Autor Tópico: Museu de Miyazaki em Mitaka, no Japão  (Lida 2983 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Museu de Miyazaki em Mitaka, no Japão
« Online: 05 de Janeiro de 2011, 23:47:01 »
Conheça o museu de Miyazaki em Mitaka, no Japão

O Totoro escondido na entrada do Museu Ghibli, uma experiência única para conhecer o mundo da animação feita a lápis, papel e aquarela

Muito além do Japão fantástico de A Viagem de Chihiro ou das paisagens europeias de filmes como O Serviço de Delivery da Kiki e O Castelo Animado, existe um pouco da obra do mestre de animação Hayao Miyazaki, que completa 70 anos nesta quarta-feira (5), num museu que fica a uma hora de Tóquio, na pacata e arborizada cidade de Mitaka.

Para usufruir desta experiência, é preciso se programar: o museu abre apenas em alguns meses, alternando entre terças, quintas e sábados. Como a entrada é apenas simbólica, cerca de 1000 yen (R$ 20, em valor convertido), o museu só continua funcionando graças aos subsídios do governo. Os funcionários, em sua grande maioria, são voluntários. Estudantes de animação e cinema, que se revezam para atender uma demanda de turistas e moradores japoneses que não é pequena, dada a popularidade de Miyazaki pelo mundo todo.

O museu começou a ser desenvolvido em meados dos anos 1990, com arquitetura feita pelo próprio Hayao Miyazaki. Todo o complexo, bem como os banheiros, salas e áreas externas foram inspirados nos cenários mostrados em seus filmes. A maior parte da arquitetura é de influência europeia, mas nas áreas externas é possível ver obras tipicamente japonesas, como poços de água, bebedouros e pequenas cabanas.

Para garantir sua entrada, basta ir até uma das máquinas de tíquetes, disponíveis em lojas de conveniência por todo o Japão , e receber um voucher, que pode ser trocado por um ingresso em forma de película - uma pequena animação para ser usada em um projetor. Cada ingresso é único - são cenas de filmes como A Princesa Mononoke, Meu Vizinho Totoro e Porco Rosso - e já garantem o melhor souvenir que você pode levar para casa após a experiência.

O trajeto é simples. De Tóquio - ou de qualquer outra cidade do Japão - é possível pegar um Shinkassen (Trem-bala) até a estação de Mitaka ou mesmo um trem convencional, da empresa JR. Na saída da estação há um ponto de ônibus todo decorado com as animações de Miyazaki, que te leva até o museu e te "devolve" à estação após a visita. O preço gira em torno de R$ 2.

Como grande adorador da animação em papel, grande parte do que você vê no museu é nada menos do que o processo criativo - que demora de dois a cinco anos - de cada produção do estúdio Ghibli. Em todas as salas, é possível ver rascunhos originais de personagens como Ponyo, Totoro e Chihiro. Muitos deles podem ser animados ao vivo - por meio de projetores. Nada se compara, no entanto, à sala de stop motion, onde vários bonequinhos são dispostos dentro de cilindros giratórios. Basta girar a alavanca para presenciar uma animação em stop motion ao vivo, coisa que você provavelmente nunca presenciará a não ser em museus ou centros de animação como o Ghibli.

Percorrendo as salas, réplicas do estúdio onde Miyazaki trabalha, com pausa para a quantidade de cigarros empalhados, bem como xícaras sujas de chá verde. A sujeira - ou arte, dependendo do ponto de vista - faz notarmos o quanto esse processo é trabalhoso. Nas descrições dos quadros - que infelizmente só podem ser lidas em japonês - descobrimos que Miyazaki passa dias trancado em seu escritório desenhando ou trabalhando em seus roteiros, por vezes sem tomar banho.

Outra descrição que não pode deixar de ser notada, é que no estúdio Ghibli, a menos que você seja secretário ou administrador, computadores não são permitidos. Sim, cada take é feito a lápis e aquarela. Um trabalho que precisa ser visto para não ser esquecido, afinal, Miyazaki é um dos poucos cineastas que ainda não aboliram o lápis, o pincel e a folha em branco de seus memoráveis trabalhos.

http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4874613-EI3615,00-Conheca+o+museu+de+Miyazaki+em+Mitaka+no+Japao.html

No museu é possível ver animações stop motion ao vivo. Basta girar uma alavanca

Detalhe das pias dos banheiros do Ghibli Museum com azulejos coloridos e réplicas do gato de Kiki, em 'O Serviço de Entregas da Kiki'

