Voltando ao monismo, toda a existência teria uma mesma essência. É como se tudo fosse uma substância (neste caso seria energia). Esta "substância", assim como a maioria das substâncias existentes tem três estados, sólido, líquido e gasoso. Por comparação, o estado sólido seria a matéria e o universo grosseiro, o estado líquido seria as dimensões ainda com matéria, só que mais sutil. Já o gasoso seria esta essência na sua forma mais sutil, sem estar aglutinada numa forma mais densa, assim como a maioria das substâncias que conhecemos. É mais ou menos este raciocínio.
Se tudo veio de uma causa em comum, então tudo deve ter uma mesma essência. Por isso que digo que o dualismo é uma ilusão. Seria como que dizer que existem, na tabela periódica, diversos elementos, cada um com sua natureza, porém todos eles tem uma mesma natureza básica em comum, são feitos de prótons, elétrons e nêutrons. Ainda que exista a matéria e antimatéria, e ainda que sejam feitas de partículas de cargas opostas, ainda assim, mesmo que sejam opostas, elas tem algo em comum, são feitas de partículas formadas neste universo. Todo o universo compartilha uma mesma essência, veio de um mecanismo que causou o Big Bang, e assim vai até o mecanismo que causou tudo, seja este universo ou para além dele.
E então verá que tudo é feito duma coisa só, só que em diferentes estados. E são estes estados que nos dá a sensação de dualismo. Não existiriam, portanto, essências diferentes, pois tudo na verdade seriam só estados diferentes duma só essência. É assim que penso e defendo. O dualismo nos faz ter uma visão de realidade esquizofrênica, nos tornam "esquizofrênicos", já que o esquizofrênico vive em conflito. Para mim, a melhor forma de escapar deste conflito é juntando todas as peças possíveis, e então tudo acabará no monismo. Para mim o monismo nos ajuda a sair da confusão mental.
Defendo que o monismo seja usado como forma de tratamento mental para aqueles que vivem confusos. E já estou fazendo isso em mim... ao invés de ficar me dopando com remédios dos quais nem confio! Mas não, não sou esquizofrênico, pois o verdadeiro esquizofrênico tem diversos sintomas, não um só, o que caracteriza o diagnóstico. Portanto só estar confuso não é ser esquizofrênico por isso. É só estar confuso mesmo.
No meu caso, a visão de realidade científica e espiritual.