Essa é pra vocês que ficam pensando tanto na Irlanda. O IRA soltou comunicado ontem, dia 28, declarando cessar fogo.
Vai abaixo um tradução nas coxas feita por mim mesma, e depois uma lista de links através dos quais a gente pode se ligar do assunto, porque este é tipo O momento mais legal e FINALMENTE e os nossos netos e etc.
A liderrnça do Óglaigh na hÉireann ordenou formalmente o fim da campanha armada.
Isto passará a valer após às 4 da tarde de hoje.
Todas as unidades do IRA receberam ordens para abandonar as armas.
Todos os Voluntários foram instruídos a assistir o desenvolvimento de programas puramente políticos e democráticos através exclusivamente de meios pacíficos.
Os Voluntários não devem se engajar em nenhum outro tipo de atividade.
A liderança do IRA também autorizou nossa representação a trabalhar com a Comissão Internacional Independente pelo Desarmamento (IICD), para completar o processo, publicamente colocando as armas fora de uso, de modo a aumentar a confiança do público, e também para acabar os trabalhos o mais rápido possível.
Convidamdos duas testemunhas independentes, das igrejas Católica e Protestante, para testemunhar o seguinte:
O Conselho Militar tomou estas decisões seguindo uma discussão interna, e um processo de consulta das unidades do IRA e Voluntários, sem precedentes.
Nós apreciamos a maneira honesta e direta pela qual o processo de consulta se deu, e a profundeza e conteúdo das propostas apresentadas.
Nós temos orgulho da maneira amigável pela qual esta decisão histórica foi conduzida.
O resultado das nossas consultas mostra grande apoio dos Voluntários do IRA para a estratégia de paz do Sinn Féin.
Também há preocupação generalizada quanto à dedicação total dos dois governos e dos unionistas ao processo de paz. Isto criou dificuldades reais.
A maioria absoluta do povo irlandês apóia totalmente este processo.
Eles, e os amigos da unificação irlandesa por todo o mundo, querem ver a implementação total do acordo de Belfast ( Good Friday agreement).
A despeito destas dificuldades, nossas decisões foram tomadas para avançar nossos objetivos republicanos e democráticos, incluindo o objetivo de uma Irlanda unificada.
Acreditamos que agora há uma maneira alternativa de atingir isso e acabar com o mando britânico no nosso país.
É responsabilidade de todos os Voluntários mostrar liderança, determinação e coragem. Temos noção dos sacrifícios feitos por nossos patriotas mortos, que foram presos, Voluntários, suas famílias, e a base republicana.
Reiteramos nossa visão de que a luta armada foi completamente legítima.
Temos consciência de que muitas pessoas sofreram no conflito. Este é um imperativo incentivador para que todos os lados construam uma paz justa e duradoura.
O assunto da defesa das comunidades nacionalistas e republicanas foi levantado conosco. Há uma responsabilidade na sociedade para garantir que não haverá re-ocorrência dos pogroms de 1969 e começo de 1970. Também há uma responsabilidade universal de lutar contra o sectarismo em todas as suas formas.
O IRA tem compromisso total com os objetivos da independência e unificação da Irlanda e com construir a república definida na proclamação de 1916;
Nós pedimos o máximo de união e esforço dos irlandeses republicanos em, todos os lugares.
Temos confiança de que, trabalhando juntos, os irlandeses republicanos podem atingir nossos objetivos.
Todo Voluntário tem consciência da importânca das decisões que tomamos, e todo o Óglaigh estamos compelidos a seguir totalmente estas ordens. Há agora uma oportunidade sem precedentes para utilisar as consideráveis energia e boa-vontade que há para o processo de paz.
Esta grande série de iniciativas sem paralelo é nossa contribuição para isso, e para as contínuas empresas para trazer independência e união ao povo da IRlanda.
Eu talvez escreva um pouco sobre isso depois, mas eu não sou fonte confiável mesmo, então leiam:
-
a coleção de matérias do Guardian sobre política no Ulster- a Wikipedia
-
CAIN