Autor Tópico: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática  (Lida 2465 vezes)

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90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Online: 01 de Dezembro de 2010, 21:14:28 »
90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática

Percentual dos alunos que aprendem o necessário fica entre 10% e 13% desde 1999 e foi de 11% em 2009

De cada 100 alunos matriculados no último ano do ensino médio no Brasil, apenas 11 aprendem o que era esperado para essa fase. A pior situação é a do Maranhão, onde apenas 4,3% atingiram a nota mínima esperada. Já o melhor índice é o do Rio Grande do Sul, mesmo assim com apenas 19,4% do total de estudantes – somadas as redes pública e privada – com conhecimento compatível a concluintes do antigo colegial.

O dado foi apresentado no relatório “De olho nas Metas”, feito anualmente pela Organização Não-Governamental Todos Pela Educação. O grupo acompanha cinco metas que tratam de acesso, alfabetização até os 8 anos de idade, aprendizado adequado à série, conclusão na idade correta e do financiamento e gestão da educação em todo o País. A terceira sugere que “até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado para a sua série”. Se a evolução atual for mantida, o Brasil só vai atingi-la em 2050.

Nenhuma série está perto de atingir o padrão estabelecido levando em conta o que o Ministério da Educação estabelece como básico para cada etapa, mas no 5º e no 9º ano do ensino fundamental houve melhora em comparação ao primeiro dado do Sistema de Educação Básica (Saeb), que é de 1999. Mesmo no ensino médio, quando se trata de língua portuguesa, atualmente 28,9% atingem o desejado para a etapa, enquanto eram 27,6% há 10 anos, mas em matemática eram 11,9%, e hoje são 11%. “Isso significa que 89% das nossas crianças estão concluindo a educação básica sem aprender o mínimo", explica Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação.

O sociólogo e pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), Simon Schwartzman, acha que o dado de matemática é mais revelador do trabalho da escolha do que o de língua portuguesa. Segundo ele, o português está associado à educação familiar. “Se a família fala um pouco melhor, a criança aprende. Matemática depende da escola, o que significa que ela não está ensinando”, diz.

Veja gráfico: Evolução da Educação

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, admite o atraso no ensino médio e explica a avaliação pela herança histórica. “Não são só 10 anos que se perderam, são 500 anos perdidos. Muitas gerações foram desperdiçadas. O que fazemos hoje para tentar recuperar é o Prouni e a Educação de Jovens e Adultos”, afirma.

Menor investimento por aluno

Também é no ensino médio que está um dos menores investimentos do governo por aluno. Em geral, o Brasil parece caminhar para alcançar a meta número 5 da ONG: “até 2010 o investimento público em educação básica deverá ser de 5% ou mais do PIB”. Mas o investimento maior ainda é em educação superior (R$ 15,4 mil por ano por aluno), depois no ensino fundamental (R$ 3,2 mil) e só então no médio, com exatos R$ 2.317. O único aluno que recebeu investimento um pouco menor é o do ensino infantil, que custou R$ 60 a menos, em 2009, segundo dados do MEC compilados no relatório.

Entre as outras metas, o Brasil chegou perto da número um, que previa 92,7% das pessoas de 4 a 17 anos na escola em 2009 – o índice bateu em 91,9%. A taxa prevista pela ONG é necessária para que até 2022 se chegue a 98% dos alunos em sala de aula. "Não podemos cair na cilada de achar que este número é a universalização. Ainda temos 3,7 milhões fora da escola, algo igual a população do Uruguai", diz a diretora da ONG.

Os pobres continuam pior

O mais perverso é que, destes que estão fora da escola, 85% são da classe mais pobre. "A educação não está fazendo seu papel de criar mobilidade social", acrescenta Priscila.

Algo parecido ocorre na meta número 4, em dados gerais vamos bem, mas a diferença entre resultados de diferentes classes sociais é brutal. No objetivo “até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o ensino fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o ensino médio” o país conseguiu ficar dentro do “intervalo de confiança” - uma espécie de margem de erro – do esperado para 2009. Se formaram no ensino fundamental 63,4% dos adolescentes de até 16 anos (enquanto a meta era 64,5%) e 50,2% das pessoas com 19 anos no ensino médio (mais que a meta de 46,5%).

“É a meta que está melhor no geral. A má notícia é que na comparação entre quem tem menor e maior renda a diferença é de 59,5 pontos percentuais no ensino fundamental (96,8% atingem as metas entre os mais ricos e 37,3% entre os mais pobres) e 76,4 pontos no médio (93,6% contra 17,2%)", diz o presidente executivo do Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos.

