Ciência??? Perguntar se é ciência já é de estarrecer, mas "*UMA*" ciência, não pode ser sério. Não é possível que chegue a tanto...
Não, é claro. Marx não atêve-se a *fatos fí-si-cos* fundamentais, de modo algum. Nem mesmo fez uma observação realista, que fosse, dos fatores que movem uma sociedade de animais como os humanos. Pecou por considerar (é óbvio que nunca houve, nele, uma honestidade genuína nisso) o homem especial de alguma forma nem mesmo relativa a outras espécies vivas. Criou, deliberadamente, uma alegoria espúria de luta de classes como unidades celulares de uma sociedade como se estas unidades não fossem os indivíduos, rejeitando o fato darwiniano da evolução, que move-se mais (ou totalmente) pelo indivíduo que pelo grupo. Enfim, como um Don Quixote, "batalhou" em prol da "solução" de um problema que *nem mesmo existe*, para além das ilusões de mentes fantasiosas. O marxismo "introduz" (tenta forçar) conceitos filosofosos (desinência de adoecimento, se ainda não ficou evidente para alguém) fantasmagóricos, como 'qualias' (pluralização do plural), nas sociedades humanas. Pura fuga da realidade.
Muito bem e sabiamente concluiu e disse Aluísio de Azevedo: "nenhum pensamento agrada mais ao homem que aquele que o faz sentir-se superior aos demais". TODOS os humanos "padecem" desse sentimento que é a expressão consciente de sua necessidade biológica de garantir a sobrevivência *com primazia sobre os demais*. E, como um coup de grace evolutivo, este animal adquiriu, ademais, a ardilosa astúcia de o negar em si mesmo e tentar apontá-lo nos outros (como se fosse um grave defeito), falando em coisas tais como "valores morais e humanos", "valores comuns" e em "arrogância", prepotência que quem aponta nos outros, em acusação, "nunca tem". Os que conseguem convencer outros disso possuem uma vantagem evolutiva; os que não conseguem não ser convencidos, uma desvantagem. Eis a causa primária da derrocada de qualquer ideia comunista.
Esse, pelo que se vê, postou esse e mais 6 e não voltou mais, nem mesmo especialmente aqui, mas vai, se não para ele, para quem couber:
Dei esta resposta porque é nítida a sua tendência a iludir-se com a "causa". Medite bem, não fuja da realidade, encarando-a bem de frente, com coragem e... tire (chegue às) suas próprias conclusões. hahaha...
Como o conceito de ciência pode ser mal entendido...