Autor Tópico: O sentido de sua vida  (Lida 6173 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: O sentido de sua vida
« Resposta #25 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:41:31 »
O meu sentido da vida é o mesmo que a de todos seres humanos.

Nascimento -> Juventude -> Envelhecimento -> Morte

:harhar:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #26 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:45:20 »
Isto quando se vale de sentido como direção...

E quando tomamos por: sentido > significado ?
Não deseje.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:50:50 »
Não sei... ainda não vivi a plenitude da minha vida para dar uma opinião válida.... pergunte-me no instante da minha morte e talvez possa dizer algo.  :wink:

Só esclarecendo... meu post anterior foi sarcástico.  :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Janeiro de 2011, 16:38:00 »
[...]
Só esclarecendo... meu post anterior foi sarcástico.  :P

Mas permanece válido. :)
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 24 de Janeiro de 2011, 17:03:02 »
Não é uma resposta, mas uma das melhores formas de encarar a pergunta que vi foi a seguinte:
"o sentido da vida não é algo que você pode obter, mas sim um estado de espírito. Uma emoção."

Pois é. Não dá pra descrever exatamente esse estado de espírito, mas a gente sabe quando sente. O que já foi citado aqui
são apenas os elementos que nos permitem chegar a essa emoção. O fundamental é que esses elementos variam de
pessoa para pessoa. Para alguns, eles podem ser criar uma família, ter seu lugar na sociedade. Outros podem achar que para
sentir que a vida faz sentido seja preciso destruir a sociedade judaico-cristã ocidental.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #30 Online: 24 de Janeiro de 2011, 19:19:49 »
No momento a única coisa que sinto é vontade de fazer sessões de sexo durante o dia inteiro, intercaladas por masturbação na minha namorada pra fazer ela gozar até inundar a casa inteira. Mas isso não é o que considero como significado ou objetivo primário da minha vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Janeiro de 2011, 19:21:24 »
Hehehehehehehehe.
Foto USGS

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #32 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:13:22 »
O sentido da minha vida é viver cada dia como se fosse minha última chance de ver a quem amo.

Interessante este modo de vida direcionada a contemplar "os outros".

O que por hora me fez pensar, que caso você perca estas pessoas; perderia o sentido da vida ou procuraria outras pessoas a contemplar ?

Não é ver no sentido de contemplar.

Sim, acho que se eu perdesse a todos eu ficaria sem sentido de viver.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:39:33 »
O filósofo ateísta Luc Ferry, ex-ministro francês da educação, demonstra bem a sacralização da família como único, ou principal, fator atual de causa para alguém poder morrer. Para ele, acabou-se o sacrifício da vida por grandes causas políticas ou religiosas.

Já o pessimismo com relação a vida tende mais para a patologia, principalmente na filosofia. Por isto a nomenclatura e a descrição dos infinitos estados melancólicos dos indivíduos são bem relatados por ela.

Outras pessoas não "valem" mais que eu  :? Nem mais que outros animais de outra espécie. Tudo varia do ponto de vista contemplativo.

Quanto a doença no pessimismo da vida, qual era a doença de schopenhauer, camus e a minha por exemplo ? Atribuir uma "doença" a um modo de pensar é um argumento ?
Tender para a patologia não é atribuir doença. A depressão é a doença da tristesa, do desânimo de viver. A tristesa é um sentimento, mas se este sentimento for profundo e prejuficar a vida cotidiana, caracterizada principalmente pela familiar e profissional, então esse é o caso de doença.

Se alguém decide racionalmente se matar, e chega a tentar se suicidar, então clinicamente ela está doente, por estar atentando por sua própria vida. E veja que este seria um quadro bem longe de prejudicar apenas o relacionamento profissional e familiar, já chega no intrapessoal, consigo mesmo. A questão da relação entre a vida do indivíduo e o estado (sociedade) foi muito abordado por Michel Foucalt e principalmente a questão da saúde psíquica, num contexto estatal e social.

Sobre a filosofia pessimista, tem um vasto leque na literatura abordando cada detalhe das mais diversas formas de sentimendos negativos para com a vida, e não só individual como coletiva também. Por isso os genocídios históricos são exemplos de conduta política a não se seguir e que ainda suscitam muita polêmica.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #34 Online: 24 de Janeiro de 2011, 23:05:16 »
O sentindo da vida para quem tem fome é procurar comida. Se nunca passamos fome, temos extrema facilidade para comer e fartura à mesa, a vida, nesse contexto, deixa de ter sentido. Com a tecnologia e o desenvolvimento facilitando nosso dia a dia cada vez mais, temos que procurar sentidos que não sejam ocos ou superficiais, e na nossa sociedade atual, consumista, imediatista, com muitos valores baseados em propaganda, é difícil encontrar algo que faça sua mente não se entediar e achar a vida vaga demais.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #35 Online: 24 de Janeiro de 2011, 23:20:29 »
Deprimidos não se matam por desânimo ou por tristeza, isso seria o mesmo que se matar por tédio; mas concordo com essa definição que você deu, depressão leva a uma letargia em relação à vida.

O que acontece é que a depressão pode tornar impossível que o deprimido consiga encontrar saída para alguma crise pela qual sua vida esteja passando, crise essa que por sua vez pode alimentar um desespero agonizante que torna a vida insuportável. Porém, isso levá-lo ao suicídio também depende de um monte de outros fatores que costumam ser imprevisíveis.