A ONG propõe ainda “que toda criança de 8 anos esteja alfabetizada”, mas ainda não há diagnósticos que possam verificar em que ponto o País está neste quesito. Para avaliar os alunos, no início do ano letivo de 2011, o Todos pela Educação em parceria com o Ibope e apoio do próprio MEC vai aplicar uma prova para alunos do quarto ano (terceira série antiga) e aos repetentes do terceiro ano (segunda série) que mensure quantos estavam alfabetizados no final deste ano.

Ao final da apresentação do relatório, a Todos pela Educação lançou cinco bandeiras para que as metas sejam atingidas. Veja abaixo:

As cinco metas defendidas pela "Todos pela Educação":

1. Até 2022, 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar matriculados e frequentando a escola
2. Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série/3º ano do Ensino Fundamental
3. Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado para a sua série.
4. Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio
5. Até 2010, mantendo-se até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB


As cinco bandeiras levantadas pelo movimento:

1. Adoção de currículo nas escolas
2. Valorização do professor
3. Responsabilização dos gestores escolares
4. Acompanhamento melhor das avaliações
5. Melhores condições estruturais


http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/90+sai+do+ensino+medio+sem+aprender+o+esperado+em+matematica/n1237845405859.html

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Offline Luiz F.

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2010, 21:27:42 »
É por isso que o Brasil não "decola" e não vai decolar nos próximos anos. Sem cidadãos minimamente educados não é possível que se espere pessoas atuantes, empreendedoras e conscientes, que é o que faz um país crescer.
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Offline uiliníli

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2010, 21:29:35 »
90 % dos brasileiros não sabem matemática? :o
Caramba, isso é quase dois em cada cinco!

Offline guicn

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2010, 21:32:32 »
Nada surpreendente. Aqui na UFRGS o Cálculo I é o pesadelo dos estudantes. E agora com as cotas o nível caiu mais ainda. E o que piora a situação é a atitude do Instituto de Matemática (forçado pela universidade, obviamente): "afrouxar" o nível das provas pra manter uma média de 60% de aprovação. Se fizessem provas do mesmo nível do tempo pré-cotas, a reprovação facilmente iria beirar os 60%.

E olha que a UFRGS é tida como universidade de excelência nas engenharias. Não quero nem imaginar o que estão fazendo nesse Brasil afora.

Offline FZapp

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2010, 22:45:51 »
90 % dos brasileiros não sabem matemática? :o
Caramba, isso é quase dois em cada cinco!

Não, são quase 7 cada 3 ! :crazy:

Basicamente, tem tres tipos de pessoas no Brasil, aqueles que sabem contar e aqueles que não sabem !
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Offline FZapp

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2010, 22:46:55 »
Obs: a minha filha, escola particular, pai praticamente um prodígio na área (não precisam aplaudir, que fico sem graça  :hihi: ), já expliquei porcentagem umas 5 vezes ... agora na faculdade é que finalmente a ficha caiu (estudando Direito Tributário !!!)
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Offline André Luiz

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2010, 07:21:50 »
Como é mesmo aquela frase?

Ah sim, " existem tres tipos de pessoa, as que sabem contar e as que nao sabem"

Offline Pregador

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:37:08 »
Eu definitivamente não tenho talento para matemática. Esqueci muita coisa desde que saí da escola. Só sei o básico mesmo.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:24:56 »
Eu definitivamente não tenho talento para matemática. Esqueci muita coisa desde que saí da escola. Só sei o básico mesmo.


2.
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Offline André Luiz

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:46:34 »
Geraçao calculadora


Offline Pregador

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2010, 17:36:31 »
Geraçao calculadora



Eu fazia a conta no braço mesmo, mas sei que me falta talento e bastante.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Cumpadi

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2010, 17:42:27 »
Geraçao calculadora


Desculpe-me mas calculadora tem pouco a ver com isso. Por mais que você seja agil nas contas, o seu conhecimento de matemática não realmente depende nisso, o mais importante é que você saiba como usar as operaçãos (isso também exige prática, mas uma calculadora não faz isso para você).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Felius

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2010, 18:04:17 »
Geraçao calculadora
Desculpe-me mas calculadora tem pouco a ver com isso. Por mais que você seja agil nas contas, o seu conhecimento de matemática não realmente depende nisso, o mais importante é que você saiba como usar as operaçãos (isso também exige prática, mas uma calculadora não faz isso para você).
Verdade pura. Depender da calculadora pode fazer você não saber fazer conta direito, mas ainda sim tem que saber matemática pra usa-la direito. E uma coisa que pessoal que faz matemática é ótimo é ser horrivel em contas. Depois de alguns semestres fazendo só cálculo simbólico na mão, se esquece totalmente como que faz matemática simples.

Comic relacionado: http://www.phdcomics.com/comics.php?f=1356
"The patient refused an autopsy."

