Autor Tópico: IRA anuncia fim de campanha armada na Irlanda do Norte  (Lida 1690 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
IRA anuncia fim de campanha armada na Irlanda do Norte
« Online: 28 de Julho de 2005, 13:05:35 »
28/07/2005  - 09h48
IRA anuncia fim de campanha armada na Irlanda do Norte[/size]
da Folha Online

O IRA [Exército Republicano Irlandês, guerrilha católica], anunciou nesta quinta-feira que vai abandonar sua "campanha armada" e continuar o processo de desarmamento, o que deve ajudar a retomada do processo de paz na Irlanda do Norte. Declarou também que deve prosseguir com sua luta pela unificação da região com a República da Irlanda pela "via política".

Com a decisão, o grupo põe fim a mais de 30 anos de violência, que deixaram ao menos 3.600 mortos.



"A direção do IRA ordenou formalmente o fim de sua campanha armada, que deve ser iniciado às 16h (12h de Brasília). Todas as unidades do IRA devem depor as armas. Os membros [do grupo] receberam instruções para ajudar no desenvolvimento de programas puramente políticos e democráticos, em termos pacíficos", diz o comunicado.

Apesar do anúncio, o grupo não vai se dissolver. Essa é uma das demandas dos unionistas protestantes, que defendem a continuidade da união da Irlanda do Norte com o Reino Unido, ao contrário do Sinn Fein, partido político que representa a minoria católica da Irlanda do Norte, --e sustenta o IRA como seu braço armado-- que quer que a região seja integrada à Irlanda, onde o catolicismo é predominante.

A organização também pede a seus militantes que mantenham como objetivo a reunificação da Irlanda e o fim da autoridade britânica sobre a Irlanda do Norte, mas unicamente por meios políticos.

Protestantes

Uma das discussões entre os católicos e protestantes é sobre a formação de um governo misto para a região do Ulster [como também é conhecida a Irlanda do Norte], discussão suspensa em 2002, após a deflagração de um suposto caso de espionagem realizado pelo IRA sobre o governo britânico.

Houve uma tentativa de retomada dessas negociações no final do ano passado, o que acabou sendo minado pela recusa do IRA em permitir que o desarme do grupo fosse registrado publicamente.

Líderes protestantes, entretanto, disseram que irão esperar vários meses para "testar" se a ação tomada pelo IRA será "verdadeira". O grupo deveria ter obedecido a um desarmamento total em 2000, como parte do acordo de Sexta-Feira Santa, realizado em 1998, mas não iniciou o processo até o fim de 2001, e o interrompeu em 2003.

Especialistas em segurança dizem que o IRA detém boa parte de seu arsenal escondido em depósitos na Irlanda. Na década de 80, o grupo recebeu mais de 130 toneladas de armas da Líbia, e a polícia diz que o grupo continua a contrabandear armas mais modernas para dentro da Irlanda e da Irlanda do Norte.

Libertação

As especulações sobre o fim da luta armada do IRA cresceram na noite desta quarta-feira, quando o governo britânico libertou da prisão um dos membros do IRA acusado de vários ataques terroristas, Sean Kelly, que cumpria a pena de prisão perpétua pela morte de nove civis, com uma bomba colocada dentro de uma loja de Belfast, em 1993.

O grupo levou quase quatro meses para responder ao pedido do líder do Sinn Fein, Gerry Adams, que havia pedido ao IRA para deixar a luta armada e integrar a discussão política.

No início deste ano, o Sinn Fein e o IRA passavam por uma crise interna desencadeada pelo suposto assassinato por um membro do grupo, de um católico da Irlanda do Norte, Robert McCartney, em 30 de janeiro passado.


Fonte: Folha On-line

:clap:

rizk

  • Visitante
IRA desiste da luta armada
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2005, 12:20:43 »
Essa é pra vocês que ficam pensando tanto na Irlanda. O IRA soltou comunicado ontem, dia 28, declarando cessar fogo.

Vai abaixo um tradução nas coxas feita por mim mesma, e depois uma lista de links através dos quais a gente pode se ligar do assunto, porque este é tipo O momento mais legal e FINALMENTE e os nossos netos e etc.


A liderrnça do Óglaigh na hÉireann ordenou formalmente o fim da campanha armada.

Isto passará a valer após às 4 da tarde de hoje.

