Neste sábado a Enciclopédia Livre comemorou 10 anos no ar! E desde então a Internet nunca mais foi a mesma. Com 17 milhões de artigos em 270 idiomas e 400 milhões de visitas diárias, a Wikipedia é provavelmente a fonte de conhecimento mais democrática da história da civilização: conhecimento gratuito criado por esforço colaborativo e acessível a qualquer um com acesso livre à Internet. Claro que nem tudo é perfeito, embora a qualidade da versão inglesa do site seja comparável ao da tradicional Enciclopædia Britannica, sabemos bem que a enciclopédia lusófona deixa muito a desejar ― mas sabemos também que com nosso próprio esforço e o de outras pessoas, podemos mudar isso.
Parabéns à Wikipedia e apesar de não ter dado gorjeta para o Jimmy Wales, quero homenagear ele e Larry Sanger em minha assinatura pedindo aos dois o Prêmio Nobel da Paz de 2011. Acho difícil que algum de vocês colegas vote no comitê do Nobel este ano, mas fica a dica para tuitar, curtir ou trollar em favor dos nossos heróis pelos quatro cantos da internet. Se Barack Obama e Al Gore podem, por que não Wales e Sanger?