiga o tratamento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:37:18 »
Sou um completo ignorante no assunto, por isto só posso lhe desejar boa-sorte com seu irmão, Dodo!
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2010, 08:57:35 »
(É espírita, mas é referência para tratamentos desse tipo)
Hospital Espírita André Luiz
Categoria: Hospital
Endereço (informar erro)
Rua Úrsula Paulino, 7
Bairro: Salgado Filho
Belo Horizonte - MG
CEP: 30570-000
Referência: Final do 4205

Telefone: +55 (31) 3374-2323
http://www.heal.org.br

Clínica Viva
Telefone -(31) 3241.6202R. Domingos Vieira, 587 - Ed. Gerson DiasSala 906 - Santa Efigênia
belohorizonte@ctviva.com.br

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!