Autor Tópico: Médicos podem retirar alimentação de doentes  (Lida 644 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Médicos podem retirar alimentação de doentes
« Online: 28 de Julho de 2005, 13:46:52 »
Médicos podem retirar alimentação de doentes

Os pacientes britânicos vítimas de doença degenerativa cerebral não poderão obrigar os médicos a lhes fornecer alimentos e líquidos até o último momento de sua vida, quando já não puder se comunicar com eles. O Conselho Médico Geral do Reino Unido ganhou hoje um recurso apresentado ao Supremo Tribunal contra o veredicto anterior de uma instância inferior que proibia os médicos de deixar de dar comida e bebida quando a doença entrar na fase final.

Leslie Burke, 45 anos, temia que seu desejo de continuar sendo alimentado até a morte pudesse ser frustrado por uma decisão médica, quando ele já não pudesse se comunicar com as pessoas à sua volta.Por isso, Burke decidiu recorrer à Justiça, que a princípio lhe deu razão, mas agora o veredicto foi anulado.

Um grupo de defesa dos direitos dos pacientes qualificou o veredicto de " um tremendo revés" e anunciou que recorrerá ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. "Não quero morrer de fome ou de sede, algo que pode durar duas semanas. Quero na medida do possível chegar ao fim da minha vida com dignidade", declarou Burke para justificar seu recurso perante os tribunais.

Um ditame anterior deu razão a Burke ao afirmar que os médicos deveriam obter permissão dos tribunais antes de retirar um tratamento destinado a prolongar a vida de um doente terminal, mas o Conselho Médico Geral apresentou uma apelação e ganhou a causa.

Joyce Robins, co-diretora do grupo Patient Concern, que assessorou Burke, lamentou que sejam dados aos médicos poderes extraordinários para decidir sobre "como e quando o paciente morrerá", porque deixa o doente totalmente em suas mãos.

"O direito à comida e à água é algo fundamental, mas, ao considerá-lo parte do tratamento, isso significa que pode ser retirado de um doente", criticou Robins. A responsável pela organização britânica afirmou que os juízes que emitiram esse veredicto "estão totalmente desligados dos sentimentos de pessoas como Leslie Burke".

Fonte: Terra Notícias

:sly:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Médicos podem retirar alimentação de doentes
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2005, 13:52:46 »
Lembrem-se que a distanásia também é algo proibido aos médicos pelo juramento que eles fazem...

Eles estão certos ao decidir parar de alimentar pessoas com doenças degenerativas graves quando esta chegar ao estágio terminal. Eles não podem ficar mantendo a pessoa "viva" como no caso da Terry Schiavo...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Poindexter

• Visitante
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2005, 14:36:57 »
Assassinato.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2005, 00:48:57 »
Assassinato, talvez.  Ou talvez fim digno.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!