Offline André Luiz

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2010, 19:23:41 »
Verdade

Estou lendo um livro sobre os decifradores de codigos na 2GM,  onde diz que o Alan Turing tinha muita dificuldade com matematica basica, as contas simples  deixava para os auxiliares e as equaçoes cabeludas ficavam com ele

Skorpios

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2010, 20:08:09 »
Eu definitivamente não tenho talento para matemática. Esqueci muita coisa desde que saí da escola. Só sei o básico mesmo.


2.
+1

Offline Buckaroo Banzai

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2010, 23:34:23 »
Eu definitivamente não tenho talento para matemática. Esqueci muita coisa desde que saí da escola. Só sei o básico mesmo.


2.


 4.
   3.



Uma vez eu fui tentar fazer umas equações simples, no começo do ano ou no fim do ano passado, e me surpreendi com uma dificuldade meio engraçada... chegava numa hora que a equação já estava bastante simples, e eu sabia o resultado meio que "inconscientemente", mas não conseguia fazer chegar nele, em algo como "x=4". Eu ficava só jogando os termos da equação pra lá e pra cá feito malabares, só "reescrevendo" a mesma "frase" várias vezes.  :sleepy:

Offline uiliníli

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2010, 19:49:18 »
Geraçao calculadora


Desculpe-me mas calculadora tem pouco a ver com isso. Por mais que você seja agil nas contas, o seu conhecimento de matemática não realmente depende nisso, o mais importante é que você saiba como usar as operaçãos (isso também exige prática, mas uma calculadora não faz isso para você).

Eu não conheço um único engenheiro que multiplique números com mais de dois dígitos sem calculadora :P

Offline Mr Robinson

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:58:18 »
Eu me enquadro nessa estatística. Saí do ensino médio sem saber quase nada de exatas. Daí de alguma forma passei pra engenharia química numa federal boa(top10 BR em EQ) e digo novamente, sem saber NADA de exatas. Mas isso já é crítica pra processo seletivo.
Só durante o curso que consegui aprender alguma coisa de matemática e química. Mas também, saí do ensino médio que tem aquele método altamente "decoreba" pra passar em vestiba e que não faz ninguém pensar, característico de escola particular, e entrei no cálculo I. Meu professor era ótimo e mesmo totalmente atrasado em relação a meus colegas consegui me manter no nível da turma. Foi na porrada e na necessidade que aprendi matemática.
"There is no dark side of the moon really.
Matter of fact it's all dark."

Quero aprender.

Offline uiliníli

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2010, 14:12:14 »
Daí de alguma forma passei pra engenharia química numa federal boa(top10 BR em EQ)

Só por curiosidade, qual é a sua universidade? De repente você é meu bixo :P
Mas eu diria que a minha universidade (UFSCar) é top 2 ou 3 em Engenharia Química.

Offline Geotecton

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2010, 21:45:05 »
90 % dos brasileiros não sabem matemática? :o
Caramba, isso é quase dois em cada cinco!

Hehehehehehehe.
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Offline Derfel

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2010, 23:30:35 »
Eu definitivamente não tenho talento para matemática. Esqueci muita coisa desde que saí da escola. Só sei o básico mesmo.


2.


 4.
  3.



é 4 mesmo. O Skorpios era o 3 (2 do Diegojaf +1) e você foi o quatro. A primeira opção é sempre a certa, toda vez que tentamos mudar escolhemos a errada (maldita Lei de Murphy!). :biglol:

Offline Luiz F.

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2010, 23:41:59 »
Eu era horroroso em matemática no colégio, mas o sistema é tão ruim em ensinar e os jovens tão ruins em aprender que as minhas médias de 70% à 80% me tornavam o maior gênio da turma. :biglol:
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Offline FZapp

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2010, 00:26:37 »
Terra de cegos ... também foi assim comigo quando fui da escola privada em Buenos Aires para uma escóla pública na fronteira com o Paraguai.

Eu sentava no fundão e quando a professora tentava me pegar, sabia a matéria toda... eles estavam muuuito atrasados !
--
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Offline Lua

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #23 Online: 22 de Dezembro de 2010, 23:18:05 »
Eu sabia que brasileiros não sabiam escrever, mas matemática, e nessa proporção... Nuss... :S

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Offline Sr. Alguém

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Re: 90% saem do ensino médio sem aprender o esperado em matemática
« Resposta #24 Online: 23 de Dezembro de 2010, 15:24:09 »
Verdade

Estou lendo um livro sobre os decifradores de codigos na 2GM,  onde diz que o Alan Turing tinha muita dificuldade com matematica basica, as contas simples  deixava para os auxiliares e as equaçoes cabeludas ficavam com ele
Há um conto de Arthur C. Clarke onde ele diz que o protagonista, assim como todos os matemáticos, era fraco em matamática básica.Achei que fosse piada mas talvez seja sério.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

 

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