Crianças brincando no Neko Bus, o ônibus gato que fazia a alegria das protagonistas de 'Meu Vizinho Totoro'

Ônibus decorado que busca os visitantes na saída da estação de Mitaka para que eles possam visitar o museu

Réplica idêntica dos robôs do filme 'Laputa - Castle in the Sky'

Réplica do escritório de Hayao Miyazaki

Museu de Miyazaki, em Mitaka, abre apenas alguns meses do ano, em dias alternados. O ingresso custa em torno de R$ 20

Entrada do Ghibli Museum, com arquitetura feita pelo próprio Hayao Miyazaki

O Totoro gigante, personagem favorito de Miyazaki, na entrada do Ghibli Museum

Os cafés do Ghibli Museum, todos com carinhas dos personagens

Museu de Miyazaki tem três andares e tem inspiração europeia

Detalhe das miniaturas na loja Mamma Aiuto, que vende produtos inspirados nos filmes do cineasta

Tudo no Ghibli Museum é inspirado nos personagens criados por Miyazaki - incluindo as porcelanas do Ghibli Café

Bolo do Ghibli Café, com detalhe do prato inspirado na animação 'Meu Vizinho Totoro'

Detalhe de uma das janelas do banheiro masculino, com fundo falso animado

Visão geral do Ghibli Museum, em Mitaka

Veja principais filmes de Miyazaki

'Ponyo' (2008) é a animação mais recente do mestre e, mais uma vez, mostra a preocupação do diretor com a destruição das terras e das águas pelo homem

Numa clara referência à maneira como os homens se transformam em animais em tempos de guerra, Miyazaki criou 'Porco Rosso', uma metáfora sutil sobre nossa constante falta de humanidade

Com o 'O Castelo Animado' (2004), Miyasaki atingiu seu ápice poético com uma bela história sobre a perda e a procura de um coração

'Meu Vizinho Totoro' (1988) é considerado, por muitos, como a grande obra-prima do diretor e foi eleita a melhor animação de todos os tempos pela revista 'Time Out'

Em 2003, quando 'A Viagem de Chihiro' ganhou o Oscar de Melhor Animação, Miyazaki se tornou finalmente reconhecido pelos americanos

Lealdade, origens e, principalmente, preservação da mãe-natureza. O diretor cria uma clássica mensagem ecológica com 'Princesa Mononoke' (1997)

http://cinema.terra.com.br/galerias/0,,OI143479-EI1176,00-Veja+principais+filmes+de+Miyazaki+maior+mestre+da+animacao.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re: Museu de Miyazaki em Mitaka, no Japão
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 01:18:51 »
Estou com vontade de responder como uma menina irritante: KAWAII!!!

Viva o Miyazaki! Gosto muito dos seus filmes, especialmente O Castelo Voador. Seus toques em seus filmes são os que, acho, gostaríamos de ver mais em Holywood: não seguem uma estrutura pré-definida, são cativantes (e expressão inglesa heart-warming me vem à cabeça), inteligentes, e mesmo assim acessíveis.

Animes, em geral, não são muito a minha praia, mas há muitos filmes de animação japonesa bons.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 03:34:08 »
Inveja, acho muito legal os filmes dele, além de terem uma cenografia (n sei se esse é o termo para animações) e trilha sonora ótimos, possuem um enredo muito bom, criativo e "mágico, se não me engano o estudio dele é um segmento da Disney Japonesa... mas além de tudo isso ainda existe fortes críticas e apelos em seus filmes, sobretudo ambientais e de resgate à cultura Japonesa, muito bom, recomendo. Meu favorito é "Ponyo".
/------------------/--------------------/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 22:48:22 »
alguém sabe onde posso comprar? Minha filha já pode gostar
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 23:52:11 »
alguém sabe onde posso comprar? Minha filha já pode gostar

licitamente ou ilicitamente ? ehauehuae
nunca vi original pra vender... no máximo nas locadoras...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 00:02:15 »
prefiro lícito. Se não tiver aí acho que é baixar mesmo..

Acabo de procurar na fnac, americanas.com e não tem

Será que nas locadoras têm? tipo blokbuster? Dúvido..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 00:13:55 »

eu achei em uma fuleira perto de casa ehauheuae na blockbuster deve ter... não todos, mas "viagem de chihiro" e "ponyo" deve ter sim, porque sairam nos cinemas daqui... e talvez ainda esteja passando em algumas cidades "o mundo encantado de gigi" que é do mesmo criador, mas mais "ocidental"...

