27/07/2005 - 20h56Parque da Serra da Capivara pede socorro ao governoda Folha OnlineO Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato (PI), enfrenta uma crise financeira e corre o risco de ficar sem guardas ou guias a partir de agosto. O alerta é da Fundação Museu do Homem Americano, que ajuda a administrar o local, para quem a verba para pagar funcionária acaba no fim deste mês.Com a maior coleção brasileira de arte rupestre do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara conta com mais de 700 sítios arqueológicos, 28 dos quais descobertos este mês."O dinheiro era para até o dia 31 de julho, e o governo ficou de mandar mais, mas apesar dos nossos apelos, ainda não houve sensibilidade para com este que é um dos maiores patrimônios culturais do Brasil" disse a diretora científica da fundação, Anne-Marie Pecis, e coordenadora do curso de pós-graduação em arqueologia na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).Ela informou que que vai a Brasília em agosto falar com os titulares dos ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Turismo e ainda com o Ibama e Unesco.Para Niéde Guidon, depois de 30 anos de trabalho e a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, uma das maiores atrações do mundo em arqueologia do homem pré-histórico, já era hora do Brasil reconhecer e proteger o patrimônio que tem. Em vez disso, há depredação de pinturas com mais de 40 mil anos."Troco minhas medalhas de Grã Cruz do Mérito Científico, a de Cientista do Ano e a indicação para o Prêmio Nobel por verba para manter as milhares de pinturas, porque dinheiro meu mesmo, já coloquei tudo no parque e não tenho mais nada."Segundo Niéde, um estudo mostra que a região tem potencial para 3 milhões de turistas por ano.
Segundo Niéde, um estudo mostra que a região tem potencial para 3 milhões de turistas por ano.