Vegetarianos dominavam grupo do "Tyrannosaurus rex"O grupo de dinos ao qual pertencia o portentoso
Tyrannosaurus rex não é mais aquele. Uma nova análise indica que, na verdade, boa parte dos primos do monstro gostava mesmo era de uma boa salada.
Lindsay Zanno e Peter Makovicky, do Museu Field, em Chicago (EUA), chegaram à surpreendente conclusão depois de uma minuciosa análise estatística, que acaba de ser publicada na revista científica americana "PNAS".
Fóssil apelidado de Sue, tiranossauro que foi achado nos Estados Unidos hoje está exposto em museu de ChicagoFora alguns casos extremos --o dos próprios tiranosauros, por exemplo--, nunca é trivial descobrir o que um bicho extinto comia. Os paleontólogos precisam pedir socorro para o método comparativo, traçando analogias entre a dentição dos fósseis e a de espécies atuais, o que nem sempre dá certo.
BANGUELASPara complicar ainda mais a situação no caso dos chamados celurossauros (grupo do
T. rex, formado por dinos bípedes e normalmente considerados carnívoros), dezenas de espécies... não têm dentes. Acabaram ganhando bicos, superficialmente parecidos com os das aves, as quais, aliás, são um subgrupo dos celurossauros.
A dupla do Museu Field contornou o problema usando indicadores de paladar vegetariano que não se restringem aos ossos fósseis.
São coisas como a presença de matéria vegetal no estômago dos fósseis; plantas no cocô fossilizado dos bichos; e a presença de pedrinhas na cavidade estomacal, que serviriam para triturar os vegetais mais duros, como grãos.
O truque estatístico, nesse caso, é simples: embora só uns poucos e sortudos fósseis contem com esses indicadores de herbivoria, dá para correlacionar a anatomia dessas espécies comprovadamente herbívoras com as mais misteriosas. Se a anatomia for parecida, é sinal de que as outras também comiam vegetais.
Com base nesse raciocínio, Zanno e Makovicky acharam indícios consideráveis de gosto por salada em 44 espécies de celurossauros, contra apenas 24 espécies do grupo com indicações de carnivoria. Além do
T. rex, o grupo do famoso
Velociraptor também apreciava filés.
Em muitos casos, há sinais de que os bichos eram onívoros, provavelmente se alimentando de um mix de plantas e pequenos animais.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/849449-vegetarianos-dominavam-grupo-do-tyrannosaurus-rex.shtml