Autor Tópico: Sobe para 24 número de mortos na China  (Lida 703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Sobe para 24 número de mortos na China
« Online: 27 de Julho de 2005, 20:16:09 »
Não achei o tópico que relacionava-se com essa notícia, se algum moderador achar, favor unir os dois.

27/07/2005  - 12h24
Sobe para 24 número de mortos por doença transmitida por porcos na China
da Folha Online

O número de mortos pela doença transmitida por porcos na Província de Sichuan (sul da China) subiu para 24, segundo reportagem do jornal independente "South China Morning Post". A OMS (Organização Mundial de Saúde) acompanha de perto a situação, segundo a reportagem.

O Ministério da Saúde da China disse que o número de casos de pessoas afetadas pela doença subiu para 117 (76 com sintomas e 41 confirmados), dos quais 21 estão em condição crítica. O porta-voz da OMS, Bob Dietz, disse que a situação "requer estreita vigilância devido à alta taxa de mortalidade".

O porta-voz do ministério, Mao Qunan, disse ao jornal estatal chinês "China Daily" que o tratamento com antibióticos das pessoas afetadas não está sendo efetivo e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças chinês realiza testes para encontrar um tratamento mais eficaz.

A bactéria é endêmica nos países que trabalham com a criação de porcos, e pode ser transmitida para os seres humanos em fazendas, abatedouros e zonas similares.

A doença surgiu em fazendas de porcos e ovelhas de 73 aldeias ao redor das cidades de Ziyang e Neijiang, foi atribuído a uma bactéria, transmitida de porcos para seres humanos. As autoridades chinesas têm descartado possíveis ligações da doença com a gripe do frango ou com a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Qunan disse que ainda não existem provas de que a doença possa ser transmitida entre seres humanos. O vice-presidente da Universidade de Agricultura de Huazhong, Chen Huanchun, disse que a contaminação de pessoas pode ser prevenida se os fazendeiros "evitarem matar, processar ou comer carne infectada".


Fonte: Folha On-line

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Sobe para 24 número de mortos na China
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2005, 20:43:57 »
mas a china é campeã em "produzir" vírus(ou bactérias) que infectam humanos a partir de animais, hein..... deve ser conseqüência da altíssima densidade populacional no leste e de provavelmente péssimas condições de saneamento ou higiene dos chineses.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Sobe para 24 número de mortos na China
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2005, 14:13:30 »
OMS confia em rápido controle de doença contagiada por porcos

A OMS enviou hoje, quinta-feira, uma mensagem tranqüilizadora e avaliou o trabalho feito pelo governo chinês para conter a doença transmitida pelos porcos na província de Sichuan (sul), que causou até o momento 27 mortes.

O porta-voz regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Manila, Bob Dietz, ressaltou hoje à EFE que Pequim deu uma resposta "apropriada e em tempo", oferecendo uma informação "completa e aberta" desde o primeiro momento.

Embora considere que é cedo para dizer se a situação está ou não sob controle, destacou "o bom trabalho e os esforços" das autoridades chinesas e considerou que há motivos suficientes para confiar em um rápido controle após a identificação da bactéria causadora.

Dietz explicou que o maior motivo de preocupação agora é saber por que tanta gente adoeceu já que, até agora, o maior surto, em 1998, afetou 25 pessoas na província chinesa de Jiangsu (leste).

Segundo sua opinião, além da bactéria, pode haver outros fatores ambientais que estão aumentando sua virulência, por isso alentou aos especialistas chineses a continuar pesquisando e fazendo novos testes de laboratório.

Segundo informa hoje a agência oficial Xinhua, os cientistas que averiguam o surto, confirmaram que a bactéria causadora da doença, o "estreptococo suis", tem "exatamente" a mesma seqüência genética nos porcos que nos seres humanos.

Trata-se de uma bactéria endêmica na China e em outros países asiáticos, assim como na América do Norte, lembrou Dietz.

Os especialistas do Centro de Controle de Doenças da China realizam agora novas pesquisas para encontrar evidências moleculares de como a bactéria passa dos animais para as pessoas, e descartaram o contágio entre humanos.

O Ministério da Agricultura, por sua vez, manifestou que dispõe "da tecnologia e dos procedimentos necessários para controlar o broto", segundo publicou hoje o diário oficial China Daily.

Precisou que já contam com "vacinas desenvolvidas para os porcos" e que duas fábricas nas províncias de Cantão (sul) e Sichuan as estão produzindo "em massa".

O surto começou em fazendas de porcos e ovelhas de 73 aldeias ao redor das cidades de Zeyiang e Neijiang, embora outras seis localidades, também na província de Sichuan, tenham informado de seis infecções humanas, segundo um comunicado do Ministério da Saúde chinês divulgado ontem à noite.

Alguns meios de comunicação locais relataram hoje que foram registrados casos de vendedores que compraram a carne dos porcos mortos e doentes a baixo preço para vendê-la no mercado.


Fonte: Último Segundo

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!