Pessoal, como podem ver esse é meu primeiro post aqui no Clube. Conheci ele recentemente e fiquei muito impressionado com os debates que encontrei aqui, por isso, resolvi apresentar a vocês uma questão que me deixou literalmente puto recentemente.
Trabalho na CEF e li por acidente na net uma noticia que na minha humilde opinião deveria ser capa de revistas, tamanho o descaso em vários aspectos.
Em 2008 a FEBRABAN assinou um acordo com o MPF para que os bancos representados por ela - todos os bancos públicos inclusive -, se ajustassem a lei de ACESSIBILIDADE (decreto 5.296, de dezembro de 2004), lei esta que obriga aos bancos do país a adequarem seus estabelecimentos tornado-os acessíveis com diversas pequenas reformas, tais como :
rampas de acesso ou elevadores adaptados; folhetos em Braille e com letras ampliadas; e a disponibilização de pessoal e de equipamentos capazes de manter comunicação com pessoas com deficiência auditiva.
Esse acordo previa que o prazo para todas essas difíceis* adequações seriam de 15 meses a contar de 10/2008.
Findo o prazo, e a CEF (não tive noticias dos outros) não conseguiu se adaptar as normas.
E nove meses após o fim do prazo em 09/10 o MPF multou a CEF só em São Paulo pelo descumprimento do acordo em:
R$ 42.000.000,00 (Quarenta e dois milhões de reais) fora os 32mi do Pará e mais tantos milhões pelo país.
Talvez eu esteja um pouco fora da mídia atualmente, mas não ouvi nenhuma palavra sobre o caso.
E o melhor é que os responsáveis pela multa não pagarão um tostão de seus bolsos, o dinheiro sairá da própria Caixa que pagará com seus ativos (imóveis) pelo país.
Acredito que a CEF, o BB e outros, estão tomados por verdadeiros senhores feudais, que tratam nosso patrimônio (eu considero as estatais do brasileiro) como se fossem empresas familiares.
fonte:
http://www.prsp.mpf.gov.br/prdc/destaques-1/TAC_acessibilidadeDefinitivo.pdf/viewhttp://www.prpa.mpf.gov.br/noticias/2010/noticias/mpf-cobra-na-justica-r-34-milhoes-da-caixa-por-falta-de-acessibilidade-nas-unidades-do-banco-no-para/?searchterm=