Autor Tópico: ‘Código’ revelaria identidade da Mona Lisa, diz pesquisador  (Lida 2612 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
‘Código’ revelaria identidade da Mona Lisa, diz pesquisador
« Online: 14 de Dezembro de 2010, 03:23:39 »
‘Código’ revelaria identidade da Mona Lisa, diz pesquisador

Um pesquisador italiano diz ter encontrado um código secreto incluído na pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que poderia ajudar a revelar a identidade da modelo retratada no quadro.

Segundo Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização de Bens Históricos, Culturais e Ambientas, o código estaria inscrito nos olhos da Mona Lisa, na forma de letras microscópicas, não visíveis a olho nu.

Ele diz ter identificado as iniciais LV, de Leonardo da Vinci, pintadas em preto sobre o marrom-esverdeado da pupila direita da Mona Lisa ou La Gioconda, como o quadro também é conhecido.

No olho direito, ele diz ter identificado as iniciais CE ou possivelmente a letra B. No fundo da pintura, estariam os números 72, ou L2 se invertidos.

Para Vinceti, essas inscrições seriam a chave para revelar a identidade da modelo da pintura.

“Examinamos a pintura em detalhe e pedimos a análise de pintores experientes, que confirmaram que é pouco provável que esses sinais tenham sido colocados lá por acaso”, diz ele.

Teorias

Várias teorias já foram aventadas sobre a identidade da Mona Lisa, incluindo a de que ela seria um autorretrato do pintor.

Um estudo da Universidade de Hidelberg, em 2005, identificou-a como Lisa Gherardini, mulher do rico mercador florentino Francesco del Giocondo.

Em janeiro, o próprio Silvano Vinceti havia pedido a exumação dos supostos restos de Da Vinci, enterrados no Castelo de Amboise, no Vale do Loire, na França, para tentar comprovar a tese de que a pintura era um autorretrato.

O pesquisador italiano pretende revelar a identidade da Mona Lisa em um livro, Il Segreto degli occhi della Gioconda (O segredo dos olhos de La Gioconda), cujo lançamento deve ocorrer no mês que vem.

Vinceti é conhecido na Itália por seu envolvimento em teses polêmicas relacionadas aos grandes mestres da arte clássica.

Neste ano, ele também anunciou ter identificado os restos perdidos do pintor Caravaggio.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2010/12/101213_mona_lisa_codigo_w.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: ‘Código’ revelaria identidade da Mona Lisa, diz pesquisador
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2010, 20:22:11 »
Queria saber como Da Vinci conseguiu escrever essas letras microscópicas no quadro e com qual finalidade (talvez na esperança que algum dia houvesse a tecnologia necessária para ler o código...)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2010, 22:51:39 »
Queria saber como Da Vinci conseguiu escrever essas letras microscópicas no quadro e com qual finalidade (talvez na esperança que algum dia houvesse a tecnologia necessária para ler o código...)

E aí é que está o problema: Se não havia como ler, como ele pode escrever algo (in)teligível naquela escala?
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 23:32:15 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2010, 12:01:13 »
Excesso de consumo de maconha... seria uma explicação.  ::)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 17:55:49 »
Excesso de consumo de maconha... seria uma explicação.  ::)
Do Leonardo em si ou dos pesquisadores?
Ou de ambos? ::)

Eu acho é que tão procurando pêlo em ovo. kkkkkkkkkkk
Latebra optima insania est.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:05:23 »
Porque a Monalisa n poderia ser simplesmente uma pessoa qualquer ?
acho interessante esses estudos e se essas letras realmente forem verdade é algo incrível, mas porque a fascinação nesse quadro ? aposto que existem centenas de quadros que ngm sabe quem está sendo retratado...
/------------------/--------------------/

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:12:36 »
acho interessante esses estudos e se essas letras realmente forem verdade é algo incrível, mas porque a fascinação nesse quadro ? aposto que existem centenas de quadros que ngm sabe quem está sendo retratado...
Esse quadro me deixa fascinado por outra coisa: inaugurar uma técnica.
Note que, de todos os ângulos que você olha o quadro, parece que a Monalise retribui o olhar, séria mas não carrancuda.

