Eu não sei, mas quando leio sobre este tipo de iniciativa algo não me cheira bem. Sei lá, pode ser só desconfiança minha. E quero deixar claro que não estou fazendo qualquer tipo de acuzação.
Mas pra mim, alguma coisa tem de errado
O que estaria "errado", no seu entendimento?
Como eu disse me parece mais uma daquelas sensações do tipo "tem coisa errada aí, mas eu não sei o que é".
Mas tentando racionalizar essa sensação:
Eu não sou um economista de formação mas sou um curioso da área. O que me deixa incomodado em iniciativas como essas é o fato delas serem feitas por ONG's. As ONG's são muito pouco reguladas e fiscalizadas.
Pelo o que eu entendo dessas iniciativas a melhora econômica dessas comunidades se resume à uma agência bancária que possibilita que a população saque seus beneficios na própria comunidade fazendo com que as pessoas gastem seu dinheiro por ali mesmo.
Então porque não se criar políticas públicas para se levar agências bancárias, sejam públicas ou privadas, para esses lugares? O sistema financeiro é bastante regulado e fiscalizado o que diminuiria sensivelmente as possibilidades de fraude.
Então, com isto posto, eu acredito que a minha tendência natural a considerar a regulamentação forte e austera como uma garantia de menores distorções e fraudes, cause a minha "sensação de coisa errada". Eu não gosto de dar esse poder de regular economias, mesmo que locais, à ONG's.