Todas as unidades do IRA receberam ordens para abandonar as armas.

Todos os Voluntários foram instruídos a assistir o desenvolvimento de programas puramente políticos e democráticos através exclusivamente de meios pacíficos.

Os Voluntários não devem se engajar em nenhum outro tipo de atividade.

A liderança do IRA também autorizou nossa representação a trabalhar com a Comissão Internacional Independente pelo Desarmamento (IICD), para completar o processo, publicamente colocando as armas fora de uso, de modo a aumentar a confiança do público, e também para acabar os trabalhos o mais rápido possível.

Convidamdos duas testemunhas independentes, das igrejas Católica e Protestante, para testemunhar o seguinte:

O Conselho Militar tomou estas decisões seguindo uma discussão interna, e um processo de consulta das unidades do IRA e Voluntários, sem precedentes.

Nós apreciamos a maneira honesta e direta pela qual o processo de consulta se deu, e a profundeza e conteúdo das propostas apresentadas.

Nós temos orgulho da maneira amigável pela qual esta decisão histórica foi conduzida.

O resultado das nossas consultas mostra grande apoio dos Voluntários do IRA para a estratégia de paz do Sinn Féin.

Também há preocupação generalizada quanto à dedicação total dos dois governos e dos unionistas ao processo de paz. Isto criou dificuldades reais.

A maioria absoluta do povo irlandês apóia totalmente este processo.

Eles, e os amigos da unificação irlandesa por todo o mundo, querem ver a implementação total do acordo de Belfast ( Good Friday agreement).

A despeito destas dificuldades, nossas decisões foram tomadas para avançar nossos objetivos republicanos e democráticos, incluindo o objetivo de uma Irlanda unificada.

Acreditamos que agora há uma maneira alternativa de atingir isso e acabar com o mando britânico no nosso país.

É responsabilidade de todos os Voluntários mostrar liderança, determinação e coragem. Temos noção dos sacrifícios feitos por nossos patriotas mortos, que foram presos, Voluntários, suas famílias, e a base republicana.

Reiteramos nossa visão de que a luta armada foi completamente legítima.

Temos consciência de que muitas pessoas sofreram no conflito. Este é um imperativo incentivador para que todos os lados construam uma paz justa e duradoura.

O assunto da defesa das comunidades nacionalistas e republicanas foi levantado conosco. Há uma responsabilidade na sociedade para garantir que não haverá re-ocorrência dos pogroms de 1969 e começo de 1970. Também há uma responsabilidade universal de lutar contra o sectarismo em todas as suas formas.

O IRA tem compromisso total com os objetivos da independência e unificação da Irlanda e com construir a república definida na proclamação de 1916;

Nós pedimos o máximo de união e esforço dos irlandeses republicanos em, todos os lugares.

Temos confiança de que, trabalhando juntos, os irlandeses republicanos podem atingir nossos objetivos.

Todo Voluntário tem consciência da importânca das decisões que tomamos, e todo o Óglaigh estamos compelidos a seguir totalmente estas ordens. Há agora uma oportunidade sem precedentes para utilisar as consideráveis energia e boa-vontade que há para o processo de paz.

Esta grande série de iniciativas sem paralelo é nossa contribuição para isso, e para as contínuas empresas para trazer independência e união ao povo da IRlanda.



Eu talvez escreva um pouco sobre isso depois, mas eu não sou fonte confiável mesmo, então leiam:
- a coleção de matérias do Guardian sobre política no Ulster
- a Wikipedia
- CAIN

Offline Pensador Amazonense

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 100
Re.: IRA desiste da luta armada
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2005, 13:28:51 »
Valeu, rizk!


Quanto à notícia, é ótima!

Poindexter

  • Visitante
Re.: IRA desiste da luta armada
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2005, 15:27:43 »
Parabéns, Bush-Blair!

Depois da resolução do problema do Kadafi, agora foi a vez do IRA! :)

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: IRA desiste da luta armada
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2005, 19:59:42 »

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: IRA desiste da luta armada
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2005, 22:46:47 »
Citação de: Fernando
http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=2422


Obrigado pelo aviso, Fernando! Tópicos unidos.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: IRA anuncia fim de campanha armada na Irlanda do Norte
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2005, 07:29:51 »
bom, eles já tinham amolecido nos últimos anos....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!