Pensando sobre cérebro e pensamentos, fiz o seguinte exercício mental que gostaria de compartilhar (crítica e crivo de vcs) :
Premissas :
- O cérebro, com seus neurônios, sinapses, com sua química produz nossos pensamentos, imaginações e criatividade;
- O cérebro possui quantidades finitas de neurônios, sinapses, substâncias.
- Pensamentos, imaginação, criatividade são causadas por determinados padrões/sequência de ativação neuronal;
- O tempo de ativação/sequência é finito (ou seja, o processo de produzir um pensamento ocorre em um tempo finito).
Conclusões
- Como o cérebro é composto por quantidade finita de “elementos” e o tempo de ativação tb é finito teremos, obrigatóriamente, um número finito de padrões de ativação;
- Como padrões de ativação geram nossos pensamentos teremos, obrigatóriamente, um número finito de pensamentos/imaginações/criatividades.
Análise Hipotética
Vamos imaginar que n representa a qde total de “pensamentos”, cada uma com uma determinada característica - ou seja, com n características – que o cérebro pode produzir.
Como eu posso imaginar uma situação n+1, cuja característica n+1 seja a união das n características anteriores, este meu novo pensamento corresponde a um novo padrão de ativação , que não pode existir dentro do próprio cérebro.
Outra possibilidade é um mesmo padrão poder gerar dois pensamentos diferentes. Assim, temos que, se um mesmo padrão puder produzir mais de um pensamento, o que estrará diferenciando um pensamento do outro, no cérebro?
Abs
Felipe