Acho sinceramente que ela deve ser só a esposa de algum nobre ou burguês da época que quis guardar a face dela enquanto jovem pra sempre, como um memento mori.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:16:30 »
Esse quadro me deixa fascinado por outra coisa: inaugurar uma técnica.
Note que, de todos os ângulos que você olha o quadro, parece que a Monalise retribui o olhar, séria mas não carrancuda.

Acho sinceramente que ela deve ser só a esposa de algum nobre ou burguês da época que quis guardar a face dela enquanto jovem pra sempre, como um memento mori.

Pois é... é bem interessante essa tecnica, a arte barroca se não me engano a utiliza bastante. Mas acho fascinação demais sobre esse quadro... alguma vez DaVinci já escreveu que tem algum segredo por trás dele ?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:22:30 »
Pois é... é bem interessante essa tecnica, a arte barroca se não me engano a utiliza bastante. Mas acho fascinação demais sobre esse quadro... alguma vez DaVinci já escreveu que tem algum segredo por trás dele ?
Segundo as pessoas normais, não.
Segundo os lunáticos, vários segredos. :histeria:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:43:30 »
Um pesquisador italiano diz ter encontrado um código secreto incluído na pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que poderia ajudar a revelar a identidade da modelo retratada no quadro.

Em outras palavras, um pesquisador italiano está na pindura e precisa de uma grana. Inventa um código secreto na Monalisa, faz entrevistas e palestras remuneradas, as pessoas consomem o assunto, esquecem e ele sai da pindura.

E o código? Que código?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:43:34 »

Talvez por ser o quadro mais famoso do mundo do maior nome do Renascimento?
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:46:36 »

Talvez por ser o quadro mais famoso do mundo do maior nome do Renascimento?

eu entendo o interesse no quadro em sí, mas não a crença que obrigatoriamente existe algo escondido no quadro... mas olhando para o lado financeiro, as coisas fazem mais sentido...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 15:04:58 »
Off-topic: da Vinci tem coisa melhor que a Monalisa. Mesmo no caso dos retratos - como por exemplo, esse:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 22:10:20 »
Ainda entendo a Mona Lisa como superior por causa de algumas características:

a) O manjado "sorriso enigmático" que a catapultou para ícone cultural, inclusive pop. Este quadro fez uma multidão enorme de pessoas se interessar por arte renascentista.

b) A aplicação maestral da técnica de sfumato.

c) O uso de um "pallet" de cores mais restrito, mas com muitas variações tonais com destaque para as paisagens no primeiro e no segundo plano.

d) A reprodução de feições da pele e da roupa que são muito, mas muito realistas.
Foto USGS

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 21:36:36 »
Off-topic: da Vinci tem coisa melhor que a Monalisa. Mesmo no caso dos retratos - como por exemplo, esse:
A dama com o arminho?
A "borda"  da dama é muito "dura". O fundo possivelmente foi retocado por outro pintor.

PS - a jovem é realmente muito mais bonita que a Dona Mona.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 12:45:53 »
ai meu caray... toda hora tem alguém querendo aparecer, e conseguindo, por causa desta obra.

O que se precisava saber já se sabe. Sabe-se para quem era o retrato, de quem era, quando e como foi feito.
O sujeito vê uma pareidolia e acha que descobriu a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

Primeiro. Da Vinci era genial, mas no contexto de sua época. Escreveu e falou muita besteira também, porém o fez sem a base científica que temos hoje. Por isso mesmo, ficar analisando sua obra com os conceitos atuais é uma ignorância absurda.

Grande parte do que falam dele é porque escrevia espelhado, como forma de esconder suas descobertas.
Sim e não. São duas as explicações: Escrevia assim para os idiotas ignorantes ( de qualquer época)  não pegar frases isoladas do que ele fez e saírem falando besteira ( como fazem hoje ) e por que era canhoto!!
Imaginem escrever com um pena de ganso com tinta nanquim com a mão esquerda escrevendo da esquerda para a direita. Simplesmente a mão vai borrando tudo o que se acabou de escrever ( louvem a são Bic pela esferográfica, amén ).

Assim, se queria escrever rápido para manter as ideias, simplesmente um grande desenhista como ele não teria problema algum de escrever e ler ao contrário.

Em tempo: Mona Lisa é um perfeito trabalho de matemática, mostrando como se deve usar o retângulo áureo na composição.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!