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 00:51:11 »
Eu não sei se muitos foram publicados no Brasil. O castelo animado, Ponyo e A Viagem de Chihiro foram, pois eu os vi alugando mesmo. Tenho uma desconfiança que são só mesmo esses.

Por curiosidade, quantos anos ela tem? Ponyo e, ilegalmente, Meu Vizinho Totoro são os mais indicados para crianças dos que eu vi, se ela for bem nova.

Edit: O mundo encantado de Gigi é em 3D? Que chato. É do mesmo estúdio, mas é de diretor diferente, o mesmo de "Metrópolis". Eu vi Metrópolis, e achei mais ou menos. Outro diretor do mesmo estúdio que eu gosto muito é o Isao Takahata, que fez Túmulo dos Pirilampos e o excelente Only Yesterday.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2011, 01:01:31 por The Dark Adonis »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 00:59:58 »
7 anos. Vi "a viagem" e me pareceu que ela ia ficar maluca...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 01:07:23 »
Edit: O mundo encantado de Gigi é em 3D? Que chato. É do mesmo estúdio, mas é de diretor diferente, o mesmo de "Metrópolis". Eu vi Metrópolis, e achei mais ou menos. Outro diretor do mesmo estúdio que eu gosto muito é o Isao Takahata, que fez Túmulo dos Pirilampos e o excelente Only Yesterday.

sim, é 3D e tem temas mais ocidentais... não sei qual o diretor mas asissti um dos estudios Ghibi que era sobre uns guaxinis... era bem interessante apesar de estranho, pois eles faziam seus testículos crescerem... ehauheuae, mas era bem interessante também, mas agora me foge o nome, era algo em japones.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 01:25:36 »
Para 7 anos, dos três publicados aqui, acho que só O Castelo Animado é complicado para a idade.

sim, é 3D e tem temas mais ocidentais... não sei qual o diretor mas asissti um dos estudios Ghibi que era sobre uns guaxinis... era bem interessante apesar de estranho, pois eles faziam seus testículos crescerem... ehauheuae, mas era bem interessante também, mas agora me foge o nome, era algo em japones.

uauhauhauha, não vá recomendar esse para a filha do agnóstico... :P

Ah, a trilha sonora dos filmes são boas mesmo. Normalmente são do Joe Hisaishi - ou coisa parecida -, que costumava compor para o diretor Takeshi Kitano também (em especial as músicas de "Hana-bi - Fogos de Artifício" são ótimas), até ficar famoso por causa dos estúdios Ghibli e começar a cobrar caro demais para o Kitano poder pagar. Maldito Hisaishi!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 01:32:15 »

Eu tenho um amigo que trabalha numa produtora de animes e ele me disse que os filmes e seriados que não foram lançados num determinado país podem ser baixados livremente, sem medo de represália, faz parte da estratégia japonesa de difundir animes e mangás e assim espalhar a cultura japonesa. Se ja foram lançados ai o problema é com a distribuidora desse país.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 01:33:13 »
OPA, legal...  de que site se baixa essas coisas??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 01:37:15 »
OPA, legal...  de que site se baixa essas coisas??
Acho que se procurar torrents vc acha.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 01:38:28 »
Só por título de curiosidade, o filem citado por mim é" Pom Poko" dirigido por Isao Takahata, e trata sobre a perda da cultura Japonesa e também questões ambientais.

guaxinins utilizando seus testículos como arma
ehuaheuahueae

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 14:52:58 »
São Tanuki, um animal mitológico japonês. E sim, eles têm testículos gigantes, sei lá por quê...

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 16:24:42 »
São Tanuki, um animal mitológico japonês. E sim, eles têm testículos gigantes, sei lá por quê...

de fato, é uma recorrencia na cultura japonesa...

mas alguém sabe se o animal realmente possue testículos tão grandes ? e pq a representação

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 11:49:31 »
The tanuki has eight special traits that bring good fortune, possibly created to coincide to the "Hachi" symbol (meaning eight) often found on the sake bottles the statues hold.
The eight traits are: a hat to be ready to protect against trouble or bad weather; big eyes to perceive the environment and help make good decisions; a sake bottle that represents virtue; a big tail that provides steadiness and strength until success is achieved; over-sized testicles that symbolize financial luck; a promissory note that represents trust or confidence; a big belly that symbolises bold and calm decisiveness; and a friendly smile
Fonte

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2011, 11:52:55 por Barata Tenno »

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 17:06:01 »
Nossa que viagem ehauheuahueae
mas eles são fofinha XD

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!