Autor Tópico: Proposta de Experimento - EQM  (Lida 1213 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Proposta de Experimento - EQM
« Online: 13 de Janeiro de 2011, 16:09:30 »
Pessoal,

Estava pensando sobre EQM, qdo lembrei de casos em que pessoas tem a metade do cérebro retiradas (em função de lesões/doenças graves)...então tive um pensamento que, confesso, me pareceu meio bizarro, mas gostaria de compartilhar com vcs :

- o que seria vivenciado por uma pessoa que tivesse uma metade de seu cérebro retirada se, antes de retirarem esta metade, deixassem com que ela morresse (por exemplo, cortassem o fluxo sanguíneo para esta metade do cérebro, deixando-a morrer,  para depois retira-lá) ?

Se a operação fosse realizada com a pessoa consciente, o que aconteceria ? Será que a pessoa vivenciaria uma EQM "completa", com tudo desmoronando ao final..Será que nada seria vivenciado, nem percebido de diferente pelo indivíduo? Como será que a consciência "iria lidar" com este processo de "perda de capacidade"(claro, creio que as pessoas não ficam menos conscientes, mas não encontrei melhor forma de questionar)?

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Proposta de Experimento - EQM
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2011, 23:07:31 »
Interessante questão. Eu não sei nada sobre a fisiologia das EQMs, e não sei se isso de um hemisfério morrer sozinho seria possível. Acho que tanto poderiam haver algumas alucinações meio como EQM quanto ser uma experiência mais como a de um monte de derrames, uma perda gradual das capacidades, sei lá.

O Anderson Pinto não participa mais do fórum?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2011, 12:57:59 »
Mas o problema é que qdo as pessoas tem metade de seu cérebro retirada, elas não tem perdas significativas. O intelecto fica praticamente inalterado.

Abs
felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2011, 13:16:54 »
Não entendi como isso seria "o problema". Mas não é sempre/exatamente assim. É mais o caso com crianças, e do sexo feminino (mulheres parecem ter menos especialização hemisférica). Não sei se isso interfere quanto ao tal problema, de qualquer forma, é só um ponto importante levantar porque nessas discussões de EQM tem gente que acha que esses relatos de perder metade do cérebro sem perda aparente de capacidade ou qualquer mudança é evidência de que o cérebro não serve para nada.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2011, 14:36:46 »
Ola,

Me expressei mal. O "problema" é que, tem teoria, as pessoas não teriam esta perda de capacidade.

Interessante vc falar esta de o cérebro não servir para nada, pois não lembro aonde, mas li um artigo de um neurocientista que afirmava que o cérebro "não servia para nada".

Ele se baseava em pesquisas suas, onde pessoas que tiverem/tem hidrocefalite e ficaram com uma expessura muito fina de massa cinzenta (é o cortex ?), mas não perderam nada da capacidade intelectual e cognitiva.

Abs
Felipe

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:11:16 »
Felipe a Hidrocefalia é a dilatação anormal dos ventriculos cerebrais (cavidades que possuimos dentro do cérebro e que são preenchidos por um líquido - o Líquor) que acaba comprimindo o parenquima - massas cinzenta e branca.
O sufixo ite reservamos para o processos inflamatórios, que não é o caso.

Como várias doenças existe uma variedade grande de formas de apresentação.  Normalmente quando a Hidrocefalis é de aparecimento rápido os sintomas são mais proeminentes, porém principalmente em pacientes com mais idade e menos tecido cerebral os sintomas podem ser bem leves e insidiosos.

Alguns idosos já tem atrofia cerebral e com isso os ventrículos crescem para preencher esse espaço, chamamos de hidrocefalia ex-vacuo.

Então podemos encontrar cérebros "comprimidos" pela hidrocefalia sem grande alteraçao cognitiva.

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:30:05 »
Ola Francisco,

Obrigado pela correção...Erro grosseiro!!! :)

Vou tentar pegar o texto deste neurocientista (acho que o cara tem uma certa fama, não é u´m zá ninguém) e enviar para ca.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:44:09 »
Ola Francisco,

O nome dele é John Lorber. Segue um link : http://www.rifters.com/real/articles/Science_No-Brain.pdf

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2011, 20:20:04 »
Esse artigo é de 1980, o Lober inclusive já morreu
Na época o conhecimento era muito menor que hoje
De qualquer maneira foi aquilo que falei, pessoal com hidrocefalia crônica e insidiosa ter desempenho mesmo com pouca massa cerebral visivel a tomografia
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!