Deprimidos com vidas estáveis o suficiente conseguem viver sem riscos de se matarem.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #36 Online: 25 de Janeiro de 2011, 01:34:01 »

Então se você ficasse cega perderia também o sentido de vida ?  :twisted:

Não consigo gostar nem de mim mesmo, por isto não compreendo; atribuir o meu sentido de vida a outras pessoas  :|

Não deseje.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #37 Online: 25 de Janeiro de 2011, 11:46:01 »
A Nina é mãe. Quando se é mãe/pai, o sentido da sua vida são seus filhos. Isso é óbvio.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #38 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:19:08 »
Generalização - É o processo mental em que se caracterizam situações particulares para aplicações universais.

:twisted:

Não deseje.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #39 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:38:03 »

Então se você ficasse cega perderia também o sentido de vida ?  :twisted:

Não consigo gostar nem de mim mesmo, por isto não compreendo; atribuir o meu sentido de vida a outras pessoas  :|

Seria ver no sentido de olhar por, cuidar, participar. Um verbo apenas não explica isso...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #40 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:38:58 »
A Nina é mãe. Quando se é mãe/pai, o sentido da sua vida são seus filhos. Isso é óbvio.

É por aí mesmo... Diria que minha filha vem em primeiro lugar, mas eu estou ligada a outras pessoas também. Certamente a base de meu mundo ficaria afetada s alguma delas me faltasse.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 28 de Janeiro de 2011, 10:46:11 »

É por aí mesmo... Diria que minha filha vem em primeiro lugar.

E o que é isso senão dizer que o sentido da vida é própria e vida e a sua permanente luta contra a morte? Não são os filhos a primeira linha de passagem da vida e de resposta à nossa morte individual?
Não, não é verdade que se aceite a morte "com naturalidade"... todo o ser verdadeiramente vivo combate a inevitabilidade da morte através de estratégias variadas... não se rende mesmo perante uma batalha impossível de ganhar... e é mesmo por isso que é um ser vivo.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #42 Online: 28 de Janeiro de 2011, 12:20:29 »
E quanto aos que cometem suicídio ?
Não deseje.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #43 Online: 28 de Janeiro de 2011, 12:37:44 »

É por aí mesmo... Diria que minha filha vem em primeiro lugar.

E o que é isso senão dizer que o sentido da vida é própria e vida e a sua permanente luta contra a morte? Não são os filhos a primeira linha de passagem da vida e de resposta à nossa morte individual?
Não, não é verdade que se aceite a morte "com naturalidade"... todo o ser verdadeiramente vivo combate a inevitabilidade da morte através de estratégias variadas... não se rende mesmo perante uma batalha impossível de ganhar... e é mesmo por isso que é um ser vivo.

Eu creio que nos eternizamos em nossos filhos, netos, etc. Mas o que parece para outro o apelo da biologia, para mim é o apelo do coração de mãe.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #44 Online: 28 de Janeiro de 2011, 12:39:15 »
Sim, de facto alguns se rendem... o desespero de situações concretas muito difíceis... ou uma falta de força vital na sua natureza... :(
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #45 Online: 29 de Janeiro de 2011, 08:28:08 »
ou uma falta de força vital na sua natureza... :(

O que é isso?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #46 Online: 29 de Janeiro de 2011, 11:06:40 »

O que é isso?
Falha biológica/espiritual que acarreta pouca vontade viver. Estou a considerar que o normal é uma forte vontade de viver... o contrário só pode derivar de uma qualquer limitação orgânica... tanto no homem quanto em qualquer outro animal.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Janeiro de 2011, 11:51:38 »
Eu penso que uma boa forma de evitar a tristeza não é colocar sua felicidade em coisas perecíveis, e não acreditar em tudo o que vê. E não acho seguro tentar definir um sentido de vida para todos. Cada indivíduo tem suas aspirações pessoais. O sentido da vida é uma questão individual. E cada um vai colher para si conforme suas aspirações e realizações. Mas aspectos biológicos (tendências) e culturais também vão interfirir numa aspiração pessoa.

De certa forma haveria um determinismo, causado por vários fatores que levam um indivíduo com certas tendências biológicas e mentais a um certo destino. Portanto não adianta dizer que o destino de todos é isso ou aquilo (exceto a morte, que é inevitável). Penso sim que existe um destino, tanto individual quanto coletivo. E talvez o segredo disso seja uma série de fatores, como os quais já citei.

No caso de um destino coletivo, isso talvez esteja mais envolvido com a cultura local. A vida tem sim um sentido, isso tenho certeza que existe, mas o que vai mudar é a forma como cada um verá isso. O que é moldável é a forma como percebemos e julgamos as coisas. O homem só não está destinado ao suicídio. Pois o suicídio vai contra o instinto de sobrevivência dos seres vivos. O suicídio é um rompimento deste instinto, um rompimento não natural, mas decisivo.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Janeiro de 2011, 11:57:48 »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Janeiro de 2011, 12:32:31 »
O que é isso?
Arroz e feijão?
Talvez o contrário....antes excesso de tédio e falta de vontade... de quem come demasiado arroz e feijão?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!